No final da 4ª temporada de Game of Thrones, Stannis Baratheon (Stephen Dillane) chegou com seu exército ao norte da Muralha para salvar Westeros da invasão dos Selvagens. O que espera pelo suposto legítimo herdeiro do Trono de Ferro na 5ª temporada?

No livro A Dança dos Dragões, Stannis protagoniza diversos acontecimentos importantes.

Primeiramente, ele se estabelece na Muralha com seus homens durante algum tempo, o que eventualmente gera alguns atritos com a Patrulha da Noite, especialmente depois que ele começa a negociar com os Selvagens. Stannis precisa de aliados, então ele considera permitir que os Selvagens habitem nas regiões desertas do Norte em troca de lealdade, o que desagrada bastante a Patrulha.

Stannis interage bastante com Jon Snow no livro, oferecendo a ele a possibilidade de reconhecê-lo como um legítimo Stark (como Roose Bolton fez a Ramsay Snow), tornando Jon o Senhor de Winterfell e um poderoso aliado na conquista do Norte de Westeros. No entanto, Jon recusa a oferta e se torna o Senhor Comandante da Patrulha da Noite, obrigando Stannis a procurar outros meio de filiar o Norte à sua causa.

Stannis então envia Davos para Porto Branco para tentar conseguir o apoio da Casa Manderly, uma das mais poderosas famílias do norte. Jon Snow também aconselha Stannis a procurar o apoio dos clãs das montanhas do Norte, uma vez que eles foram ignorados pelos Boltons, e então retomar o castelo de Bosque Profundo das mãos de Ironborn com seu auxílio.

Stannis segue o conselho de Jon e o plano é bem sucedido. Ele então parte para seu objetivo final: Winterfell. Ao término do livro termina, Stannis está se preparando para invadir Winterfell na tentativa de tomar o local dos Boltons.

É claro que há sempre a possibilidade da série se desviar dos livros, como já foi feito antes, mas é provável que os produtores se atenham ao menos às linhas gerais da história de Stannis, pois o personagem protagoniza acontecimentos relevantes para o cenário político de Westeros.

Fonte: Wetpaint