Harry Potter é certamente uma das maiores franquias de entretenimento do mundo.

No entanto, muitos fãs e críticos sempre criticaram os filmes por crerem que os mesmos não seriam obras dignas dos livros, que se fiavam na popularidade dos best-sellers escritos por J. K. Rowling para garantir um sucesso estrondoso de bilheteria.

Rowling é uma autora competente, porém diversas tramas fundamentais para sua saga foram deixadas de lado nos filmes. Confira alguns momentos que foram adaptados, ou mesmo excluídos de forma desastrosa nos filmes.

8. O passado de Grindelwald e de Dumbledore

Harry-Potter-Grindelwald

Quando foi anunciado que Relíquias da Morte seria dividido em dois filmes, muitos fãs comemoraram. Embora o livro não seja o mais longo da série, sua trama é rápida e cheia de revelações e um filme a mais certamente daria oportunidade para explorar melhor os novos conceitos apresentados por Rowling.

Porém, estranhamente, alguns momentos-chave foram deixados de lado. No livro, descobrimos sobre Gellert Grindelwald, um bruxo das trevas quase tão poderoso quanto Voldemort que havia sido um grande amigo de Dumbledore em sua juventude até um desentendimento que levou à morte de sua irmã Ariana. Grindelwald foi eventualmente derrotado por Dumbledore e a história mostrou ao leitor um pouco do passado conturbado do diretor de Hogwarts.

No filme, no entanto, Grindelwald aparece meramente como um obstáculo entre Voldemort e a Varinha das Varinhas, enquanto a trama de Ariana foi quase inteiramente ignorada.

7. Pirraça

Harry-Potter-Rik-Mayall-Pirraça

Provavelmente uma das exclusões de personagens mais proeminentes dos filmes. O poltergeist de Hogwarts está presente em todos os sete livros e, apesar de realmente não ser essencial para a trama, ele chegou a protagonizar alguns momentos bem marcantes, como na saída dos gêmeos Fred e George Weasley da escola durante a administração de Umbridge.

Houve uma tentativa de incluir o personagem no primeiro filme. Pirraça foi interpretado por Rik Mayall, porém os produtores não gostaram do resultado final e o excluíram na pós-produção e nunca mais cogitaram incluir o poltergeist no filme.

6. A primeira batalha de Hogwarts

Harry-Potter-Professor-Snape

O livro O Príncipe Mestiço termina quando Harry e Dumbledore voltam a Hogwarts após uma tentativa de recuperar uma das horcruxes de Voldemort e descobrem que a escola

foi invadida por Comensais da Morte. Em uma virada surpreendente, Professor Snape mata Dumbledore e uma batalha se inicia pelos halls da escola.

Apesar do filme retratar esta parte da trama, o combate entre os aliados de Voldemort contra os de Dumbledore foi quase inteiramente deixado de lado. Pressume-se que o diretor David Yates não queria fazer dois filmes consecutivos com batalhas em Hogwarts, porém a cena em O Príncipe Mestiço ficou parecendo um pouco anti-climática.

5. A Profecia

Harry-Potter-Profecia

Em uma adaptação é natural condensar aspectos da história para deixar a trama mais concisa, porém em A Ordem da Fênix um elemento muito importante da série foi simplificado demais.

A profecia de Sibila Trelawney sobre o nascimento de um garoto que poderia ser capaz de derrotar o Lord Voldemort implicava que tanto Harry quanto Neville Longbottom poderiam ser o nêmesis do bruxo das trevas. Voldemort inadvertidamente acabou escolhendo Harry como seu nêmesis. No entanto, o filme descarta a maior parte da história relacionada a Neville para prenunciar a batalha final entre Harry e Voldemort.

4. Harry vs Voldemort

Harry-Potter-Voldemort-Batalha-Final

O embate final entre Harry e Voldemort é precedido pela revelação de que a Varinha das Varinhas pertence realmente à Harry. No final das contas, o acerto de contas entre os dois no hall de Hogwarts na presença de outros bruxos acaba não sendo definido pelas habilidades individuais dos oponentes, e sim pelas leis mágicas que regem a posse das varinhas.

O filme retrata a cena de maneira um pouco diferente, se focando inteiramente na ação e transferindo o último combate para um pátio deserto, deixando a cena bem menos impressionante.

3. Os olhos de Lílian

Harry-Potter-Joven-Lílian

Uma das principais características físicas de Harry nos livros são seus olhos verdes, herdados de sua mãe Lílian. No primeiro filme, os produtores testaram lentes de contato em Daniel Radcliffe, porém infelizmente o ator não conseguiu se adaptar.

A semelhança entre Harry e Lílian rende algumas associações emocionais muito importantes ao longo dos livros, não só para Harry como também para outros personagens. Ao morrer, Snape, que sempre amou Lílian, pede a Harry que olhe para ele em seus momentos finais.

No filme, o professor explicitamente diz, ‘Você tem os olhos de suas mãe’, o que é estranho, uma vez que as atrizes que interpretaram Lílian no filme (tanto criança quanto adulta) tinham olhos castanhos, enquanto Daniel Radcliffe tem olhos azuis.

2. Dobby

Harry-Potter-Dobby

O elfo doméstico que tenta ‘salvar’ Harry em a Câmara Secreta faz aparições frequentes ao longo dos livros, provendo alívio cômico com sua peculiar adoração à Harry.

Sua morte no último livro é um dos momentos mais tristes de toda a saga. Porém nos filmes, após sua introdução em Câmara Secreta, Dobby ficou ausente até a Parte I de Relíquias da Morte, o que diminuiu o impacto emocional de sua perda para Harry.

1. O passado de Tom Riddle

Harry-Potter-Jovem-Tom-Riddle-Dumbledore

Um dos principais focos de O Príncipe Mestiço foi a revelação do passado de Tom Riddle, mostrando como o garoto órfão se tornou o Senhor das Trevas. Porém o filme se focou mais nos romances adolescentes e deixou partes fundamentais para compreender a formação do caráter do grande vilão da saga.

O filme contou com apenas duas cenas de Tom Riddle, uma mostrando Dumbledore o encontrando pela primeira vez no orfanato e outra com o personagem já adolescente na memória de professor Slughorn. Partes importantes do livro, como o incidente na Casa Gaunt, a família de sua mãe, dominada pelo patriarca Marvolo (cujo anel veio se tornar uma das horcruxes) e a trama de Merope para conquistar o pai trouxa de Tom com uma poção do amor ficaram lamentavelmente de fora.

***

Lembra de outro momento importante dos livros que ficaram de fora do filme?
Compartilhe nos comentários!

Fonte: WC

Siga Geekdama nas redes sociais!