Uma das principais características de Harry Potter é o senso de humor sagaz da escritora J. K. Rowling.

Mesmo quando a saga foi se tornando cada vez mais sombria, nunca faltaram momentos cômicos para fazer o leitor sorrir um pouco em meio a tanta angústia e desespero na luta para impedir o avanço de Lord Voldemort e seus Comensais da Morte.

Confira alguns dos melhores momentos engraçados dos livros.

20. Quando os gêmeos brincaram com o perigo

Harry-Potter-Pedra-Filosofal-Fred-George

O Natal se aproximava. Certa manhã em meados de dezembro, Hogwarts acordou coberta com mais de um metro de neve. O lago congelou e os gêmeos Weasley receberam castigo por terem enfeitiçado várias bolas de neve fazendo-as seguir Quirrell aonde ele ia e quicarem na parte de trás de seu turbante.
Pedra Filosofal, capítulo 12, pág. 168

Os gêmeos Fred e George sempre protagonizaram momentos engraçados nos livros. Um deles foi logo no primeiro livro quando, inadvertidamente, eles enfeitiçaram bolas de neve para atacar a parte de trás do turbante de Professor Quirrell, justamente onde ele escondia ninguém menos de Lord Voldemort.

19. Professor Quirrell

Harry-Potter-Professor-Quirrell

– Você quer dizer que a Pedra só está segura enquanto Quirrell resistir a Snape? – perguntou Hermione alarmada.
– Terça-feira ela terá desaparecido – disse Rony.
Pedra Filosofal, capítulo 13, pág. 196

Hermione e Ron se mostram devidamente preocupados ao descobrirem que, supostamente, a Pedra Filosofal só estaria a salvo enquanto o assustado Quirrell pudesse resistir ao temido professor Snape.

Se Snape fosse realmente o vilão da história, todos estariam realmente perdidos.

18. Medidas drásticas

Harry-Potter-Pedra-Filosofal-Enfermaria

– Não jogue – disse Hermione na mesma hora.
– Diga que está doente – aconselhou Rony.
– Finja que quebrou a perna – sugeriu Hermione.
– Quebre a perna de verdade – insistiu Rony.
Pedra Filosofal, capítulo 13, pág. 188

Quando Harry conta à Ron e Hermione que professor Snape, o qual eles ainda desconfiavam que estava tentando mata-lo , havia se voluntariado para apitar a próximo partida de Quadribol de Harry, Ron sugere medidas drásticas para que o amigo não arriscasse a vida no jogo.

17. Dursleys

Harry-Potter-Dursleys

 – Mas os seus tios vão se sentir orgulhosos, não vão? – perguntou Mione quando desembarcaram do trem e se juntaram à multidão que se dirigia à barreira encantada. –  Quando você contar o que fez este ano?
– Orgulhosos? – falou Harry. – Você enlouqueceu? Depois de todas aquelas vezes que eu podia ter morrido e não morri? Eles vão ficar furiosos…”
Câmara Secreta, capítulo 18, pág. 187

Harry relatada a Hermione sua conturbada relação familiar com os Durleys com toda sinceridade.

16. Goyle, o pensador

Harry-Potter-Pedra-Câmara-Secreta-Poção-Polissuco-Harry-Goyle
Você não sabe como é esquisito ver o Goyle pensando – disse Ron.

Os asseclas de Draco Malfoy nunca se destacaram exatamente por seu brilhantismo. Quando Ron e Harry se passam por Crabbe e Goyle através da Poção Polissuco, há uma sensação de estranheza ao vê-los raciocinando de maneira coerente.

15. Realeza

Harry-Potter-Clube-Duelos-Harry-Draco

Fred e Jorge, porém, achavam muita graça em tudo. Saíam do caminho para andar à frente de Harry nos corredores, gritando: “Abram caminho para o herdeiro de Slytherin, um bruxo realmente maligno vai passar…”
Percy desaprovava inteiramente esse comportamento.
– Não é motivo para graças – disse friamente.
– Ah, sai do caminho, Percy. Harry está com pressa.
– É, ele está indo para a Câmara Secreta tomar uma xícara de chá com seu criado de caninos afiados – disse Jorge, dando uma risadinha debochada.
Câmara Secreta, capítulo 12, pág. 180

Os estudantes de Hogwarts passaram a evitar Harry quando foi revelado que o mesmo é um ofidioglota, porém os gêmeos Weasley simplesmente viram na situação mais um motivo de piadas.

14. Pompa

Harry-Potter-Percy-Weasley

– Harry! – exclamou Fred, empurrando Percy com os cotovelos e fazendo uma grande reverência. – É simplesmente esplêndido encontrá-lo, meu caro…
– Maravilhoso – disse Jorge, empurrando Fred para o lado e, por sua vez, apertando a mão de Harry. – Absolutamente maravilhoso.
– Agora chega – interrompeu-os a Sra. Weasley.
– Mãe! – exclamou Fred como se tivesse acabado de avistá-la, apertando-lhe a mão também: – É realmente formidável encontrá-la…”
Prisioneiro de Azkaban, capítulo 4, pág. 56

Com ego inflado por seu emprego no Ministério da Magia, Percy Weasley cumprimentou Harry de modo desnecessariamente formal ao encontrá-lo no livro Prisioneiro de Azkaban. É claro que Fred e George não poderia deixar passar a oportunidade de zombar do comportamento espalhafatoso de seu irmão.

