Os primórdios de Pokémon estão de volta. A Nintendo lançou neste sábado para o Virtual Console do 3DS as versões Red, Blue e Yellow, em comemoração aos 20 anos dos monstrinhos de bolso.

Jogadores das antigas e também os mais novos terão a oportunidade de capturar os 151 Pokémon no formato original. Sim, os 151, pois Mew também está presente no jogo.

O problema com o Mew é que 20 anos atrás ele estava disponível apenas via promoções. Não é possível capturá-lo no jogo, como podemos fazer com Mewtwo ou as três aves lendárias. Claro, sempre dá para apelar para ferramentas como Gameshark, mas este artifício não está disponível no 3DS. Portanto, hora de apelar aos glitchs de antigamente, que por sinal estão presentes na versão do 3DS. Será que foram deixados intencionalmente?

Neste guia vamos mostrar a forma mais simples de acionar este glitch, que permite capturar Mew em Pokémon Red, Blue e Yellow. Ao contrário do glitch do Missingno (que também está presente nestes ports), não há riscos de corromper seu jogo ao capturar Mew.

Então, menos papo e mais ação.

Capturando Mew: O Glitch em Cerulean City

pokemon-mew-glitch-01-cerulean

Passo 1 – Ao entrar em Cerulean City, o local da segunda insígnia, de Misty, siga direto para o norte. Não enfrente ninguém no Ginásio. Ao entrar na Nugget Bridge, vença Gary (seu rival), os cinco treinadores e o membro da Equipe Rocket no final. Não enfrente mais ninguém além deles.

Passo 2 – Siga para o norte até encostar na borda. Desça e você encontrará uma pequena área com grama. De forma alguma enfrente o treinador que está ali, ele é essencial para o glitch (vide ponto vermelho na imagem abaixo).

pokemon-mew-glitch-02

Capture um Abra nesta área. Este Pokémon é difícil de se capturar, pois ele usa o teletransporte assim que surge. Não dá para enfraquecê-lo (com sorte dá para paralisá-lo), portanto é só jogar a pokebola e cruzar os dedos.

Passo 3 – Siga pela rota 25 à direita (em direção à casa do Bill) e enfrente todos os treinadores, menos o Youngster com o Slowpoke nível 17.

Passo 4 – Teletransporte de volta para Cerulean, cure seus Pokémon e faça um estoque de pokebolas.

Passo 5 – Volte para o final da Nugget Bridge, vire à esquerda e fique próximo daquele treinador que evitamos inicialmente (vide ponto vermelho na imagem). Salve seu jogo, pois vamos começar o truque agora.

pokemon-mew-glitch-03

Passo 6 – Aperte BAIXO e START ao mesmo tempo, na direção do campo de visão do treinador. Se der certo, o menu abrirá antes que o treinador apareça na tela. Teletransporte de volta para Cerulean. O balão com a exclamação aparecerá, indicando que ele viu você, mas não haverá a batalha, pois você se teletransportou.

Passo 7 – Volte para a rota 25 e enfrente o Youngster que havia sido evitado antes. ATENÇÃO: Não fale com ele, senão o jogo congela. Faça com que ele te veja e vá até você.

pokemon-mew-glitch-04

Passo 8 – Após vencê-lo, teleporte mais uma vez para Cerulean.

Passo 9 – Siga novamente para a Nugget Bridge e o menu START abrirá sozinho. Aperte B para fechar e…

Passo 10 – Mew aparecerá! Ele está no nível 7 e tem apenas o golpe Pound. Boa caçada!

Extra – Que tal um segundo Mew? É só repetir o mesmo processo, enfrentando o nadador no Ginásio da Misty ao invés do Youngster com o Slowpoke!

pokemon-mew-glitch-05-misty

Segundo o Serebii.net, Mew aprende os seguintes golpes: Transform (nível 10), Mega Punch (nível 20), Metronome (nível 30) e Psychic (nível 40). Ele também pode aprender qualquer TM ou HM do jogo.

E se você usar este glitch e enfrentar outro treinador? Simples: aparecerá outro Pokémon! Usando este método é possível inclusive capturar vários Pokémon raros ou exclusivos de apenas uma das versões. Nesta imagem imensa (apenas para Red e Blue) é possível ver quais Pokémon cada treinador gerará. Na própria rota 25 é possível pegar Nidoqueens, Lapras, Gengars e Scythers!

Como a execução deste glitch exige vários passos precisos, confira também a imagem abaixo feita por um fã, com detalhes visuais de todo o processo, além da explicação da lógica deste erro no jogo e os detalhes para pegar outros Pokémon raros usando o mesmo processo.

Mew

Prefere ver o glitch em ação? Confira no vídeo abaixo o processo sendo feito.

Siga Geekdama nas redes sociais!