É difícil pensar em uma série de TV, filme ou HQ sem a existência da figura do mocinho, do vilão, do suspense, das revelações que se tornam obrigatórias, e também do drama, é claro. Essas e tantas outras características que são necessárias em qualquer produção também fazem parte de The Walking Dead, obviamente.
Mas afinal, o que essa composição de elementos nos oferece como produto final? A resposta é clara: os queridos e amados episódios. A 4ª temporada de The Walking Dead nos proporcionou momentos distintos, alguns de calmaria e afirmação em relação aos personagens, já outros de ação e drama apresentados de forma frenética, entendam Governador destruindo a prisão e a galera simpática de Terminus.
E nesta compilação apresentamos uma lista pessoal com os cinco melhores episódios, que definiram esta temporada. Confira:
5 – The Walking Dead 4ª Temporada Episódio 5 (S04E05) – Internment
O que define o episódio?
A exaustão psicológica e física de Hershel.
O título do episódio expressa bem não só as condições da prisão naquele exato momento mas também as condições emocionais do personagem que ganha mais destaque nesse capítulo, Hershel. Internment, ou internação é exatamente o que o líder dos Greene está sentido em seu interior, porque apesar de passar o episódio inteiro ajudando as pessoas em decorrência da doença misteriosa que assola a prisão, é evidente que dentro de si ele se sente preso pela limitação que suas ações possuem, ou seja, ele não pode salvar a todos. O que realmente chama a atenção nesse episódio é a exaustão psicológica e física de Hershel, em contraponto podemos destacar sua compaixão para com os doentes, seu discurso de liderança e principalmente de esperança.
O que mais acontece no episódio?
– Rick tem que lidar com sua decisão de ter excluído Carol do grupo devido ao fato que ela assassinou Karen e David;
– Rick conta a Maggie a verdade sobre Carol e ela o apoia;
– Rick tenta preservar Carl dos fatos que estão acontecendo;
– Rick necessita da ajuda do filho para fortificar as cercas e isso desencadeia um tiroteio gigantesco em que Rick e Carl matam dezenas de walkers que adentraram o pátio da prisão após derrubarem a cerca de contenção que estava frágil;
– A prisão tem algumas baixas, pois as pessoas que morreram por conta da doença acabaram se transformando e atacando outras pessoas;
– Sasha e Glenn (que estão doentes) são salvos por Hershel;
– A relação de Glenn e Hershel é fortalecida devido aos cuidados que o velho Greene dá a seu genro;
– Lizzie dá sinais que não entende o perigo que os walkers representam;
– Na última cena do episódio o Governador reaparece.
4 – The Walking Dead 4ª Temporada Episódio 8 (S04E08) – Too Far Gone
O que define o episódio?
A pior face do Governador e a morte de Hershel.
O Governador de Woodbury é um cara legal comparado a esse da mid-season, que infelizmente acaba terminando com a jornada de Hershel na série. No começo do episódio o Governador consegue convencer seu novo grupo que o local mais adequado e seguro para todos seria na prisão, onde Rick e seus comparsas “assassinos e ladrões” se encontravam. O discurso dele era muito forte e convincente para com seus novos aliados, e além disso ele tinha o trunfo de ter Hershel e Michonne como reféns.
O conflito pela prisão era inevitável, e apesar de todas as súplicas de Rick e Hershel, o Governador queria sangue e o embate acaba acontecendo. A morte de Hershel foi chocante, assim como a da menina Meghan. A morte do Governador deve ter sido aceita muito bem pelo público porque ele era uma pessoa má, sem escrúpulos e não media esforços para conseguir seus objetivos, mas no final era um ótimo personagem. Óbvio que quem acompanha a HQ sabe desses detalhes pontuais da série, como a forma que ele morreria, um tiro dado pela Lilly, mas isso é outro detalhe.
No final, a “guerra” anunciada e comprada pelo Governador só trouxe prejuízo a todos, a prisão ficou inabitável, muitos foram mortos e pode-se dizer que ninguém saiu triunfante do campo de batalha. Todos esses acontecimentos acabaram separando todo o grupo do Rick, tal fragmentação acabaria contribuindo para um melhor desenvolvimento dos personagens na segunda metade da temporada.
O que mais acontece no episódio?
– A filha de Lilly, Meghan, acaba morrendo após ser mordida por um walker. Essa morte foi um reflexo as ações impensadas e apenas movidas por vingança do Governador;
– Rick conta a Daryl que não permitiu que Carol voltasse depois que ela confessou os assassinatos;
– Rick se isenta de grandes decisões dizendo ao Governador que não é mais ele que manda, quem decide as coisas agora é o conselho; “Hoje você toma as decisões” diz o Governador;
– O walker que morde Meghan surge do chão, de uma espécie de lama onde estava enterrado;
– Hershel morreu decapitado;
– Lizzie surpreendentemente salva Tyreese atirando no inimigo quando ele estava vulnerável;
– O Governador morre com um tiro na cabeça, mas o primeiro golpe fatal foi um corte que o atravessou, desferido por Michonne enquanto ele e Rick lutavam corpo a corpo;
– Após o conflito, Rick encontra Carl e ambos veem a cesta de Judith repleta de sangue, dando a entender que ela teria sido devorada;
– A frase clássica do HQ “Kill Them All!” também está presente no episódio.
