Game of Thrones 4ª Temporada: Diferenças entre os livros e a final da temporada

Game of Thrones sempre foi relativamente mais fiel às Crônicas de Gelo e Fogo do que outras séries adaptadas, como Dexter ou The Walking Dead. No entanto, ao longo da 4ª temporada, os produtores optaram por se afastar dos livros em alguns momentos relevantes, e o episódio final não foi exceção.

1 – Morte de Jojen

Game-of-thrones-4-temporada-diferenças-livro-vs-série-morte-de-jojen

Foram feitas algumas mudanças na história de Bran, mas essa certamente foi a mais notável, pois Jojen Reed ainda está vivo nos livros. Porém, como o personagem está bastante debilitado, e como sua principal função era levar Bran até o Corvo, matá-lo na série neste ponto faz sentido.

2 – Brienne vs Cão de Caça

Game-of-thrones-4-temporada-brienne-vs-cão-de-caça-duelo

Nos livros, Brienne jamais encontra Arya e o Cão de Caça. Debilitado por uma ferida infeccionada, Cão de Caça é deixado para morrer embaixo de uma árvore, enquanto Arya continua sua jornada (de modo similar ao que ocorre na série).

3 – A Montanha

Game-of-thrones-4-temporada-diferenças-livro-vs-série-montanha

Assim como na série, Montanha perece devido ao veneno embebido na espada de Oberyn. No entanto, no livro Dança dos Dragões aparece um cavaleiro excepcionalmente forte identificado como Robert Strong, os quais muitos desconfiam que seja Gregor Clegane ressuscitado de alguma maneira escusa por Qyburn. Porém enquanto o livro fica somente nas insinuações, a série deixa isso bem explícito.

4 – Jaime e Cersei

Game-of-thrones-s04e10-detalhes-jaime-cersei

A essa altura nos livros, a relação entre Jaime e Cersei está bastante deteriorada, ao contrário da série, que mostra os dois irmãos e amantes fazendo as pazes. Resta saber se a harmonia entre eles será duradoura ou se os produtores estão preparando o terreno para uma ruptura mais abrupta entre os dois.

5 – Tysha

Game-of-thrones-4-temporada-diferenças-livro-vs-série-tyrion-e-tysha

Aos treze anos, Tyrion casou-se com uma camponesa pobre chamada Tysha. Ao saber do casamento, Tywin ordenou que Jaime dissesse a Tyrion que Tysha era uma prostituta paga para torná-lo um homem. Tywin entregou Tysha aos guardas, que após fazerem sexo com ela na frente de Tyrion, lhe deram uma moeda como pagamento. Tywin obrigou Tyrion a ser o último.

Ao resgatar Tyrion em A Tormenta das Espadas, Jaime confessa que aquilo havia sido uma encenação, e que Tysha realmente o amava. Em sua fúria, Tyrion mata seu pai por vingança. Na série, o assassinato de Tywin por Tyrion parece ter sido motivado por tudo o que seu pai já o havia feito passar, sendo a condenação no julgamento pela morte de Joffrey a última gota d’água.

6 – Lady Stoneheart

Game-of-thrones-4-temporada-lady-stoneheart-nunca-esteve-nos-planos

Diversos leitores de As Crônicas de Gelo e Fogo davam como certo a aparição de Lady Stoneheart no final da 4ª temporada. Versão ressurreta (e extremamente vingativa) de Catelyn Stark, Lady Stoneheart simplesmente não estava nos planos dos produtores da série, segundo informações de um dos diretores de Game of Thrones.

Resta saber se a personagem será totalmente excluída ou se será um trunfo guardado para a próxima temporada.

O que acharam dessas mudanças? Deixe sua opinião nos comentários ou discuta em nosso fórum!

Fonte: Wetpaint


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Kelly Ribeiro
Kelly Ribeiro
Kelly Ribeiro é co-fundadora, editora-chefe, redatora e gerente de comunidades do Geekdama. Com formação em Comunicação Social e Cinema Digital, além de especializações em Marketing e Jornalismo Digital, Kelly supervisiona a produção de conteúdo do portal. Em 2022 foi uma das selecionadas no programa Aceleradora de Comunidades da Meta.

Últimas