A edição 144 de The Walking Dead mostrou a maior carnificina de personagens conhecidos desde o início da publicação. Foram doze mortos que tiveram suas cabeças empaladas em estacas que limitam o território dos Sussurradores.
O final da edição foi exatamente quando Rick testemunhou a morte de seus companheiros, entre eles Olivia, Rosita e Ezekiel, e Andrea surge, perguntando o que eles deveriam fazer.
Obviamente a primeira reação que se vem à mente é retaliação. E com tantas mortes, de diversos grupos e comunidades, não seria difícil organizar uma ofensiva contra Alpha.
Vale a pena?
Contudo, além de vingar a morte de todos, qual o sentido de investir contra um grupo que só quer ficar em paz? Claro, atacar os Sussurradores serviria de lição para mostrar que eles não baixarão a cabeça.
Mas depois que Alpha deixou claro pela segunda vez que não querem ser incomodados, tendo definido limites territoriais e após mostrar a imensa horda que possuem, que bem faria mais uma guerra para o desenvolvimento das comunidades? Não é como enfrentar Negan, que estava oprimindo a todos. A retaliação seria motivada apenas por vingança e ego.
Quem é o errado na história?
O primeiro incidente entre eles terminou bem, com a troca de reféns e cada um seguindo seu caminho. Alpha deixou bem claro à Maggie que eles não deveriam mais se encontrar e partiu sem causar problemas.
Mas Carl foi até eles mesmo assim. Rick idem. Eles provocaram uma retaliação. Se há culpados nessa história certamente foram os dois por mexerem com selvagens. Agora só lhes resta assumirem as consequências de seus atos.
Eles têm escolha?
Encarando a realidade, que chance Rick e os outros têm contra aquela manada imensa? Todas as técnicas de direcionamento de Eugene seriam inúteis, pois há Sussurradores misturados, prontos para atacar sem ninguém perceber.
Em resumo: eles estavam errados. Eles não têm chance de contra-atacarem sem grandes perdas. Eles têm muito pouco a ganhar com isso. Analisando friamente não há muita vantagem em puxar briga. Resta saber se Rick é um líder bom o bastante para entender a situação. O que vai falar mais alto? Seu orgulho ou sua vontade de reconstruir a civilização?