Enquanto a quarta temporada de The Walking Dead continua a mostrar as mortes dos zumbis cada vez mais diferentes – como a pilha de zumbis sendo estraçalhada pela roda traseira do carro de Daryl, lembram-se? – este parece ser um bom momento para considerarmos as diferenças entre os quadrinhos e suas adaptações intersemióticas para Tevê. Podemos dizer que tais adaptações são fieis aos quadrinhos? (Este artigo contém SPOILERS da 4ª temporada, a partir do episódio 4).
1. Carol Assassina
No seriado, Carol se transformou numa pessoa fria e pragmática que não pensou antes de meter a faca na cabeça daqueles que tinham sido infectado com o vírus e ameaçavam espalhá-lo para o resto do grupo. Uma grande transformação, tanto desde a primeira temporada do seriado, na qual é mostrado uma mulher indefesa que sofre abuso do marido, quanto dos quadrinhos, onde ela não passa de uma personagem bonitinha (e não uma mulher de cabelos grisalhos, curtos e que sofria calada do seriado), uma louca total, atiradora de elite que deu em cima de Tyreese, acabou sendo sua namorada e sugeriu um lance-a-três com Rick e Lori.
2. O Governador é gringo
Nos quadrinhos, o Governador tem a aparência de um latino, um bigodinho fino e cabelos escuros. A versão televisiva, interpretada pelo ator David Morrisey, do personagem tem cabelos curtos, jeitão de galã de novela, se veste bem, e isso faz com que as pessoas desconheçam suas verdadeiras intenções. Ambos possuem um grande apetite sexual, porém o Governador dos quadrinhos sacia suas vontades de maneira agressiva, enquanto o Governador do seriado usa de seu charme para levar uma mulher para cama.
3. A tragédia de Tyreese
Embora tanto o Tyreese dos quadrinhos como do seriado possuam um papel ativo em ambas histórias, decidiram deixar de lado a história do pacto suicida entre sua filha Julie e de seu namorado, Chris, que obteve grande impacto no desenvolvimento do personagem nos quadrinhos. Chris e Julie combinam de se matarem simultaneamente, com a intenção de poderem viver para sempre na outra vida. Ambos pegam suas armas e pretendem atirar um no outro ao mesmo momento. Ele se precipita e acaba matando-a primeiro. Tyreese chega na cena e vê sua filha morta no chão – é neste momento que, nos quadrinhos, todos ficam sabendo que estão infectados -. Julie volta e ataca seu pai. Chris dá um tiro no zumbi que fora sua namorada um dia, e em seguida Tyreese o mata. Não contente, ele o espera voltar como morto-vivo para matá-lo novamente. A versão televisiva de Tyreese, interpretada pelo ator Chad Coleman, é bastante temperamental e imprevisível, mas não ao mesmo nível do personagem dos quadrinhos.
4. Michonne, a misantrópica
Tanto nos quadrinhos como no seriado da tevê, Michonne é uma mulher solitária que domina sua katana e detona os zumbis que cruzam seu caminho. Porém, a Michonne dos quadrinhos é mais sensível, tanto que ela busca ter um relacionamento amoroso com Tyreese. A versão televisiva de Michonne é extremamente desligada emocionalmente das pessoas e procura não mostrar afeto por ninguém. Contudo, estas características parecem estar mudando nesta temporada.
5. Tomas
Tomas substituiu o personagem Dexter dos quadrinhos no seriado. Ele foi o líder do grupo de presos sobreviventes da prisão e seu temperamento agressivo deixou Rick muito preocupado. Suas ações fez com que Rick o matasse com um golpe mortal com seu facão na cabeça dele, após terem limpado uma parte do bloco de celas da prisão. O que levou Rick a matá-lo foi o que Tomas fez durante a limpeza de um bloco de celas da prisão: ele abriu a porta de uma sala cheio de zumbis com a intenção de matar o ex-xerife. Este acontecimento causou grande impacto em Rick no seriado, fazendo com que ele perdesse a capacidade de confiar nas pessoas – principalmente em estranhos – como foi mostrado em sua relutância em deixar que o grupo de Tyreese fizesse parte do grupo da prisão, na terceira temporada. Nos quadrinhos, um dos prisioneiros sobreviventes se chamava Thomas Richards – o psicopata que decapitou duas das filhas de Hershel e deixou aquela cicatriz no rosto de Andrea-. Porém, ele não era o líder do grupo.