13. Turn down for what

Harry-Potter-Mapa-do-Maroto

O Sr. Aluado apresenta seus cumprimentos ao Prof. Snape e pede para que ele não meta seu nariz anormalmente grande no que não é de sua conta.
Snape congelou. Harry arregalou os olhos, para a mensagem, aparvalhado. Mas o mapa não parou aí. Outras frases apareceram embaixo da primeira.
O Sr. Pontas concorda com o Sr. Aluado e gostaria de acrescentar que o Prof. Snape é um safado mal acabado.
Teria sido engraçado se a situação não fosse tão grave. E havia mais…
O Sr. Almofadinhas gostaria de deixar registrado o seu espanto de que um idiota desse calibre tenha chegado a professor.
Harry fechou os olhos horrorizado. Quando os reabriu, o mapa tinha dito a última palavra.
O Sr. Rabicho deseja ao Prof. Snape um bom dia e aconselha a esse seboso que lave os cabelos.
Prisioneiro de Azkaban, capítulo 14, pág. 232 e 233

Snape intercepta o Mapa do Maroto de Harry e ao tentar descobrir os segredos do artefato acaba sendo escrachadamente ridicularizado pelo mapa.

12. Vaca

Harry-Potter-Rita-Skeeter

– Claro que ainda queremos conhecer você! – exclamou Harry fitando Hagrid. – Você não acha que alguma coisa que aquela vaca da Skeeter… desculpe professor – acrescentou ele depressa, olhando para Dumbledore.
– Fiquei temporariamente surdo e não faço ideia do que foi que você disse, Harry – disse Dumbledore, girando os polegares e olhando para o teto.
Cálice de Fogo, capítulo 24, pág. 360

A surdez temporária de Dumbledore quando Harry, merecidamente, chama Skeeter de vaca é um típico exemplo do senso de humor peculiar do diretor de Hogwarts.

11. Lula Gigante

Harry-Potter-Lula-Gigante-Hogwarts

– Colin, eu caí na água!- disse ele com a voz aguda, atirando-se no assento de uma cadeira vazia. – Foi genial! E uma coisa na água me agarrou e me empurrou de volta pro barco!
– Legal! – disse Colin, no mesmo tom excitado, – Provavelmente foi a lula gigante, Dênis!
– Uau! – exclamou Denis, como se ninguém, nem no sonho mais delirante,pudesse esperar coisa melhor do que ser atirado em um lago revolto e profundo e ser atirado de volta por um monstro marinho.
Cálice de Fogo, capítulo 12, pág. 145

Dênis Creevey, irmão mais novo de Colin, o fanboy número 1 de Harry, fica estranhamente extasiado com seu primeiro contato com uma criatura mágica.

10. Surpresa de Dragão

Harry-Potter-Gêmeos-Weasley

– É, alguém poderia deixar bosta de dragão nela outra vez, hein, Percy? – comentou Fred.
– Aquilo foi uma amostra de fertilizante da Noruega! – protestou Percy, corando. – Não foi nada pessoal!
– Foi – cochichou Fred para Harry, quando eles se levantaram da mesa. – Fomos nós que mandamos.”
Cálice de Fogo, capítulo 5, pág. 55

Mais uma vez os gêmeos pegam no pé de Percy devido à importância exagerada que o irmão dá ao trabalho. Desta vez, pregando uma peça não muito agradável em Percy.

9. Doninha

Harry-Potter-Olho-Tonto-Moody-Draco-Malfoy-Cálice-de-Fogo

– Não falem comigo – […] Porque quero quero gravar isso na memória para sempre – disse Rony, com os olhos fechados e uma expressão de enlevo no rosto. – Draco Malfoy, a fantástica doninha quicante…”
Cálice de Fogo, capítulo 13, págs. 165 a 167

Draco Malfoy se dá mal com o professor Olho-Tonto Moody, que o transforma em uma doninha e o faz quicar no saguão de Hogwarts. Nem precisa dizer que o evento lavou a alma de Ron e de todos os outros alunos que nunca se deram bem com Malfoy.

8. Ajudante do Pirraça

Harry-Potter-Professora-McGonagall

Na verdade, uma semana depois de Fred e Jorge partirem, Harry viu a Profª McGonagall passar por Pirraça que estava decidido a soltar um lustre de cristal, ele poderia jurar que a ouviu dizer ao poltergeist pelo canto da boca: “Desenrosca para o outro lado.”
Ordem da Fênix, capítulo 30, pág. 550

Até mesmo a estoica professora de Transfiguração cedeu aos esforços para infernizar a vida de Umbridge após ela ter tomado o lugar de Dumbledore na direção de Hogwarts.

