Em The Laws of Gods and Men, o sexto episódio da 4ª temporada de Game of Thrones, Tyrion Lannister enfrenta julgamento por rer supostamente assassinado o Rei Joffrey. Conforme o esperado, uma série de testemunhas convocadas por Cersei se esforçaram para complicar mais ainda a situação de Tyrion, mas uma dela foi totalmente inesperada: Shae.

“Eu sei que ele é culpado”, afirmou ela. “Ele e Sansa planejaram juntos. Ela queria vingança por seu pai, sua mãe e seu irmão. Ela culpava o Rei por suas mortes.”

A atriz alemã Sibel Kekilli deu uma entrevista ao portal The Daily Beast explicando o que levou sua personagem agir daquela maneira.

 

Vamos falar sobre o julgamento de Tyrion. Como foi fazer aquelas cenas?
Foi uma cena realmente importante. Não foi nada fácil para Shae estar lá. Ela está magoada, ela está irada, triste, desesperada. Ela nunca quis estar naquele tipo de situação, mas Tyrion a forçou de alguma maneira. Ele sempre teve a oportunidade de fugir com ela para algum lugar seguro e viver em paz tranquilamente. Ainda sim, ele preferiu não fazer isso.

Por que você acha que Shae concordou em testemunhar contra Tyrion?
Ela teve escolha? Os Lannisters a encontraram e ela só pôde escolher entre testemunhar contra Tyrion ou morrer. E é claro, ela estava muito magoada e queria se vingar dele. Ela é uma mulher orgulhosa, ela sempre foi totalmente fiel à Tyrion e ao invés de manter a relação com Shae, ele decidiu sair em busca de poder, e não de amor.

No passado, Shae sempre foi bem astuta, mas ela parece ter sido manipulada pela Casa Lannister para fazer a vontade deles. Por que você acha que ela concordou?
Eu não diria que ela era astuta. Eu diria que ela era franca e destemida. E como eu disse antes, não acho que ela realmente tenha dito uma escolha. A vida sempre a ensinou a lutar e a sobreviver. E agora, depois que Tyrion destruiu todas as suas esperanças de ter uma vida familiar amorosa e segura, ela se vê novamente na situação em que estava antes de conhecer Tyrion. E ele a magoou tanto, foi como se ele tivesse cuspido bem na cara dela, então Shae jamais simplesmente iria embora como se nada tivesse acontecido. Ela está simplesmente em um ponto em que ela quer se vingar de Tyrion.

Vamos mudar um pouco de assunto. Como você entrou para a Game of Thrones? Você fez mesmo o teste para interpretar Shae ou almejava outro personagem?
Dan B. Weiss e David Benioff viram o filme Contra a Parede. Foi por isso que eles me convidaram para o teste em Londres em 2010. Eu fiquei muito surpresa porque Contra a Parede havia sido lançado seis anos antes disso. Eles me convidaram para interpretar Shae mas depois também pediram que eu fizesse uma cena como outro personagem também. Depois eu perguntei a Dan porque ele havia feito isso, ele deu de ombros e simplesmente disse que eles faziam testes daquela maneira na maioria das vezes.

Shae é uma personagem muito misteriosa – não sabemos sua origem ou seu passado. O que David e Dan lhe disseram sobre a personagem e seu passado para ajudá-la a construir a personagem?
Na verdade eles nunca me disseram nada sobre o passado de Shae. Ela revelou algumas coisas sobre seu passado em algumas cenas – por exemplo quando ela conversa com Lord Varys Shae admite que deixou de ser criança aos 9 anos de idade. Aquelas cenas me ajudaram a criar uma história para a personagem mesmo sem saber de nada concreto. Toda vez que começo a preparar um personagem para um filme eu sempre tento inventar e criar meu próprio passado para o papel para deixá-lo mais vivo. De qualquer maneira, eu acho fantástico que o passado de Shae permaneça desconhecido. Isso dá muito mais mistério a ela. E realmente acredito que isso é mais interessante para a audiência também.

O que em Tyrion atrai Shae?
Eu acredito que seja mesmo a vulnerabilidade e a honestidade de Tyrion. Ela simplesmente sabe e sente que ele é uma pessoa amável.

E o que você acha que faz com que Tyrion se sinta atraído por Shae?
Shae é uma mulher destemida e corajosa. Ela é honesta e franca com ele. Ela fala o que pensa sem a inteção de puxar briga com alguém ou fazer joguinhos. Shae é uma pessoa muito leal.

Por que você acha que Shae recusou a oferta de Varys para começar uma nova vida em Pentos no final da 3ª temporada?
Simplesmente porque Shae ama Tyrion e sabe que ele a ama também mesmo que ele esteja preocupado e assustado por causa da relação entre eles. E ela também é uma mulher muito orgulhosa. Então se Tyrion quer que ela vá embora ele tem que dizer isso ele mesmo, olhando nos olhos dela. Além disso, poder e dinheiro não são as coisas que realmente interessam Shae. Sim, no começo da relação entre eles pode até ter sido um pouco disso, mas com o tempo ela passou a amá-lo de verdade e então essas coisas deixaram de importar.

E por que Shae começa a sentir ciúmes de Sansa?
O comportamento de Tyrion para com a Sansa é parte do que a deixa com ciúmes. Ao mesmo tempo, ela percebe que ele também é amável e protetor com Sansa. Shae não só se sente neglicenciada mas também insegura. Ela sabe que Sansa é uma mulher jovem e bonita e que há muita pressão para que eles tenham filhos. E agora é Sansa ao invés dela que se tornou esposa de seu amado Tyrion. Acho que qualquer mulher do mundo ficaria com ciúmes em uma situação dessas. Toda a esperança de começar uma vida familiar foi destruída de um dia para o outro.

A rejeição de Tyrion foi muito ríspida. Por que você acha que ele foi tão duro com ela?
Ele só estava tentando proteger Shae. Ele sabe sobre os planos de Cersei de prejudicá-lo na primeira oportunidade que surgir, e é o mesmo com o seu pai. Então ele sabe que tem que fazer tudo o que for possível para que Shae entenda que ela está em perigo. Mas ela nunca deu ouvidos. Então para Tyrion só restou fazer com que ela desaparecesse.

Como foi fazer aquela cena com Peter Dinklage?
Foi uma cena emotiva, então não foi fácil. Mas eu amo esse tipo de cena porque é muito intimista e revela bastante sobre a relação entre Shae e Tyrion.

Você acha que é possível salvar a relação de Shae e Tyrion depois de tudo isso? Você vai voltar para a 5ª temporada?
Os expectadores vão ter que assistir para descobrir!

Fonte: The Daily Beast

Vocês acham que a atitude de Shae foi justificável?

Deixe sua opinião nos comentários!

Siga Geekdama nas redes sociais!