3 – The Walking Dead 4ª Temporada Episódio 10 (S04E10) – Inmates
O que define o episódio?
A esperança de Beth e Bob, Lizzie visivelmente é uma garota perturbada e a saga de Maggie em busca por Glenn e vice versa.
Talvez seja o capítulo mais diversificado em relação a quantidade de histórias contidas em apenas um episódio. Inicialmente acompanhamos Beth e Daryl, com Beth voltando a escrever em seu diário e reafirmando seu discurso de fé, mesmo com os acontecimentos recentes. Ela sempre busca as palavras do pai e tenta ter esperança, já Daryl se mostra indiferente em sua participação nesse episódio.
Também acompanhamos o Grupo de Tyreese, Mica e Lizzie, com Carol posteriormente se juntando a eles. Os sinais que Lizzie não é uma garota totalmente equilibrada se acentuam em alguns episódios. Em Inmates, ela tenta sufocar Judith, pois o bebê estaria fazendo muito barulho e isso atrairia walkers. O fato é que ela parece apreciar o que está fazendo e isso é apenas um sinal do que estaria por vir.
Outro pequeno grupo, esse formado por Maggie, Bob e Sasha também se pega vagando por ai, cansados após o ataque da prisão. Bob se mostra feliz por eles estarem vivos, já Sasha adota uma posição mais pessimista, ou realista, como queiram. Maggie só pensa em uma coisa: achar Glenn, então eles partem nessa jornada com a intenção de reencontra-lo.
Em outro braço da história, Glenn acorda na prisão e após encontrar Tara, ambos partem em busca por Maggie. No final do episódio, Abraham, Rosita e Eugene fazem sua primeira participação na série. É um episódio dinâmico e que não cansa, sem muita ação mas com foco total nos personagens, típico de The Walking Dead.
O que mais acontece no episódio?
Entre os indicados, esse é o episódio que contém menos acontecimentos secundários, praticamente inexistentes porque a história desse capítulo por si só já é fragmentada em quatro partes, sem muito espaço para outros fatos.
2 – The Walking Dead 4ª Temporada Episódio 13 (S04E13) – Alone
O que define o episódio?
“Ainda existem pessoas boas” e “Nós não ficaremos sozinhos, não mais”.
Para começar, esse episódio tem se não a melhor, uma das melhores fotografias da série, meus cumprimentos ao diretor de fotografia. Nesse capítulo acompanhamos Bob, Sasha e Maggie e também Beth e Daryl, cada grupo em sua jornada pessoal.
O grupo de Bob está à procura de Glenn, liderados pela paixão de Maggie em encontrar seu marido e o “grupo” de Daryl, apenas tentando sobreviver. Sasha mostra um lado mais pessimista sobre a situação que se encontram, já Bob se mantem esperançoso e feliz pelo simples fato de não estar sozinho. Os três se separam em certo ponto pois acabam tendo pensamentos diferentes sobre como proceder, mas, no fim, todos se reencontram e seguem na jornada em busca de Glenn.
Daryl também se mostra mais realista, mas com o passar do episódio e de toda essa situação com Beth, ele começa a acreditar novamente que existem pessoas boas, e isso se representa na figura de Beth. A certo ponto do episódio um clima se situou entre os dois, mas não dá para definir se é um laço fortíssimo de amizade ou um futuro romance. Daryl e Beth se refugiam em uma casa e permanecem lá por um tempo. Em certo ponto, eles ouvem um barulho fora da casa, Daryl vai verificar e constata que é só um cachorro.
Depois de alguns instantes, novamente ouvem um barulho e Daryl abre a porta sem pestanejar pensando que fosse apenas o mesmo cachorro, mas na verdade eram dezenas de walkers. Daryl diz para Beth sair pela janela, ele diz que daria um jeito de ir encontrá-la depois. Ele quase é encurralado mas consegue escapar. Ao sair da casa ele não vê Beth, mas vê apenas um carro saindo em disparada, ou seja, alguém a levou. Toda aquela esperança que tinha se renovado com Beth simplesmente desaparecera e Daryl fica desolado novamente. Daryl sai em busca de Beth, mas a certo ponto simplesmente perde as forças e cai no chão, é ai que o grupo o Joe aparece e ambos se juntam momentaneamente.
O que mais acontece no episódio?
