E mais uma temporada de The Walking Dead se encerrou. Após um final intenso na 5ª temporada, as expectativas estão voltadas para a 6ª temporada e o spin-off, Fear The Walking Dead.

Há muitas questões em aberto e um bom tempo para os fãs especularem. Mas a 5ª temporada não se resumiu a apenas mistérios, mortes, ação e drama. A AMC manteve sua proposta de encaixar várias referências nos episódios. São os chamados Easter Eggs; esses pequenos extras que são cuidadosamente inseridos enquanto estamos distraídos com a narrativa. É como uma forma de recompensar os fãs que assistem várias vezes o mesmo episódio – e muitos já o fazem em busca destes detalhes!

Confira uma lista com os mais memoráveis Easter Eggs da 5ª temporada de The Walking Dead.

10 – Andrew Lincoln Narrador

the-walking-dead-5-temporada-easter-eggs-10-tyreese

Isso mesmo! Andrew Lincoln, o ator que interpreta o protagonista da série, Rick Grimes, fez uma participação especial na própria série, no 9º episódio, “What Happened and What’s Going On”. O episódio em que Tyreese infelizmente morre.

Nos momentos em que o pacífico personagem estava sentado, um de seus delírios foi com uma notícia no rádio do início do apocalipse zumbi, transmitida por um narrador com um sotaque britânico. E esta voz era do próprio Lincoln, com sua entonação de voz natural.

9 – Uma referência à Umbrella Corporation?

the-walking-dead-5-temporada-easter-eggs-09-umbrella-corporation

The Walking Dead certamente conhece o vasto universo de zumbis em que está inserido, logo fãs têm especulado se haveria algumas referências com a história de Resident Evil.

Este pode parecer um chute bem alto: no episódio “Conquer” apareceu um símbolo muito parecido com o logotipo da Umbrella Corporation, em uma parede atrás da Michonne.

Seria um exagero ou esse símbolo foi colocado propositalmente, como uma referência (bem) indireta? De qualquer forma, foi uma figura pertinente para o momento, pois octógonos geralmente representam “renascimento” ou “transição”. Exatamente o que eles estão passando atualmente em Alexandria.

8 – Referências aos quadrinhos de Kirkman

the-walking-dead-5-temporada-easter-eggs-08a-carl-wolf-man

A série também faz diversas referências a outras obras de seu criador, Robert Kirkman, como a da imagem acima.

A cena foi do episódio “Remember”, quando Carl descobriu o esconderijo dos outros adolescentes de Alexandria. Entre as diversas distrações que haviam no local estava uma revista de Enid, a garota misteriosa, com um anúncio no verso escrito: “Wolf Fight”! Além de ser um Easter Egg com o grupo dos Lobos, é também uma referência à “Wolfman”, outra HQ de Kirkman.

the-walking-dead-5-temporada-easter-eggs-08b-enid-invincible

E em outra situação, novamente envolvendo Enid, que parece ser fã dos quadrinhos do criador de The Walking Dead, podemos ver um exemplar de “Invincible” (Invencível, publicado no Brasil pela editora HQM).

7 – Auto-ajuda para… zumbis?

the-walking-dead-5-temporada-easter-eggs-07-zombies-for-zombies

Uma das atrações mais interessantes nesta temporada foi a AMC ter liberado aos poucos em seu site o acesso virtual de Alexandria, no estilo Google Street View. Nele é possível “andar” pelas ruas da comunidade, algumas das casas e explorar todos os pequenos detalhes.

E uma das descobertas mais interessantes é este livro de auto-ajuda para mortos-vivos, intitulado “Zumbis para Zumbis”. Pelo ângulo em que está, certamente foi propositalmente deixado para ser descoberto pelos fas.

6 – Participação especial de Scott Ian

the-walking-dead-5-temporada-easter-eggs-06-scott-ian

The Walking Dead também conta com a participação de famosos. E o guitarrista Scott Ian da banda Anthrax esteve presente no episódio 12, como um zumbi que tentou a sorte contra Rick Grimes.

Foi um ataque surpresa, saindo de uma pilha de lixo. Rick estava prestes a finalizá-lo, mas resolveu dar as honras para seu filho, Carl.

