Em uma entrevista recente de Glen Mazzara, produtor executivo de The Walking Dead, ele fez comentários sobre as reuniões com os roteiristas e sobre o processo de escrita da série.
Suponho que Robert Kirkman tenha uma grande participação no processo de roteirização?
Mas é claro. Robert é o produtor executivo do programa, ele é um escritor, o escritório dele é bem do lado do meu, nós ficamos juntos na sala dos roteiristas todos os dias e nós trabalhamos nas histórias com os outros escritores e ele contribui enormemente e não consigo imaginar fazer o programa sem ele. Ele é tão valioso e nos realmente nos tornamos bons amigos então… ele nos apóia bastante quando é precisamos nos desviar dos quadrinhos e ele é vital para o sucesso da série The Walking Dead.
Você mencionou a sala dos roteiristas. Como isso funciona?
Nós temos sete roteiristas incluindo Robert e eu e nós nos sentamos na sala dos escritores por dias, semanas e às vezes por meses para criar ideias e nós nos desafiamos uns aos outros e fazemos perguntas e a melhor ideia vence. Nós trabalhamos mesmo juntos e depois cada um vai escrever seu roteiro. Então todos nós fazemos observações sobre os roteiros. É uma tradicional sala de escritores americana. Isso é bastante comum. Acho que é um pouco diferente do que é feito na Suécia pelo o que eu sei, mas creio que aqui nós temos uma equipe de escritores trabalhando juntos em cada episódio. Não escrevendo o episódio juntos, mas acompanhando o processo juntos.
Os roteiristas são os mesmos nas três temporadas?
Não, os roteiristas da primeira temporada eram diferentes, mas os da segunda e terceira temporada são os mesmos, e nós acrescentamos dois novos roteiristas porque a terceira temporada vai ter 16 episódios.
Você acha difícil planejar um episódio quando há tantas pessoas querendo colaborar com suas próprias ideias?
Não, mas como responsável pelo programa eu tenho a palavra final. Então eu ouço um monte de idéias e depois decido o que acho melhor para o programa. Eu sou o juiz final do que acabamos fazendo, mas todos os roteiristas têm participação e meu objetivo não é lhes dizer o que dizer e sim conseguir juntar todos esses pontos de vista numa história na qual todos concordamos que seja a melhor história para se contar, assim a sala de escritores funciona melhor.
E agora a série recebeu aprovação para a terceira temporada?
Correto. 16 episódios. É nisso no que eu e os roteiristas estamos trabalhando agora.
E vocês estão escrevendo os roteiros para a terceira temporada agora?
Sim, nós estamos começando a escrever.
Fonte: Daily Dead
Tradução: Kelly Ribeiro