– Daryl ensina Beth a rastrear e usar o crossbow.
– Antes de entrar na casa, ao olharem uma lápide, Beth pega na mão de Daryl.
– Maggie vê um cartaz de Terminus e deduz que Glenn estaria lá.
– A casa onde Daryl e Beth se abrigaram estava limpa, sem pó e bem cuidada. Sinal que alguém morava lá. Talvez o “sequestrador” de Beth?
– Daryl deixa nas entrelinhas que Beth o fez acreditar que ainda existem pessoas boas.
– Bob e Sasha se beijam.
1 – The Walking Dead 4ª Temporada Episódio 16 (S04E16) – A
O que define o episódio?
Há outro caminho além da guerra e finalmente chegamos em Terminus.
A season finale da 4ª temporada foi bem agitada, com vários acontecimentos de muita ação, diferente do final da 3ª temporada, que foi bom mas bem tranquilo. O episódio teve muitos flashbacks da época da prisão, onde Hershel, a partir de certo momento, começou a instigar Rick a baixar as armas e começar a construir algo novo, não baseado na guerra e sim na paz.
Outra coisa marcante que aconteceu nesse episódio e que vai se desenrolar na próxima temporada foi a chegada de Rick e seu grupo fragmentado a Terminus. Anteriormente o grupo de Maggie já havia chegado lá, porém não sabíamos o que tinha acontecido com eles. Rick, Carl, Daryl e Michonne entram em Terminus pela porta de trás, surpreendendo os moradores do local. Porém, eles se mostram tranquilos com a chegada de novos “habitantes”, enquanto Rick nas entrelinhas sabia que algo não estava certo.
Ao chegar na parte da frente do local, Rick vê alguns moradores de Terminus usando os pertences de seus amigos, isso desencadeia um conflito entre os grupos. Aparentemente liderados por Gareth, os moradores de Terminus atiram contra o grupo de Rick, mas visivelmente não atiram para matar, e sim para conduzi-los a um local especifico. Acuados e em menor número, Rick e seu grupo cedem à ordem de Gareth e todos entram em um container.
Rick percebe que seus amigos estão todos lá dentro e ele fala algo como: “Eles vão se arrepender quando souberem”, e lhe é questionado: “Souberem o que?” então Rick diz: “Quando souberem que mexeram com as pessoas erradas!”. E assim termina a 4ª Temporada.
O que mais acontece no episódio?
– Enquanto o grupo de Rick estava na estrada a caminho de Terminus, eles veem um homem sendo atacado, Carl corre em sua direção para ajudar mas Rick o detém. Temos que cuidar principalmente de nós, “Nem todos podem ser salvos” é a ideia que fica.
– O desfecho da jornada de Joe em busca do assassino de seu amigo Lou acaba rápido. Joe encontra Rick e os deixa com poucas opções. Daryl surge e diz que Rick, Michonne e Carl são pessoas boas, como na visão de Joe Daryl mentiu, os capangas de Joe começam a bater em Daryl. A famosa cena de estupro “acontece” de forma leve, Carl é dominado e é evidente o que iria acontecer se aquilo continuasse. Rick exalava raiva ao ver seu filho sendo atacado e apesar de todos estarem na mira das armas do capangas de Joe, Rick tenta a sorte e ataca Joe, porém sem sucesso. Joe dispara a arma bem próximo dos ouvidos de Rick, o que o deixa desorientado e meio tonto, mas Rick consegue abraçar Joe, assim limitando suas ações. E quando pensávamos que Rick estava impotente e sem poder de reação, ele morde o pescoço de Joe, matando-o instantaneamente. Os outros membros do grupo do Joe ao ver a cena se distraem por um segundo, o suficiente para Michonne e Daryl tomarem as rédeas da situação novamente, acabando com eles. O homem que estava com Carl se vê desesperado e joga a faca que empunhava no chão, Rick sem piedade crava a faca nele e o abre da barriga ao peito, literalmente.
– Após esses acontecimentos, Rick diz a Daryl que ele é seu irmão, devido a fidelidade que Daryl vinha mostrando a tempos.
– Michonne fala para Carl como Andre, seu filho, morreu.
– Enquanto Rick e seu grupo fugiam dos tiros do pessoal de Terminus, eles passam por containers e era possível ouvir pessoas pedindo ajuda.
– Pouco antes de entrar no container, Rick vê uma espécie de leite em pó no chão fora do container.
– Dentro do container, Rick reconhece Tara, mas naquele momento esse é o menor dos problemas.
Qual são os cinco melhores episódios na sua opinião?
A 5ª Temporada de The Walking Dead estreia em Outubro de 2014. Enquanto isso, podemos aproveitar para rever todos os episódios da 4ª Temporada, afinal, The Walking Dead nunca é demais.
Qual seu momento favorito dessa temporada?