Infelizmente estamos chegando ao fim da 5ª temporada de The Walking Dead. No próximo domingo, dia 29 de março, veremos o final de mais uma parte da jornada de Rick e os outros sobreviventes – e desta vez veremos em simultâneo com a estreia nos EUA!
Como todo final de temporada, a expectativa é de um episódio particularmente ativo, com muita ação e desenvolvimento. E desta vez teremos um episódio de 90 minutos de duração! Mas o que podemos esperar? Há algumas boas possibilidades, se considerarmos todos os acontecimentos recentes, e o que vem a seguir nos quadrinhos. Confira as principais apostas.
Conflitos internos
Desde que Rick e os outros chegaram em Alexandria, várias tramas estão se desenvolvendo em paralelo, e todas se encaminhando para inevitáveis atritos. A maioria dos sobreviventes está envolvido em conflitos iminentes: Rick com Jessie e Pete, Carol com Sam, Rick e Carol com as armas e a ideia de tomada de poder, Glenn com Aiden e Nicholas, Padre Gabriel com Deanna, Carl com Enid, Abraham e a recém liderança da equipe de construção…
Os únicos núcleos que a princípio não estão envolvidos em possíveis problemas internos são Daryl e Michonne. Aliás, estão entre os que se mostram mais receptivos à nova realidade.
O grupo de Rick é um barril de pólvora com um pavio muito curto. E tudo isso parece estar prestes a explodir, ainda nesta temporada. Será que toda essa tensão seria o suficiente para criar um final de temporada empolgante?
Ataque dos Lobos (Wolves)
Estamos vendo as dicas desde o retorno da segunda parte da 5ª temporada. São pixações de “Wolves not far” (Lobos não estão longe), a comunidade de Noah que foi destruída e diversos zumbis marcados com um “W” na testa (alguns desmembrados).
Há fortes indícios que teremos mais um grupo ameaçando Rick e toda Alexandria. Mas depois de outros finais de temporada em que eles enfrentaram o mesmo tipo de perigo (Governador e Terminus), será que os Wolves serão o principal problema?
Leia mais: Quem são os Lobos?
Sem Saída – O início da invasão dos zumbis
Os dois casos acima são situações bem interessantes para manter o ritmo intenso que se espera em um episódio de final de temporada. Mas apenas isso não basta. O season finale também carrega o peso de criar a maior expectativa possível para a 6ª temporada. Afinal serão seis meses de hiato. Meio ano em que os fãs não terão nada além de especulações.
E considerando que o arco inicial de Alexandria está extremamente parecido com o mesmo momento nos quadrinhos, podemos nos guiar pelos seus próximos acontecimentos para termos noção do que vem por aí. Na obra original, logo após resolverem as tensões internas e acabarem com um grupo que se talvez sejam adaptados para os Wolves, Rick e os outros têm que enfrentar o velho problema de sempre: zumbis. Não apenas alguns, mas uma horda imensa. Centenas de mortos-vivos dirigindo-se à comunidade, atraídos pelo barulho dos tiros dos confrontos anteriores.
A situação não é inédita na série de TV. A 2ª temporada terminou com uma horda invadindo a fazenda de Hershel, destruindo tudo ao redor, causando diversas baixas. Naquela época a única opção foi fugir. A diferença é que a fazenda era um espaço aberto. Já Alexandria se orgulha de ser uma comunidade fortificada, com muros impenetráveis. Ou seja, os zumbis não podem entrar… mas também ninguém pode sair! E com tantos mortos-vivos cercando e forçando sem parar, eventualmente algum ponto fraco pode aparecer…
Eis um excelente final para a temporada. Quase todos presos na comunidade, alguns do lado de fora (Sasha?), sem poder entrar nem fazer nada. Bastante material para se discutir durante o hiato.
E o Morgan??
Provavelmente a pergunta mais recorrente durante a 5ª temporada de The Walking Dead: Onde está o Morgan?
Afinal, ele apareceu apenas duas vezes nesta temporada, ambas de forma enigmática, em cenas pós-créditos, e dando a entender que está seguindo Rick. Ele está com o mapa de Abraham com a marcação de Washington e a frase “O novo mundo precisa de Rick Grimes”. Podemos supor que ele também percorreu o país?
Toda essa demora poderia indicar que os produtores “perderam o timing” de reintroduzi-lo na série. Ou talvez ajam planos maiores para o personagem. Ele poderia ser parte dos Wolves. Ou ainda, ser usado como um gancho para a nova série paralela de The Walking Dead, que estreia este ano.
Será que a temporada vai acabar sem que o Morgan apareça de vez? Ou apenas nos pós-créditos?
Outras possibilidades?

Claro, sempre podemos ir além nos quadrinhos e especular sobre Jesus e Negan, dois personagens que muitos fãs estão ansiosos para verem adaptados. Mas considerando todas as excelentes tramas ainda pendentes, não seria precipitado apresentá-los justamente agora? Ainda mais quando ainda podemos ser presenteados com alguma novidade exclusiva da série de TV.
Como você acha que terminará a 5ª temporada de The Walking Dead?