SPOILER ALERT: Este artigo contém spoilers do 7º episódio da 5ª temporada de The Walking Dead, Crossed.
O 7º episódio da 5ª Temporada de The Walking Dead, Crossed, mostrou todos os três núcleos explorados até agora e evidenciou o óbvio: a partir da segunda metade da temporada a tendência é que exista apenas um grupo que seguirá seu caminho até Washington.
Confira a análise descritiva do episódio Crossed e opine nos comentários sobre suas percepções pessoais.
Por que o Padre Gabriel fugiu da Igreja?
Entre as cenas iniciais do episódio, o que me chamou a atenção novamente foi o destaque dado a frase talhada no exterior da igreja, frase direcionada ao Padre Gabriel.
“You’ll Burn for This” – “Você vai queimar por isso”
Gabriel já externou seus pecados, mas haveria algo ainda mais obscuro que o fez fugir da igreja? Lembrando que ele teve um grande trabalho para sair de lá, tirando o assoalho e escapando. Isso seria algum indicio que ele teme por sua vida ficando lá? Se esse for o caso, de quem ele tem medo? No começo do episódio podemos vê-lo visivelmente transtornado pela casa de Deus ter se tornado um local de destruição, dos próprios objetos da igreja, e também de morte. Uma possível explicação para ele ter fugido seria ele não se sentir mais em casa depois de tudo o que aconteceu ali, mas convenhamos, a maneira que ele escapou deixou pontas soltas para muitas interpretações.
O Padre Carl
Brincadeiras à parte, Carl passou um rápido, porém importantíssimo sermão no Padre Gabriel. O episódio tem muitos cortes entre os grupos, mas achei interessante as palavras do Carl. Até a Michonne olha de uma forma diferente para o menino naquele momento.
“Você tem sorte de sua igreja ter durado tanto. Não se pode mais ficar no mesmo lugar sempre. Não por muito tempo. E quando estiver lá fora, encontrará problemas que não poderá fugir. Você precisa aprender a lutar”
O que anda rolando com o grupo GREATM?
Para quem não entendeu, GREATM é como Tara denominou aquele grupo, essa palavra é a soma das iniciais de todos ali presentes. Inicialmente Abraham se apresenta no mesmo estado catatônico que se encontrava ao descobrir sobre as mentiras de Eugene, mas depois que Rosita se altera com ele dizendo que aquela não deveria ser sua atitude, ele se levante e faz um cara nada amigável, fazendo menção até a uma agressão física. É ai que Maggie saca e aponta sua arma para Abraham e ele se acalma novamente. Quanto ao resto do grupo, existem alguns diálogos harmoniosos que dão a entender que apesar de tudo que tinha acontecido, eles ficariam bem e unidos. Depois que Rosita, Glenn e Tara saem em busca por água, Abraham diz a Maggie que por um breve instante quis que ela atirasse, mas que depois mudou de ideia. Creio que é nesse momento que Abraham irá se recompor e seguirá em frente apesar de tudo. E o Eugene continua deitado no chão 😛
Qual é a sua, Dawn?
Na parte centrada no Hospital Grady Memorial, vemos Beth seguindo sua sina como prisioneira, mas pelo menos podendo olhar de perto e cuidar da nova integrante da casa, Carol. Em um momento um dos policiais do hospital fala que Carol seria um desperdício de recursos e Dawn concorda com a afirmação, solicita que os aparelhos sejam desligados e que o Doutor Steven Edwards não preste mais auxilio. No segundo seguinte, já sem a presença do policial, ela diz que não pode fazer nada para ajudar Carol, mas que Beth pode. Dawn lhe dá a chave do armário dos remédios e justifica essa ação dizendo que achava que Beth era fraca, mas que não acha mais. Então eu deixou esse questionamento no ar: Qual é a sua, Dawn?
Rick respeita a opinião de Daryl
O plano de resgate de Rick é prático. Entrar sem ser percebido, eliminar os inimigos e resgatar Beth e Carol. Já Tyreese, para variar, não quer ter sangue em suas mãos e sugere uma opção que não traga um confronto direto, opção apoiada por Daryl posteriormente. O que é interessante nessa curta passagem do episódio é que o plano estava traçado e Rick não é necessariamente uma pessoa persuasível, mas o fato de Daryl, talvez uma das pessoas que ele mais confie, ter apoiado a ideia do Tyreese, o fez rever sua posição.
Não se deve confiar em ninguém, Sasha!
Noah consegue atrair a atenção de uma dupla de policiais do Hospital Grady Memorial que saiu para averiguar os disparos que haviam escutado. Eles são capturados pelo grupo do Rick, porém esses policiais são resgatados por outros integrantes do Grady Memorial e posteriormente são capturados novamente. No meio desses policiais existe um Sargento chamado Lamson, que se mostra muito ponderado e colaborativo, parece que ele quer apenas resolver a situação sem que o sangue de ninguém seja derramado. Quando ele fica sozinho com Sasha, ele conta uma história triste sobre um colega que se transformou em walker e que estava em determinado local. Sasha mostra compaixão e se oferece para atirar nele e acabar com o sofrimento do amigo de Lamson. Mas quando Sasha dá uma oportunidade ele a ataca e consegue fugir. Será que a essa altura do campeonato Sasha não sabe que não se deve confiar em ninguém? O resgate que poderia ser “tranquilo” agora terá outros tons de dramaticidade.
O que você achou do episódio Crossed? Quais suas expectativas para o último episódio deste ano? Quem irá morrer na mid-season? Deixe suas opiniões e apostas nos comentários.