Game of Thrones 5ª Temporada: Kit Harington comenta morte e afirma: “Eu não vou voltar”

Aviso: Este artigo contém spoilers do episódio final da 5º temporada de Game of Thrones.

A história de Jon Snow, o bastardo de Winterfell, chegou a uma conclusão trágica no episódio final da 5º temporada de Game of Thrones.

Desde o momento de sua chegada ao Castelo Negro, Snow não parecia estar totalmente ligado ao clã de criminosos e exilados que juraram proteger a Muralha. A cada temporada consecutiva, o relacionamento de Snow e seus irmãos da Patrulha da Noite vinha se tornando mais tenso, especialmente quando ele trouxe um exército de Selvagens através dos portões, em um esforço para reforçar a defesa do reino contra a ameaça dos Caminhantes Brancos.

Um grupo de traidores mergulharam suas adagas em seu peito, deixando-o que seu amigo e escudeiro Olly (cuja família foi morta pelos Selvagens) desferisse o golpe final.

Abaixo o ator Kit Harington fala a respeito disso — e se Jon Snow está realmente morto.
Qual foi sua reação quando você soube o destino de Jon?
Como em qualquer temporada, você lê o script e fica tipo, “Droga”. Eu meio que já sabia que estava chegando. Eu não li o livro A Dança dos Dragões. Mas eu li os outros livros e ouvi dizer que isso aconteceria. Então, eu pressenti que seria nessa temporada. Eu só não imaginei que seria o final da temporada e isso acabou se tornando algo muito especial. É legal aparecer bem no final do episódio. Eu amei. Eu adorei como eles trouxeram Olly para ser a pessoa que me mataria. Eu adorei como o enredo com [Ser Allister] Thorne foi concluído. Eu acho que foi muito bem trabalhado pelos showrunners (David Benioff e Dan Weiss). Pareceu o caminho certo para isso ter acontecido.

Você acha que Jon cometeu erros significantes, ou ele fez a coisa certa — e mesmo assim perdeu a vida?
Há uma enorme quantidade de falhas. Ele não prestou atenção às pessoas ao seu redor. Tudo o que ele enxergava era o todo, o caos e destruição. A sua maior falha foi meio que parecida com a de Ned, em que ao tentar fazer o certo ele não prestou atenção nas pessoas ao seu redor. Ele estava cego. Tudo o que ele realmente podia ver era a destruição eminente pelos Caminhantes Brancos e fazer coisas para o bem maior, o que ele não estava prestando atenção era em Olly, Thorne e alguns dos homens ao seu redor. Ele não estava vendo seu descontentamento.  E por causa disso, ele serviu justiça. Então Olly desfere o último golpe nele.

O motim da Patrulha da Noite definitivamente é justificado pela história. Mas nós também vimos o crescimento do personagem e sua evolução como líder ao longo de todos esses anos, então parece que todo esse crescimento deveria resultar em algo maior — mais do que outros personagens que vimos morrer na série. Obviamente, ele foi muito talentoso em seu tempo na Patrulha da Noite, há um sentimento de, “isso não deveria acontecer, ele estava destinado para coisas maiores”?
Sim, mas nós temos que ir de acordo com o que Game of Thrones quer. E Game of Thrones trata o drama como vida real. E na vida real as pessoas morrem e não realizam o que achávamos que iriam realizar. E eu acho que isso é um dos pontos mais fortes de Game of Thrones. A maior perda com a morte de Jon, é que ele nunca saberá quem é sua mãe e isso que é a coisa mais complicada pra mim.

Ano passado você disse que a única coisa que realmente queria para seu personagem é que ele descobrisse isso.
E ele não vai. Então eu não sei. Esse é o jeito como Game of Thrones lida com as coisas e eu estarei realmente interessado na reação do público. Eu espero que não seja, “Isso, ainda bem que ele morreu”.

