Atualmente no mundo de One Piece existem duas grandes forças que se colidem: os piratas e os marinheiros.
Do lado dos piratas temos um rei, Gol D. Roger, que conseguiu tudo que esse mundo tinha a oferecer. Do lado dos marinheiros, temos várias lendas como o ex-almirante Z, Sengoku, Tsuru, etc.
Contudo, dentre todos os marinheiros que viveram na época de Roger um deles se destaca. Estamos falando de Monkey D. Garp, o herói da marinha.
Garp com certeza é um dos personagens mais fortes que temos em One Piece. Ele possui uma força sobre-humana descomunal, descrito como capaz de obliterar montanhas com seus punhos.
Além disso, Garp é extremamente proficiente com uso de haki. Todas essas qualidades fizeram com que Garp ganhasse fama e respeito não só entre os marinheiros como no meio dos civis e até piratas.
O nome de Garp até hoje pode fazer alguns piratas pensarem duas vezes antes de agir. Afinal, ele fez grandes feitos em sua carreira. Durante os anos de Roger, é dito que muitas vezes que ele e Garp travaram intensas batalhas até próximo a morte, e Garp já chegou muito próximo de prendê-lo em alguns desses embates.
A maior façanha de Garp aconteceu no incidente de God Valley que era uma ilha localizada na Grand Line. Um certo dia aconteceu um ataque dos infames piratas Rocks a alguns dragões celestiais (tenryuubito) que estavam na ilha.
Durante o incidente Garp, com ajuda de Roger subjugou e acabou com a tripulação dos Rocks, composta por piratas como Kaido, Big Mom e Shiki. Com a ajuda de Roger, Garp derrotou o pirata mais perigoso daquele tempo, Rocks D. Xebec, e ganhou a alcunha herói da marinha.
Mas afinal, depois de todos esses feitos, por que Garp nunca foi promovido a almirante? A resposta é bem simples. Os almirantes são a maior força da Marinha, mas, em contrapartida, todos eles passam a receber ordens diretas dos tenryuubito, além de precisarem socorrê-los sempre que necessário.
A verdade é que Garp já recebeu diversas propostas para ser promovido, mas ele tem um desprezo tão grande pelos tenryuubito que não consegue sequer pensar em receber ordens deles.
Por mais que a marinha trabalhe para o Governo Mundial, Garp reconhece as injustiças cometidas pelos tenryuubito e prefere não se envolver com eles.