Super Mario Maker é o sonho de todo fã dos jogos do encanador bigodudo. E com o poder do compartilhamento, já existem inúmeros desafios disponíveis online. Mas apesar de ser fácil criar fases, o desafio é construir BOAS fases.

Há muitas coisas a se considerar ao criar o design e várias não saltam aos olhos de primeira. Então aqui estão algumas dicas para você ficar mais próximo de se tornar o próximo Shigeru Miyamoto.

1 – Jogue muitas fases

super-mario-maker-05

Se você quer fazer algo que valha a pena ser jogado, primeiro você deve entender o que faz com que este algo seja jogável. Experimente o desafio das 100 fases, que oferece uma boa quantidade inicial de ideias. E então repita. Jogue de novo, veja as melhores fases online, até você começar a ter noção do que funciona.

2 – Mantenha o cenário limpo

super-mario-maker-02

O melhor caminho para ter uma fase ruim é deixar tudo bagunçado. Resista ao impulso de inserir blocos e inimigos por todo canto, posicionando apenas o que for necessário para avançar no cenário e oferecer desafio.

Quanto menos objetos amontoados, mais agradável será a fase. E também permitirá que ela seja maior, já que há um limite para o que você pode adicionar no cenário. Com essa ideia em mente, não coloque blocos onde o jogador não pode ver ou alcançar. O que nos leva ao próximo ponto…

3 – Pense na visibilidade

super-mario-maker-06

A tela do jogo segue a perspectiva do Mario. Se você quer que o jogador perceba alguns blocos distantes, você tem que mostrar o caminho para ele.

O que o jogador precisa ver? O que você quer que ele veja? O que você não quer que ele veja? Estas são as perguntas que você deve fazer constantemente.

4 – Guie o jogador

super-mario-maker-03

Uma das formas mais fáceis de guiar o jogador – que é usada até mesmo pela Nintendo por gerações – é cria um rastro de moedas. Novamente, cuidado para não amontoar os objetos. Deixe-os adequadamente espaçados entre eles e de forma limpa e agradável. Simetria é algo que deve ser sempre levado em consideração.

Experimente montar palavras ou setas para guiar o jogador pela fase.

5 – Não perturbe o jogador

super-mario-maker-07

Se você montar uma fase que parece injusta, os jogadores simplesmente passarão reto por ela. Há inúmeras fases por aí, por que eles perderiam tempo tentando passar por uma que não está agradando?

Desafio é sempre bem vindo, mas os sentimentos que você deve tentar despertar são poder e esperteza, não frustração. O que nos leva a mais um ponto…

6 – Os jogadores não conhecem sua fase

super-mario-maker-04

Elementos que você pense ser óbvios podem não ser tão óbvios para quem acabou de chegar na sua fase. Tente pensar como uma pessoa que não jogou as 100 fases nem tem a noção intuitiva de desenvolvimento de fases de Mario. O caminho pode não ser tão óbvio para eles. Talvez eles estejam em busca de alguma coisa que não existe.

Jogadores não vão se comportar como você espera, então tente pensar no que eles fariam conforme você estiver criando. Teste sua fase da mesma forma que um potencial jogador faria. Tente achar falhas!

7 – Analise o posicionamento de itens

super-mario-maker-01

Itens são poderosos – e exigem grandes responsabilidades. Eles podem deixar sua fase mais interessante ou estragar toda a experiência.

Se você for colocar um item, terá que pensar não apenas em como desafiar o jogador com a nova habilidade, mas também nos que serão atingidos (ou que simplesmente passem reto pelo item) e terão que seguir em frente sem esse bônus. A fase precisa ser jogável mesmo assim e precisa continuar sendo divertida.

8 – Aprenda com o mestre Shigeru Miyamoto

Entre as campanhas de promoção de Super Mario Maker estava um bate papo com Shigeru Miyamoto, o criador do Super Mario Bros original além de vários dos personagens da Nintendo, do Mario a Link de The Legend of Zelda. No vídeo acima Miyamoto discute a primeira fase de todas, o World 1-1.

Além de ser uma grande aula em como jogos eram criados 30 anos atrás, todos os pontos levantados são sempre relevantes. Ótimos conceitos para montar suas fases!

Fonte: Digital Spy

Ops! Lista não encontrada! Entre em contato conosco para consertarmos esta página.

Siga Geekdama nas redes sociais!