Acho que eles vão ficar de coração partido — mesmo aqueles que são tipo, “Tyrion é meu personagem preferido”. Você não pode ter visto essa série, vendo como seu personagem cresceu durante todos esses anos, e não se sentir uma pontada pela maneira como seu arco se desenvolve.
Espero que seja o caso.

Dan Weiss disse que Jon está realmente morto. Mas George R.R. Martin deixou aberto à possibilidade de o personagem não estar morto nos livros. E então essa história dos contratos e salários do elenco que surgiu ano passado, dizendo que você estava entre os atores que receberiam um aumento para a sexta temporada, com possibilidade de renovação para a sétima. Então deixa eu te perguntar: Jon está realmente morto?
Este é meu ponto de vista. Eu sentei com Dan e David, e eles disseram: “Olha, você está morto”. E quanto a esse história do salário, isso me irritou bastante na época. Eu não sei de onde isso surgiu, mas está errado de diversas maneiras. Isso vai colocar perguntas na sua cabeça e na cabeça dos fãs, fazendo parecer que as coisas não são o que são. Honestamente, nunca me disseram o que iria acontecer na série, essa foi à única vez. Eles sentaram e me disseram, “É assim que vai ser”. Se alguma coisa não for assim no futuro, então eu não sei — está apenas na cabeça do Dan, David e George. Mas me disseram que estou morto. Estou morto. Eu não vou voltar na próxima temporada. Então, isso é tudo que posso realmente te contar.

Como foi seu último dia no set de filmagens?
Como qualquer outro personagem que morreu em Game of Thrones, eu só queria sair logo de lá — Eu tinha lágrimas nos olhos. Eu estava mais comovido e emocional do que eu pensei que estaria.

Algum presente de despedida igual ao arco e flecha recebido por Rose Leslie [Ygritte]?
Não, Rose ganhou um arco e flecha e eu não ganhei nada! Então sim, eu sou menos popular que a Rose.

Qual seu próximo passo?
Estou à procura de filmes para o próximo ano. Estou com muita sorte — posso recusar papeis e fazer o que eu quero fazer. Há alguns filmes que eu estou analisando, mas eu não posso falar a respeito deles ainda. Eu poderia tirar umas férias. Eu poderia tentar escrever. Eu estou tentando decidir.

Uma coisa que os atores ficam felizes após ter estado tanto tempo em uma série, é poder mudar o visual. Planos para cortar o cabelo?
Estou parecendo o Jim Morrison agora. Eu não sei o que fazer com o cabelo. Eu posso cortar se eu quiser, mas seria mais sábio eu manter assim até eu saber o que vem a seguir. Eu meio que cresci acostumado com isso, eu iria me sentir estranho se mudasse. (Nota: Após essa entrevista ter sido realizada, ele cortou o cabelo).

Qual sua melhor recordação olhando para trás?
O final da última temporada. Toda aquela sequência de batalha no episódio 9, foi uma grande experiência fraterna para grande parte do elenco como eu, John (Bradley), Mark (Stanley) e Rose (Leslie) — nós tivemos um grande momento filmando aquele episódio. Eu acho que aquela foi minha parte favorita.

Alguma ideia de como Game of Thrones vai seguir depois disso?
Você constrói expectativas tão altas nas pessoas, como você as termina? Eu não sei como eles vão terminar Game of Thrones, mas eu acho que sai em uma grande temporada. Eu acho que eles terão que terminar com a batalha mais épica que a TV já viu.

***

Acha que esse foi realmente o fim de Jon Snow ou tem esperanças que o personagem retorne de alguma maneira?

Deixe suas teorias nos comentários!

Fonte: EW


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Kelly Ribeiro
Kelly Ribeiro
Kelly Ribeiro é co-fundadora, editora-chefe, redatora e gerente de comunidades do Geekdama. Com formação em Comunicação Social e Cinema Digital, além de especializações em Marketing e Jornalismo Digital, Kelly supervisiona a produção de conteúdo do portal. Em 2022 foi uma das selecionadas no programa Aceleradora de Comunidades da Meta.

Últimas