Acabou de conhecer o universo de The Walking Dead e não sabe por onde começar a acompanhar? Não entende por que há várias histórias diferentes entre a série de TV, os quadrinhos, jogos e livros? Este é o espaço para responder as suas dúvidas iniciais!

Como surgiu The Walking Dead?

Criado pelo roteirista Robert Kirkman, The Walking Dead surgiu originalmente há mais de uma década, em 2003, no formato de história em quadrinhos.

Robert Kirkman, criador de The Walking Dead
Robert Kirkman, criador de The Walking Dead.

Em preto e branco, de periodicidade mensal (com atrasos frequentes), a revista teve um lançamento tímido nos Estados Unidos pela editora Image (a mesma que publica Spawn), mas aos poucos foi angariando destaque.

The Walking Dead NÃO é sobre zumbis

O diferencial que tornou a publicação tão popular é a proposta de seu criador de ir além de uma mera história sobre o apocalipse zumbi. Nas palavras de Kirkman:

Com “The Walking Dead” eu quero explorar como as pessoas lidam com situações extremas e como estas situações AS MUDAM. Pretendo fazer deste um longo projeto. Vocês verão Rick mudar e amadurecer ao ponto de sequer reconhecê-lo. Espero que estejam esperando um épico em ascensão, pois este é meu objetivo aqui.

Portanto, se alguma coisa aqui assustou você… ótimo, mas este NÃO É um livro de terror. Esta história é mais sobre acompanhar Rick sobreviver do que ver zumbis saltando da esquina para assustá-los.

Leia a carta de Kirkman na íntegra, publicada originalmente na primeira edição dos quadrinhos.

E o autor cumpriu sua promessa. Ao longo da última década foram publicados mais de 120 edições mostrando momentos terríveis de Rick Grimes, que em várias situações onde ele se vê obrigado a agir com selvageria para sobreviver. Assim como Game of Thrones, Kirkman não tem problemas em matar boa parte de seus personagens, de formas cada vez mais grotescas.

the-walking-dead-hq-100
Capa da 100ª edição dos quadrinhos de The Walking Dead, mostrando a pilha com todos os amigos e inimigos de Rick que morreram ao longo da série.

Ou seja, The Walking Dead não é uma história de zumbis. É uma história que aborda os dilemas humanos em situações extremas. Os mortos-vivos, as tripas e o sangue existem e sempre estarão lá, mas são pano de fundo para uma trama mais complexa. A verdadeira ameaça não são os mortos, e sim os vivos.

A expansão com a série de TV

Com este conceito em mente, a emissora norte-americana AMC anunciou em 2009 a produção de uma adaptação da série para a TV. Dirigido por Frank Darabont, The Walking Dead teve sua estreia no dia 31 de Outubro de 2010, aproveitando as festividades do Halloween (Dia das Bruxas) para divulgação.

O formato foi amplamente aceito e The Walking Dead imediatamente se tornou um fenômeno de audiência. O imenso sucesso abriu as portas para novas temporadas, com mais episódios. Atualmente The Walking Dead é a série mais popular do mundo, batendo frequentemente seus próprios recordes de audiência.

The Walking Dead é exibido no Brasil pela emissora de TV por assinatura Fox. Em época de novos episódios, os lançamentos são sempre às terças-feiras, apenas dois dias após a estreia internacional. O canal de TV aberta Band também exibe a série, em horários variados.

Novos Formatos

Com o sucesso alcançado, a franquia se expandiu para outras mídias. Foram lançados livros e jogos de videogame, além de inúmeros produtos licenciados, como action-figures, jogos de tabuleiro, roupas e acessórios.

Conheça toda a franquia acessando os guias do The Walking Dead Brasil:

Perguntas Frequentes

Por que as histórias da série de TV, quadrinhos, livros e videogames são diferentes?

Há dois “universos” diferentes de The Walking Dead. O original é o dos quadrinhos. A série de TV é uma adaptação dos quadrinhos, portanto deve ser encarada como um universo a parte. Quanto aos livros e videogames:

Livros: Passam-se no universo dos quadrinhos. Inclusive, os dois últimos livros da saga Governador mostram os mesmos acontecimentos dos quadrinhos, sob a ótica do vilão.
Video-Games: Depende do jogo. O “The Walking Dead: The Game”, da Telltale, passa-se no universo dos quadrinhos. O “Survival Instinct”, o jogo dos irmãos Dixon, passa-se no universo da série de TV. Para maiores informações, confira o Guia dos Videogames.

“Perguntas Frequentes” é uma área em construção. Envie sua dúvida para o nosso Ask e colabore com o desenvolvimento deste espaço!