O Xbox teve um começo difícil. Lançado em 2001, a empreitada da Microsoft no ramo dos videogames parecia sem sentido, principalmente por ser na época em que a Sega estava fechando suas portas e o PlayStation 2 estava se consolidando cada vez mais.

Mas, com títulos como Halo, a marca conseguiu se estabilizar. E na geração do 360 a Microsoft conseguiu se destacar no cenário. As pessoas se interessaram pelos belos gráficos e evolução do hardware, enquanto o PlayStation 3 lutava para conseguir se manter com um preço elevado.

Após anos nesta trajetória tortuosa certamente renderam algumas curiosidades interessantes, principalmente nos primórdios do aparelho. Confira algumas delas.

9 – O primeiro Xbox deu um prejuízo de 4 bilhões de dólares à Microsoft

xbox-curiosidades-09

Graças às vendas relativamente baixas, comparadas ao PlayStation 2 (principalmente no Japão), e ao fato que seu hardware era muito caro, o primeiro Xbox era severamente subsidiado.

Cada unidade tinha um custo de fabricação de 425 dólares, mas era vendida por 299 dólares. Ao longo do tempo esta estratégia de vendas causou um prejuízo de 4 bilhões de dólares entre 2001 e 2005.

8 – Originalmente ele tinha o formato de um X

xbox-curiosidades-08

Consegue imaginar este aparelho ao lado da sua televisão? Ele era literalmente uma “Caixa X”. Felizmente Bill Gates e sua equipe vetaram este design medonho e optaram pelo estilo tradicional, destacando o X de forma mais sutil.

7 – Mais da metade dos primeiros Xbox 360 tiveram a luz vermelha da morte

xbox-curiosidades-07

Lembra do pior destino que um Xbox 360 poderia ter? O temor de todo usuário, a luz vermelha da morte, afetou 54% de todos os primeiros modelos. O motivo era que alguns dos componentes internos simplesmente não suportavam muitas horas de jogo e fritavam.

No final a Microsoft precisou enviar um novo console (sem este problema) para todos os que foram afetados.

6 – Para estragar um botão do controle do Xbox One é necessário apertá-lo pelo menos 3 milhões de vezes

xbox-curiosidades-06

De acordo com a equipe de testes da Microsoft, cada botão é apertado mecanicamente a uma velocidade de 4 a 5 toques por segundo.

Com testes deste gênero foi possível determinar que os novos controles aguentam ser apertados mais de 3 milhões de vezes, além de terem uma vida útil de cerca de uma década. Quanto tempo seus controles têm durado?

5 – O Xbox original foi apresentado à Sony

xbox-curiosidades-05

Assim como a Sony tentou fazer um híbrido do PlayStation com o Super Nintendo (e no final não deu certo, pois as empresas não chegaram a um acordo sobre a distribuição dos lucros), Bill Gates tentou negociar com o CEO da Sony, Noboyuki Idei, que recusou a tecnologia da Microsoft em seu já completo PS2.

Com a recusa e a Microsoft percebendo que o PS2 poderia ser uma ameaça ao jogos de PC, investiu pesadamente no desenvolvimento do Xbox.

4 – Inicialmente era chamado de Direct X-Box

xbox-curiosidades-04

Lembra do Direct X? A coletânea de APIs para jogos 3D possibilitou que usuários de PCs com diferentes configurações pudessem jogar os mesmos jogos e era instalado separadamente, na época do Windows 98 e XP. Atualmente ele é incluido no próprio Windows.

Aproveitando a popularidade do nome, a equipe de marketing levou o conceito para a nova máquina.

3 – O desenvolvimento dos controles do Xbox One custou 100 milhões de dólares

xbox-curiosidades-03

Videogames é um negócio sério mesmo. Só para pesquisa e desenvolvimento do novo controle foi investido uma centena de milhões de dólares. E ele nem é tão diferente assim do controle do Xbox 360 (alguns até o consideram pior).

Todo este dinheiro foi usado para refinar cada detalhe do conceito, como a borracha do analógico, pequenas alterações em seu formato, sensibilidade dos gatilhos, precisão do giroscópio e baterias.

2 – 35 nomes foram rejeitados antes de definirem Xbox

xbox-curiosidades-02

Apesar de ter sido aproveitado em partes, o nome “Direct X-Box” no final das contas foi recusado. Mas durante a definição, a Microsoft testou diversas possibilidades. Internamente muitos não gostavam do nome Xbox, mas no final ele acabou sendo escolhido por ter recebido o melhor retorno de todos os times de desenvolvimento.

Alguns dos piores nomes que foram recusados são:

  • MIND (Microsoft Interactive Network Device)
  • E2 (Extreme Experience)
  • FACE (Full Action Centre)
  • O2 (Optimal Ozone/Optical Odyssey)
  • R&R (Reality and Revolution)
  • MTG (Microsoft Total Gaming)
  • AIO (All In One)

1 – Sonic quase ficou em destaque no lançamento do Xbox

xbox-curiosidades-01

Aparentemente, após a péssima recepção do Dreamcast e a saída da Sega do ramo de consoles, a Microsoft tentou adquirir o Sonic em 2001.

A negociação não foi adiante, pois Bill Gates não acreditava que a Sega seria capaz de bater de frente com a Sony no início dos anos 2000, então eles decidiram seguir por conta própria.

Como seria o Sonic de mascote do Xbox? Será que surgiria uma versão verde, tipo um Super Sonic 2?

Fonte: WC

Ops! Lista não encontrada! Entre em contato conosco para consertarmos esta página.

Siga Geekdama nas redes sociais!