6. A Lori Morreu? Até Que Enfim!
A morte de Lori no seriado era esperada por muitos fãs, pelo fato da personagem ser insuportável e ter um comportamento contraditório que fizeram com que ela fosse odiada por muitos. Se você ler os quadrinhos, porém, você terá que tolerá-la por mais tempo, já que ela só morre na edição 48, quando o Governador ataca a prisão com todas as forças. É durante o ataque da prisão que, após levar um tido nas costa e ser lançado ao chão, Lori cai por cima de Judith, matando-a sufocada.
7. Andrea Vai Para Woodbury
Outra personagem controversa foi Andrea, cujo comportamento inicial indeciso e desequilíbrio emocional irritaram muitos telespectadores. Sua decisão de mudar-se para Woodbury e, mais tarde, começar uma relação amorosa com o Governador, além de abandonar Rick e o grupo, deixaram os fãs irritados; sendo considerada uma traidora imperdoável. Sua morte no seriado televisivo foi um tanto forte. O que não acontece nos quadrinhos, onde encontramos uma Andrea boa de mira, fazendo parte importante da defesa da prisão.
8. Merle Malandrão
Os fãs dedicados dos quadrinhos devem ter ficado confusos com o primeiro encontro com Merle Dixon no seriado (algemado e abandonado por Rick no topo de uma loja de departamento em Atlanta), já que ele não aparece nos quadrinhos. Parece que Merle foi criado por Robert Kirkman para ser o antagonista de Rick e seu grupo e para testar os limites morais dos sobreviventes durante os episódios, ou seja, até sua morte triunfal – com direito a muito whisky e farra com zumbis ao som de Motörhead num irado Dodge preto -. Mesmo sabendo que o Governador iria matá-lo, ele não perdeu seu estilo, tanto é que suas ultimas palavras foram “Eu não vou te implorar. Não vou implorar!”
9. Shane Psicopata
Bons rivais são codependentes e permeiam em ambientes que possuem respeito mutuo com camadas de animosidade, e caso de Rick e Shane não fora uma exceção. Apesar de sua morte ter sido pelo mesmo motivo que a dos quadrinhos (porém com detalhes muito diferentes), Shane vive mais no seriado e seus surtos psicológicos, bem como seus aspectos de vilão foram explorados com mais detalhes. Sua morte (ou eutanásia) nos quadrinhos acontece antes do grupo deixar Atlanta.
10. Daryl: O Queridinho dos Fãs
Um outro Dixon criado especialmente para o seriado. Daryl, interpretado pelo ator Norman Reedus, o mais novo dos irmãos Dixon, é uma síntese de um anti-herói durão que usa uma besta como arma e monta uma moto cheia de estilo. O personagem se tornou tão popular que os fãs mais maníacos ameaçam o seriado dizendo que “Se Daryl morrer, a gente se revolta”.
11. Dale Morre cedo demais
Que Deus o tenha com suas camisas estilo Havaiana, chapéu de pescador, seu trailer e sua filosofia moral. Dale morre cedo demais no seriado, mais cedo que nos quadrinhos. Depois de uma discussão com o grupo, Dale sai para tomar um ar pela fazenda, próximo das cercas, quando é atacado por um zumbi, tendo seu estomago aberto pelas garras do monstro. Nos quadrinhos, o personagem viveu mais, teve um caso com Andrea, levou duas mordidas, teve uma perna amputada e uma delas devorada por canibais!
12. A Fazenda de Hershel: o lugar onde o tempo não passa
A segunda temporada é considerada a mais fraquinha pelos fãs mais críticos do seriado, por ela ter sido focada somente na fazenda dos Greene. Na verdade, essa foi uma maneira que os produtores tiveram de utilizar a pouca verba que a produção tinha, porém o enredo não foi tão bem explorado e a trama acabou sendo bastante prejudicada. Nos quadrinhos, a permanência de Rick e seu grupo por lá foi bastante efêmera e não houve o desastre causado pela enorme horda de andarilhos que vimos no último episódio da temporada.