5 – O uniforme de Rick

the-walking-dead-5-temporada-easter-eggs-05-rick-uniforme

As vezes os Easter Eggs podem ser bem vagos, aumentando a dúvida sobre serem intencionais ou não.

Rick recebeu um belo uniforme para exercer seu novo cargo de policial de Alexandria. E parecia um uniforme comum, com uma insígnia no braço direito.

Mas de acordo com Eulyn Womble, designer da série, esta insígnia possui um lema latino que significa “Nós nos ergueremos novamente”, que faz alusão à ameaça do Governador. Com Rick lidando com uma nova dinâmica de liderança e um novo cargo, isso seria uma dica que ele tem potencial para se tornar um Governador.

4 – Referências a George Romero

the-walking-dead-5-temporada-easter-eggs-04a-george-romero

Essa apenas os fãs mais atentos perceberam. O diretor de maquiagem e efeitos especiais da série, Greg Nicotero, disse em uma entrevista que havia uma referência especial a George Romero no primeiro episódio da 5ª temporada:

No episódio 1 desta temporada, quando Rick e os outros estão correndo para o vagão onde estava o cara tatuado e cabeludo, uma das caixas em primeiro plano dizia “Horlicks University via Julia Carpenter”. Isso é do filme de George Romero, Creepshow.

Nicotero também disse que agora ele está inserindo referências diversas:

Agora estou começando a ficar um pouco indisciplinado e colocando pequenos detalhes que não têm nada a ver com zumbis, apenas coisas que me inspiram. Eu adoro largar essas referências. Não coloco na esperança que as pessoas as percebam, mas para reafirmar meu respeito e admiiração pelo gênero.

Outra referência à obra de Romero foi o golpe certeiro que Aaron desfere em um zumbi, na imagem abaixo.

the-walking-dead-5-temporada-easter-eggs-04b-george-romero

Este golpe e o ângulo foram idênticos ao do clássico filme Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead no original).

3 – Cigarros Morley

the-walking-dead-5-temporada-easter-eggs-03-morley-cigarros

Para evitar problemas de direitos autorais, a marca fictícia de cigarros “Morley” tem sido usada por décadas em diversas produções. E ela esteve presente no 6º episódio da 5ª temporada de The Walking Dead.

Não foi a primeira vez que a marca deu as caras na série. Na 2ª temporada Dale fumava um desses, além de estar presente em outra série da AMC, Breaking Bad.

2 – Referências bíblicas

the-walking-dead-5-temporada-easter-eggs-02-versiculos-igreja

Há vários versículos interessantes na igreja do Padre Gabriel, contendo uma boa relação com o contexto dos mortos-vivos.

Romanos 6:4
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Ezequiel 37:7-8
Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.

Mateus 27:52
E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;

Lucas 24:5
E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?

1 – O título dos episódios

the-walking-dead-5-temporada-easter-eggs-01-titulos-episodios

Esta foi percebida pelos usuários do Tumblr. Os títulos dos episódios 12 a 16 parecem ter sido extraídos de um discurso feito por Dale na 1ª temporada, fazendo referência a uma história de William Faulkner:

I like what the father said to the son when he gave him a watch that had been handed down through generations. He said: ‘I give you a mausoleum of all hope and desire which will fit your individual needs, no better than it did mine and my father before me. I give it to you not that you may remember time, but that you may forget it. For a moment, now and then, and not spend all of your breath trying to conquer it.’

O título dos episódios são, respectivamente, “Remember”, “Forget”, “Spend”, “Try” e “Conquer”. Eis o texto, em tradução livre:

Gosto do que um pai falou para seu filho quando ele deu um relógio que havia sido passado por gerações. Ele disse: “Eu lhe dou um monumento com toda a esperança e desejo para suas necessidades individuais, tão bom quanto foi comigo e com meu pai. Eu lhe dou isso não para que você relembre do tempo, mas para que você possa esquece-lo. Por um momento, de vez em quando, e não gastar todo o seu fôlego tentando conquistá-lo”.

O tempo sempre foi um símbolo recorrente na série, logo é de se esperar ver um discurso desses adaptado com significados maiores.

***

Encontrou outros Easter Eggs nesta temporada de The Walking Dead? Compartilhe conosco!

Fonte: WC

Ops! Lista não encontrada! Entre em contato conosco para consertarmos esta página.

Siga Geekdama nas redes sociais!