Game of Thrones 4ª Temporada: Alfie Allen fala sobre a Síndrome de Estocolmo de Theon

Em Game of Thrones, Theon Greyjoy (Alfie Allen) caiu nas mãos de Ramsay Snow (Iwan Rheon), o qual o torturou, esfolou e até mesmo o emasculou. Em The Laws of Gods and Men, o sexto episódio da quarta temporada da série, Yara (Gemma Whelan) tenta libertar seu irmão, mas se depara com uma surpresa desagradável: Theon se recusa a ir com ela, afirmando categoricamente que seu nome é Reek (Fedor). Sobre o estado mental de seu personagem, o ator Alfie Allen comentou:

É algo desolador e de apertar o coração. A irmãzona vai salvá-lo, mas ele não é mais a pessoa que ela achou que ele era. Ele está tão paranóico que acha que aquilo é algo encenado por Ramsay simplesmente para testar sua lealdade. Então ele está interpretando um papel o tempo todo. Ele está tentando ser o Fedor, permanecer como o Fedor, caso o contrário, ele estaria em apuros. É muito triste.

No começo desta temporada, Ramsay tenta impressionar seu pai Roose Bolton (Michael McElhatton) mostrando ter domado Theon-Fedor a tal ponto que podia confiar nele com uma navalha na mão para fazer sua barba. Após o incidente do último episódio, Fedor afirma amar Ramsay. Esta intensa identificação entre raptado e raptor lembra um pouco a Síndrome de Estocolmo.

“Eu acho que definitivamente há uma atração ali (risos)”, diz Allen. “Uma atração forçada… ele está constantemente se alienando de qualquer emoção que Ramsay não quer que ele sinta.”

Confira a entrevista do ator ao site americano TV Guide na íntegra.

Game-of-thrones-theon-greyjoy-ramsay-snow
Você vê Fedor e Theon como personagens diferentes?
Sim, com certeza, sem dúvidas. Ele é uma pessoa completamente diferente, por isso seria bem difícil de sair de um personagem para entrar no outro. Eu meio que tentei definir diferentes posturas para cada personagem e mostrar isso fisicamente também, mas tem que ser um ator muito bom mesmo para fazer isso. Fisicamente falando, Fedor é muito exaustivo.

Ainda há alguma parte do Theon dentro do Fedor? O que ele sentiu quando soube que Robb Stark (Richard Madden) havia morrido? Ele chega a parar enquanto barbeia Ramsay.
Ao ouvir aquela notícia, eu diria que ele certamente volta a ser Theon por um breve momento. Mas na presença de Ramsay, ele é apenas o Fedor. Acho que em alguns momentos solitários ele provavelmente se permite a ser o velho Theon novamente.

Você acha que Fedor chegou a considerar por um instante usar aquela navalha para degolar Ramsay?
Não. Creio que não mesmo. Acho que foi só o impacto da notícia. Não acho que ele sequer seja capaz de pensar em ferir Ramsay. Ele é um servo devoto a esta altura.

Ele é um caso perdido?
Acho que no momento sim. Mas há esperança para ele depois, com certeza.

Como ele consegue seguir em frente?
Dor, medo, apenas medo. Se ele não fazer o que lhe mandam, ele vai sofrer uma tortura horrível. Ele só precisa fazer o que mandam, ou então se verá com problemas.

Ele pensa em suicídio?
Uma ótima pergunta. Não, acho que ele está assustado demais para fazer algo do tipo. Ramsay é tudo na vida dele.

O que você mais gosta em interpretar Theon e Fedor?
Gosto que ele cometa erros. Em uma série como estam onde há tantos tipos de heróis e personagens que não soariam genuínos na vida real, eu diria que Theon é na verdade um personagem bem humano. O fato é que ele comete erros como qualquer um de nós.

Os fãs demonstraram empatia por Theon na última temporada? Creio que agora eles demonstram!
Sim, as pessoas têm sido empáticas, sabe, eu recebo muitos tapinhas nas costas. Eu diria que as pessoa se simpatizam bem mais com a situação dele. Obviamente há pessoas que dizem, “Queremos que ele sofra mais,” como meus amigos, por exemplo. Meus amigos acham engraçado quando me veem atado em uma cruz.

Casamentos são uma parte importante da série. Qual personagem de Game of Thrones você convidaria para seu casamento?
Cão de Caça porque ele se asseguraria de que não irrompessem brigas. Ele é o cara.

Você espera muitas brigas em seu casamento?
Sempre há brigas em casamentos, não é mesmo? Todos sempre ficam um pouco irritados. Pelo ao menos na Inglaterra. Se não tiver trocas de socos não é um casamento, né?

Você também ficou com pena de Fedor? Acha que ainda há chances de recuperação para Theon?

Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: TV Guide


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Kelly Ribeiro
Kelly Ribeiro
Kelly Ribeiro é co-fundadora, editora-chefe, redatora e gerente de comunidades do Geekdama. Com formação em Comunicação Social e Cinema Digital, além de especializações em Marketing e Jornalismo Digital, Kelly supervisiona a produção de conteúdo do portal. Em 2022 foi uma das selecionadas no programa Aceleradora de Comunidades da Meta.

Últimas