13. Vai, Glenn!
A bravura e inteligência de Glenn são vitais ao ajudar Rick a manter o grupo seguro na prisão no começo da terceira temporada. Nos quadrinhos a história é diferente. Ele fica com Hershel e Maggy para ajudá-los nas tarefas do local, como queimar os corpos dos zumbis. Sua habilidade com carros (destacada na primeira temporada quando ele dirige um carro sport) aparece mais tarde nos quadrinhos quando é mostrado seu dom em tirar gasolina dos carros abandonados pelas ruas.
14. Morgan
O Morgan que conhecemos nos quadrinhos é um cara sensato, perspicaz e ajuda Rick no começo da história. No seriado, Morgan é um homem diferente. Depois da morte de sua mulher e filho (morto pela própria mãe-zumbi) ele se torna um homem paranoico e sorrateiro. Além disso, se torna um ótimo “pega-zumbi” através da arte de armar armadilhas. Nem mesmo Rick, Michonne e Carl foram capazes de persuadi-lo a morar na prisão. Uma história diferente, mais uma vez, da dos quadrinhos.
15. E cadê os “zumbis”?
Em nenhum momento do seriado a palavra zumbi é mencionada (exceto nas traduções para o português). Eles exclusivamente usam o termo “walkers” (geralmente traduzido nos quadrinhos como andarilhos) ou, como o Governador os chama “biters”(traduzido tanto nos quadrinhos como no seriado por “mordedores”). Nos quadrinhos, o termo zumbi sempre aparece.
16. CCD (Centro de Controle de Doenças)
No final da primeira temporada, os sobreviventes rumam ao Centro de Controle de Doenças e lá encontram um único sobrevivente: o doutor Edwin Jenner. É lá que Rick recebe a revelação de que todos estão infectados, e por isso os vivos são “os mortos-vivos”, como ele diz nos quadrinhos, tão vivos quanto os andarilhos que rondam a prisão. Este lugar não aparece nos quadrinhos e eles só ficam sabendo que estão infectados depois da morte e “ressurreição” da filha de Tyreese.
17. E o Otis
É estranho para nós lembrarmos de Carl levando um tiro e sofrendo na fazenda do Hershel na segunda temporada, já que ele se tornou um garoto totalmente diferente. Foi Otis que acidentalmente atirou em Carl – assim como nos quadrinhos – e teve que ir até a cidade acompanhado de Shane em busca de suprimentos para que Hershel cuidasse do garoto em sua casa. Graças a ele, Shane consegue sair vivo do local onde foram juntos buscar o que o fazendeiro solicitou. Shane o sacrificou lançando-0 em uma horda de zumbis para que ele escapasse e salvasse Carl.
18. O grande segredo de Hershel
Tanto nos quadrinhos como no seriado, Hershel guardava um punhado de zumbis em seu celeiro, pensando que eles estavam doentes e que logo haveria uma “solução” para a doença deles. Quando o grande segredo de Hershel cai nos ouvidos de Rick e de seu grupo, foi uma grande reviravolta. Quando Shane descobre que há andarilhos no celeiro, logo faz questão de acabar com eles. Nos quadrinhos a desastre é pior: Hershel perde sua filha e filho no meio da confusão, fazendo com que ele “acorde pra vida”.
19. E a Sophia?
Quando tocamos no nome “Sophia”, todos se lembrar da dramática cena dela saindo do celeiro e de Carol desesperada ao vê-la transformada. Tanta busca e lágrimas por nada. Se pelo menos os escritores tivessem deixado ela viver um pouco mais e deixassem que o romance infantil entre ela e Carl florescesse como nos quadrinhos… Mas foi melhor assim, pois isso foi um dos estopins que fizeram com que conhecêssemos a Carol que temos hoje no seriado.
20. Sem uma das mãos
Bom, Rick ainda tem a mão com que usa sua arma no seriado. Nos quadrinhos, o Governador tem a maldade de cortar fora a mão direita de Rick, mostrando toda sua crueldade.
Adaptado de: Paste Magazine