O ex-desenvolvedor da Nintendo Ken Watanabe, que trabalhou em títulos como New Super Mario Bros. Wii, Pikmin 3 e Splatoon, afirmou em entrevista à Bloomberg que a empresa japonesa raramente investe em novas franquias simplesmente porque não precisa.
Segundo ele, a prioridade da Nintendo está em inovar na jogabilidade, e não necessariamente em construir universos inéditos.
“Novas franquias não têm surgido simplesmente porque não há real necessidade de criá-las. Quando a Nintendo quer fazer algo novo, o foco é basicamente nas mecânicas de jogo — em criar uma nova forma de jogar. Quanto à ‘pele’ ou ao ‘embrulho’, eles não se preocupam muito. Apenas escolhem o que melhor se encaixa nessa nova jogabilidade”, explicou Watanabe.
IP como moldura para novas ideias
Na visão do ex-desenvolvedor, o vasto catálogo de personagens e mundos já estabelecidos serve como um repertório de molduras para aplicar ideias criativas. Assim, em vez de investir tempo e recursos em novas propriedades intelectuais, a Nintendo prefere usar franquias consolidadas como veículos para testar mecânicas inovadoras.
Um exemplo citado é Donkey Kong Bananza, descrito como um experimento ambicioso em mundos destrutíveis, física avançada e exploração não linear. Para Watanabe, o protagonista poderia até ser substituído por outro personagem forte da empresa, como Bowser, sem grandes alterações no conceito central do jogo.
Watanabe deixou a Nintendo em 2015, após dez anos na empresa, e não tem mais acesso às decisões de alto nível.