Hoje uma jornada de mais de 12 anos se encerra. The Walking Dead chegou ao seu fim, após 11 temporadas e 177 episódios.
Final oficial à parte, The Walking Dead já havia acabado antes para muitos fãs. A morte do Glenn, a saída de Rick, a conclusão dos quadrinhos, a mudança da narrativa nas últimas temporadas, novos episódios apenas no streaming…
Em cada um desses eventos nós vimos o público se esvaindo. Vimos a série morrendo lentamente.
E vamos ser sinceros: nosso interesse também foi diminuindo com o passar do tempo. Não estamos contando nenhuma novidade aqui. Quem acompanhou o Fausto no podcast ou nos comentários do site sabe que nossas críticas eram cada vez mais frequentes.
Mas uma reflexão sobre esta jornada não deveria ser só para reclamar. Houve também coisas boas e o saldo final foi extremamente positivo.
Que jornada incrível!
Já contamos um pouquinho da nossa história em outras ocasiões. Nascemos em maio de 2010 como The Walking Dead Brasil, em uma época onde existia apenas os quadrinhos e o máximo de fãs brasileiros eram algunas centenas em um grupo obscuro no Orkut.
Tivemos a sorte imensa de conseguir registrar o domínio exato da franquia, TheWalkingDead.com.br. Isso foi decisivo para nosso crescimento, em uma época onde o domínio exato de um site fazia diferença aos olhos do Google.
Isso se soma com nossa vontade de trazer todo tipo de conteúdo da franquia, poucas fontes de informações confiáveis na época e a explosão de popularidade que The Walking Dead teve em seus primeiros anos.
Com essa conjunção de sorte, técnica e período favorável, o TWD Brasil cresceu imensamente. Juntamos literalmente milhões de fãs em nossas redes sociais e no site.
Mas desde meados da 4ª temporada nós desconfiávamos que a popularidade de The Walking Dead não duraria por muito tempo. Com isso em mente, tentamos inúmeras abordagens para crescer com o público, sempre pensando além da série.
Fizemos um fórum, grupos regionais no Facebook, canais no WhatsApp, eventos presenciais, exibimos a série nos cinemas… sério, atiramos para todos os lados!
Mas no final, nossa melhor estratégia foi a migração de The Walking Dead Brasil para Geekdama. Evoluímos para uma marca própria (o medo da AMC encrencar conosco era constante), usamos o que aprendemos para expandir para outras franquias.
Aliás, estamos passando por esse processo de expansão agora mesmo, com uma grande ajuda da Aceleradora de Comunidades do Facebook.
Que graça tem uma jornada sem companheiros?
Também encontramos muita gente bacana nesta jornada. Fizemos amigos e parcerias que duram até hoje (sem menções específicas, a lista seria muito grande e fatalmente esqueceríamos alguém).
E é aqui que entra o maior legado que The Walking Dead nos trouxe.
Foi graças ao The Walking Dead e ao TWDBR/Geekdama que nós, Fausto e Kelly, nos conhecemos. De todas as nossas parcerias, essa é a que mais foi além. Pois hoje somos uma família.
“Descanse em Paz” é o título do último episódio de The Walking Dead e também do último volume dos quadrinhos. Combina perfeitamente com o momento atual.
Pois é também a oportunidade perfeita para o fim da jornada do Fausto, junto com o The Walking Dead. Por 12 anos foi divertido ser esse perfil, com a foto do Carl Sagan, colecionando as mais diversas reações das pessoas. É mais um capítulo que fecha.
Na prática nada muda. O Fábio continuará tocando o Geekdama com a Kelly e seguiremos fazendo a cobertura do Universo TWD (tem outras séries vindo aí, não se esqueçam). Mas sem o Fausto. Seu histórico continuará aqui, com mais de 4 mil matérias no site.
Aprendemos muito. Ajudamos muito. Nos estressamos muito. E nos divertimos muito. Obrigado, de verdade, a todos. Amigos, parceiros, leitores, seguidores, comentaristas e até mesmo às desavenças.
Vamos aproveitar a final de The Walking Dead, comentar no último post de discussão, e seguir em frente. Amanhã tem mais notícias do Universo TWD, aqui no Geekdama!
Obs.: Temos um spoiler! Nos próximos dias abriremos vagas e não será apenas de voluntários. Pela primeira vez o Geekdama contratará redatores pagos. As inscrições abrirão em breve e se você já estiver interessado, entre em contato conosco por e-mail.