Game of Thrones apresenta uma trama política complexa repleta de escândalos, traições e estratégias para alcançar o poder. Apesar dos elementos fantasiosos e místicos como dragões, as relações interpessoais geralmente são bem verossímeis.

E, de fato, muitos destes eventos que se passam no universo criado por George R. R. Martin foram diretamente inspirados em fatos históricos reais, enquanto outros carregam semelhanças com figuras históricas. Eis uma lista com oito pontos em comum entre Os Jogos do Trono e o nosso próprio passado.

8 – Guerra das Rosas

Game of Thrones Fatos Históricos Guerra das Rosas

George R.R. Martin confirmou que As Crônicas de Gelo e Fogo são levemente baseadas na Guerra das Rosas, de 1455, onde os York e os Lancaster disputaram ferozmente o trono da Inglaterra. Os nomes das casas lembram um pouco Starks e Lannisters.

Além disso, vários personagens importantes dos livros lembram alguns dos envolvidos da guerra.

7 – Jamie Lannister e Gottfried von Berlichingen

Game of Thrones Fatos Históricos Jamie Lannister

Jamie Lannister é de uma família nobre e alcançou renome devido às suas temíveis habilidades com espada, até perder sua mão direita.

Sua história lembra um pouco a de Gottfried von Berlichingen, conhecido como Gotz, O Cavaleiro da Mão de Ferro, que também nasceu em uma família rica e poderosa e que perdeu sua mão em uma batalha devido a um tiro de canhão. Assim como Jaime, Gotz substitui a mão perdida por uma de metal (ferro, em seu caso) e voltou a treinar para recuperar sua força e habilidade.

Gotz é dito como criador da frase “er kann mich am Arsche lecken”, cuja tradução seria algo como “ele pode lamber minha bunda”, a qual poderia ser facilmente proferida por Jaime, com seu senso de humor insolente.

6 – Joffrey e Eduardo de Westminster e Átila, o Huno

Game of Thrones Fatos Históricos Joffrey
Rei Joffrey é provavelmente o personagem mais odiado a aparecer em Game of Thrones até o momento. O personagem tem algumas semelhanças com Eduardo de Lancaster, também conhecido como Eduardo de Westminster, filho do rei Henrique VI de Inglaterra e de Marguerite Anjou, a qual muito acreditam que inspirou a criação de Cersei.

Especulava-se que o rei era impotente e que Eduardo seria um bastardo concebido em uma das várias relações extraconjugais de Marguerite Anjou, fato que jamais foi provado.

De temperamento irascível, Eduardo foi descrito da seguinte maneira:

Embora só tenha 13 anos de idade, já não fala de mais nada a não ser cortar cabeças ou fazer guerra.

Mesmo inexperiente, Eduardo liderou um exército na batalha de Tewkesbury instruído por sua mãe, em uma tentativa desesperada de recuperar o trono da Inglaterra durante a Guera das Rosas, porém morreu no campo de batalha.

No entanto, a morte de Joffrey se parece mais com a de Átila, o Huno, o qual morreu durante seu próprio casamento após uma sufocação repentina seguida de um sangramento nasal. Embora exista a hipótese de que Átila tenha sucumbido a alguma doença do esôfago, especula-se que ele poderia ter sido envenenado por conspiradores.

5 – Petyr Baelish e Thomas Cromwell

Game of Thrones Fatos Históricos Petyr Baelish

Manipulador e sagaz, Lord Baelish esteve por trás de diversos acontecimentos importantes nas disputas pelo poder em Westeros.

Assim como Mindinho, Thomas Cromwell,  primeiro-ministro de Henrique VIII, não havia nascido em uma família nobre, porém ascendeu em poder e influência através de várias estratégias, principalmente lidando com finanças de uma poderosa família florentina de banqueiros.

Outra semelhança entre os dois é que Cromwell foi responsável por causar diversas mortes (inclusive de Anne Boleyn, por razões políticas), embora ele raramente cometesse assassinatos com as próprias mãos, preferindo manipular e corromper outras pessoas para fazerem sua vontade.

4 – Daenerys e Henry VII

Game of Thrones Fatos Históricos Daenerys

Após a rebelião de Robert Baratheon que tirou os Targaryen do poder, Daenerys e seu irmão Viserys tiveram que se exilar Além do Mar Estreito. Depois da morte de Viserys, Daenerys se tornou a sucessora da Casa Targaryen e começou a levar a sério a ideia de retomar o poder para sua família.

Henrique VII tem algumas semelhanças com Daenerys.  Nascido em poucos meses a morte de seu pai, Edmundo Tudor, durante a Guerra das Rosas, Henrique VII cresceu em exílio. Por ser um possível candidato ao trono da Inglaterra através de sua mãe, trineta do rei Eduardo III, ele era considerado uma ameaça pela Casa de York.

Após a morte do popular rei Eduardo IV, Henrique VII viu sua oportunidade de conquistar o trono da Inglaterra, se tornando o primeiro rei da Dinastia Tudor. Além disso, o emblema de Henrique VII também contava com um dragão.

3 – A Batalha de Blackwater

Game of Thrones Fatos Históricos Blackwater

Uma das batalhas mais marcantes de Game of Thrones até hoje, o combate na Baía de Água Negra culminou com a frota de Stannis Baratheon sendo destruída por fogo verde.

Similarmente, o segundo cerco árabe de Constantinopla se encerrou quando as tropas árabes não conseguiram penetrar na cidade Bizantina, enquanto suas frotas foram destruídas pelo fogo grego, uma arma incendiária que continuava queimando mesmo na água.

2 – A Muralha de Adriano

Game of Thrones Fatos Históricos Muralha de Adriano

George R. R. Martin confirmou que a Muralha guardada pela Patrulha da noite foi inspirada pela Muralha de Adriano, uma fortificação de pedra e madeira construída pelos romanos no norte da Inglaterra para proteger o território de invasões escocesas. Interessante notar que, assim como diversos escoceses, muitos Selvagens são ruivos.

1 – O Casamento Vermelho

Game of Thrones Fatos Históricos Casamento Vermelho

Robb Stark havia negociado uma passagem segura Lord Walder Frey pelas Gêmeas, porém foi traído e assassinado juntamente com sua esposa e sua mãe durante o casamento de seu tio Edmure Tully com Roslin Frey, em um evento conhecido como o Casamento Vermelho.

Uma das cenas mais trágicas da série, o Casamento lembra bastante o Jantar Negro. O rei Jaime II da Escócia estava em um confronto contra o Clã Douglas quando, em uma suposta tentativa de fazer as pazes, ofereceu ao jovem Conde de Douglas passagem segura por suas terras. Porém, durante uma festa do Castelo de Edinburgo, os homens de Douglas foram brutalmente assassinados.

***

Conhece mais algum paralelo entre Game of Thrones e fatos históricos?

Fonte: WC

Ops! Lista não encontrada! Entre em contato conosco para consertarmos esta página.

Siga Geekdama nas redes sociais!