Agora, que tal dar um grande abraço no seu velho camarada, Merle? Huh?
– Merle Dixon, no trailer da 3ª temporada.
Merle Dixon, Interpretado por Michael Rooker, desapareceu logo no início da primeira temporada, após ser deixado para trás e ter de cortar a própria mão na esperança de escapar. Reapareceu apenas em devaneios e delírios no 5º episodio da segunda temporada, quando Daryl despenca de um barranco durante as buscas a Sophia.
Merle é um sulista irascível. Na sua motocicleta pode-se ver marcas da Waffen SS (Forças armadas nazistas), mas é provável que Dixon seja mais do que um neo-nazista com pontos de vista extremamente polêmicos.
Até agora, não havia pistas ou qualquer indício de que ele reapareceria, no entanto, no final do trailer da 3ª temporada, empunhando uma arma e com uma baioneta e uma lâmina improvisada no lugar da mão amputada, podemos vê-lo dizendo “Agora, que tal dar um grande abraço no seu velho camarada, Merle? Huh?”, para alguém que, segundo boatos, é Andrea. Acontece que Merle agora é um residente de Woodbury, a zona segura sob o controle de O Governador.
Quando perguntado sobre o retorno do personagem, o ator Michael Rooker disse que “Ele (Merle) vai reencontrar o grupo, provavelmente vai ficar muito irritado, mas ele está sempre irritado, na verdade, acho que ele nem gosta de pessoas. Talvez Daryl seja a única pessoa de quem ele realmente gosta”.
Mas Dixon de fato não existe nos quadrinhos, então podemos esperar realmente algo novo e imprevisível a seu respeito. Não é novidade que a série de televisão não corre lado a lado com as HQ’s, mas Dixon é todo um potencial inexplorado, direto e revigorante, afinal, quais seriam suas motivações a partir de agora?
Estaria ele a procura de vingança, logo depois de tomar conhecimento sobre a proximidade do grupo que quase o condenou a morte? Quem sabe Merle, violento e intolerante como é, poderia ser um cão de caça de uma mente maior, como o próprio Governador? Ou ainda, queira uma desforra com T-Dog e Rick, diretamente culpados pelo risco que correu, ou então, por que não com seu próprio irmão, Deryl, por ter se unido ao grupo que o traiu?
O fato é que Dixon é como um estopim, uma bomba relógio, ou melhor, uma antiga TNT, dessas que explodem ao contato. Você pode cronometrar, hora ou outra, ele vai puxar o gatilho. Basta saber apenas quem vai estar na sua mira. Ou ainda, se será apenas uma pessoa na mira.
Intransigente, cínico, é claro que alguém pode dar um jeito nele, talvez seja isso o que aconteça, mas obviamente nada impede que ele mesmo dê um jeito em alguém antes de sumir de novo. Ele lembra um predador de fato, mata quando tem fome, descansa quando precisa. Mas some isso a sede de vingança e temos o tiro certeiro que alguém vai tomar.
E você, qual sua teoria sobre o retorno do personagem à série?