7. Emoções

 

Harry-Potter-Ron-Hermione

O fim de sua fala foi recebido com um silêncio de breve aturdimento, então Rony falou:
– Uma pessoa não pode sentir tudo isso ao mesmo tempo, explodiria.
– Só porque você tem a amplitude emocional de uma colher de chá isto não significa que sejamos todos iguais – disse Hermione maldosamente, retomando sua pena.”
Ordem da Fênix, capítulo 21, pág. 377

Hermione interpreta para os garotos os sentimentos conflitante de Cho Chang e aproveita a oportunidade para alfinetar Ron.

6. Tatuagem

Harry-Potter-Harry-Gina-Weasley

– Eu achava que as pessoas teriam mais o que fofocar – comentou Gina, no chão da sala comunal, recostada nas pernas de Harry e lendo o Profeta Diário. – Três ataques de dementadores em uma semana, e só o que a Romilda Vane me pergunta é se é verdade que você tem um hipogrifo tatuado no peito.
Rony e Hermione caíram na gargalhada. Harry fingiu não ouvir.
– Que foi que você respondeu?
– Que era um Rabo-Córneo Húngaro – informou Gina, virando lentamente a página do jornal. – Muito mais macho.
– Obrigado – disse Harry rindo. – E o que foi que você disse a ela que o Rony tem?
– Um Mini-Pufe, mas eu não disse onde.”
Enigma do Príncipe, capítulo 25, pág. 420

Apesar de ser o par romântico de Harry, Gina não era exatamente a personagem mais popular dos livros, embora a personagem tivesse alguns bons momentos como este.

5. Moliuóli

Harry-Potter-Molly-Artur-Weasley

– Como é que você gosta que eu a chame quando estamos sozinhos?
Mesmo à luz fraca do candeeiro, deu para Harry ver que a Sra. Weasley ficara muito vermelha; ele próprio sentiu um calor em torno das orelhas e do pescoço, e engoliu a sopa depressa, batendo com a colher na tigela o mais alto que pôde.
– Moliuóli – sussurrou a mortificada sra. Weasley pela fresta da porta.”
Enigma do Príncipe, capítulo  5, pág. 70 e 7

Nada mais constrangedor do que apelidos carinhosos de casais.

4. Sr. Potter

Harry-Potter-Professor-Snape-Ron-Weasley

– Você está lembrado que eu disse para praticar feitiços não-verbais, Potter?
– Sim – respondeu Harry, inflexivelmente
– Sim, senhor.
– Não é preciso me chamar de “senhor”, professor.”
Enigma do Príncipe, capítulo 9, pág. 143 e 144

Apesar de sempre ter detestado o Snape, Harry sempre se submeteu ao tratamento agressivo do professor, então foi um pouco surpreendente vê-lo se comportar de maneira insolente.

3. Mouco

Harry-Potter-George-Weasley-Orelha

– Mouco – repetiu Jorge, abrindo os olhos e erguendo-os para o irmão. – Entende… Surdo e oco, Fred, sacou?
A sra. Weasley soluçou mais forte que nunca. A cor inundou o rosto pálido de Fred.
– Patético – respondeu Fred ao irmão. – Patético! Com um mundo de piadas sobre ouvidos para escolher, você me sai com “mouco”?
– Ah, bem – disse Jorge, sorrindo para a mãe debulhada em lágrimas. – Agora você vai poder distinguir quem é quem, mamãe.
Relíquias da Morte, capítulo 5, pág. 63

Jorge encara com seu bom humor peculiar a perda de uma das orelhas durante um ataque de Comensais da Morte.

2. Bolha Imobiliária

Harry-Potter-Vernon-Dursley

– Pois eu não acredito – repetiu o tio, parando outra vez diante de Harry. – Passei metade da noite refletindo e acho que é uma armação para você ficar com a casa.
– A casa? – perguntou Harry. – Que casa?
– Esta casa! – gritou o tio, a veia da testa começando a pulsar. – Nossa casa! Os preços das casas estão disparando por aqui! Você que nos tirar do caminho, fazer meia dúzia de charlatanices e, quando a gente der pela coisa, as escrituras estarão em seu nome…
– O senhor enlouqueceu? Uma armação para ficar com esta casa? Será que o senhor é realmente tão retardado como está parecendo ser?
Relíquias da Morte, capítulo 3, pág. 30

Sim, Harry. Seu tio é tão retardado quanto aparenta…

1. Cinderela

Harry-Potter-Ron-Weasley

– Rony, você sabe muito bem que Harry e eu fomos criados por trouxas! – lembrou Hermione. – Não ouvimos essas histórias quando éramos pequenos, ouvimos Branca de Neve e os Sete Anões e Cinderela…
– Que é isso, uma doença? – perguntou Rony.”
Relíquias da Morte, capítulo 7, pág. 110

O estranhamento de Ron ao entrar em contato com a cultura dos trouxas sempre rendem momentos divertidos.

***

Qual é o momento mais engraçado de Harry Potter?
Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: WC

Ops! Lista não encontrada! Entre em contato conosco para consertarmos esta página.

Siga Geekdama nas redes sociais!