Há duas décadas o videogame da Sony tem alegrado a vida de milhões de jogadores, desde os nostálgicos Crash Bandicoot, Spyro e Croc até Uncharted 4 e os últimos lançamentos da E3 2015.

O Playstation 2 continua sendo o console mais vendido de todos os tempos, com uma base imensa de fãs que consolidou a marca. E toda essa trajetória é repleta de histórias curiosas, algumas que mudaram a história dos games e pavimentaram novos caminhos. Confira algumas delas.

9 – O design do PlayStation 2 foi inspirado em um modelo de Atari de 1993

playstation-curiosidades-pouco-conhecidas-09

Essa aparência meio retrô do PS2 não foi por acaso. Após a aquisição da Atari pela Sony, várias patentes e conceitos também foram adquiridos.

E a empresa gostou de um dos designs, do Falcon030 Microbox, que sequer foi lançado. O formato foi amplamente adaptado para o modelo original do PlayStation 2.

8 – Tudo começou com uma parceria com a Nintendo

playstation-curiosidades-pouco-conhecidas-08

Atualmente é inimaginável pensar nas duas empresas juntas. Mas a proposta original da Sony era um aparelho híbrido com a Nintendo que permitiria ter todo o poder dos CDs, mantendo os jogos clássicos e sem loadings nos cartuchos.

Infelizmente a parceria não foi adiante devido à falta de consenso em como seriam divididos os lucros, e no final a Sony acabou aproveitando o nome “Play Station”, tirando o espaço entre as duas palavras e criando o um incrível rival para a Big N.

7 – O logo do Playstation 3 tem a mesma fonte do logo do filme do Homem-Aranha

playstation-curiosidades-pouco-conhecidas-07

Já notou que a fonte usada no logo do PS3 é um tanto familiar? É porque foi a mesma usada no filme do Homem-Aranha de 2002.

O designer do aparelho, Teiya Goto, queria usar a mesma fonte, já que a Sony tinha a licença do Aranha. E ele percebeu que havia várias semelhanças entre a fonte arredondada do filme e o visual moderno do novo console.

Mais tarde a Sony mudou para um estilo mais simples, visto nos modelos slim.

6 – A Sony perdeu mais de 3 bilhões de dólares com o Playstation 3

playstation-curiosidades-pouco-conhecidas-06

Lembra do preço salgado do PS3, de mais de 600 dólares? O preço excessivamente elevado desestimulou muitos fãs a adquirirem o console, que amargou um prejuízo de cerca de 3,5 bilhões de dólares nos primeiros anos de comercialização.

Demorou anos para virarem o jogo e começar a lucrar com o aparelho. Mas depois de todo esse tempo, os analistas financeiros e consumidores já haviam condenado o PS3 ao terceiro lugar, atrás do Xbox 360 e Wii.

5 – O significado dos símbolos nos botões do Playstation

playstation-curiosidades-pouco-conhecidas-05

Teiya Goto, o designer dos controles do Playstation, mencionou em uma entrevista que os tão famosos símbolos não foram escolhidos aleatoriamente.

Originalmente o triângulo deveria simbolizar o ajuste de ponto de vista, o quadrado seria para a tela de menu/informações e o círculo e o X seriam respectivamente o sim e não.

4 – A Força Aérea dos Estados Unidos construiu um supercomputador com 1760 Playstations 3

playstation-curiosidades-pouco-conhecidas-04

A ideia de unir o poder de processamento do PS3 para montar máquinas poderosas foi o tema de boatos como o que Saddam Hussein teria comprado 4000 aparelhos. Mas a Força Aérea dos Estados Unidos realmente usou 1760 unidades do videogame para criar uma gigantesca máquina chamada de “Condor Cluster”.

Foi considerado o 33º maior supercomputador em 2010, capaz de processar bilhões de pixels por segundo, sendo o computador mais rápido de todo o Departamento de Defesa dos EUA na ocasião.

3 – O mascote original do Playstation não foi o Crash

playstation-curiosidades-pouco-conhecidas-03

E sim Polygon Man – O Homem Polígono – o primeiro “mascote” do PlayStation. Não é um semblante muito convidativo, não?

Apesar deste design ter aparecido em muitos materiais promocionais da época, o então presidente da Sony, Ken Kutaragi, detestou o visual, deixando-o de lado antes que ele fizesse mais estragos.

Em seu lugar entrou Crash Bandicoot, mas o Polygon Man teve um breve retorno em 2013, sendo o chefe final no modo Battle Royale do jogo PlayStation All-Stars.

2 – O logo do PlayStation teve várias versões

playstation-curiosidades-pouco-conhecidas-02

Se você vai lançar um produto com potencial para revolucionar o mercado, então é necessário um cuidado todo especial na escolha do logo.

A Sony aparentemente tentou uma quantidade imensa de designs, fazendo pequenas alterações até chegar no produto final, o símbolo icônico que todos conhecem. Será que alguma dessas outras opções se sairia melhor?

1 – Vários jogos contêm músicas escondidas

playstation-curiosidades-pouco-conhecidas-01

Uma das grandes sacadas da Sony (que faz com que pensemos em todos os esforços que a indústria dos games fazia antigamente), vários títulos tinham músicas escondidas, formatadas para serem tocadas em CD Players.

Castlevania, Circuit Breakers, Wild 9, Cool Boarders… se você ainda tiver uma coleção de jogos de PS1, então provavelmente você também tem uma coleção de CDs de música.

***

Conhece mais curiosidades sobre a história do Playstation?

Fonte: WC

Ops! Lista não encontrada! Entre em contato conosco para consertarmos esta página.

Siga Geekdama nas redes sociais!