Yamaguchi Kappei entrevista Tōru Furuya, dublador do Sabo – Parte 2

Em janeiro, o site oficial de One Piece postou uma entrevista a Tōru Furuya, dublador do Sabo, feita por seu colega Yamaguchi Kappei, dublador do Usopp.

Recentemente, o site divulgou a segunda parte desta entrevista, onde Furuya falou sobre a primeira aparição de Sabo no anime e suas expectativas para o futuro do personagem.

One piece anime sabo 3d2y

Yamaguchi: Do seu ponto de vista, que tipo de pessoa o Sabo é?

Furuya: Bem, Sabo tem um lado um pouco selvagem. Já interpretei vários heróis impulsivos ou jovens ingênuos, mas nunca uma pessoa selvagem como o Sabo.

Sabo vem de uma família de nobres, então ele é estudado e tem um lado refinado. E também, em comparação a Luffy e Ace, ele é mais sereno, gentil. Acho que essa personalidade faz com que ele se destaque. E Sabo tem até mesmo subordinados! Ser o nº 2 do Exército Revolucionário é um feito e tanto. Ele está em uma posição de onde pode comandar soldados e colocar muita coisa em andamento. Nunca fiz um papel assim antes, o que em si é interessante.

Yamaguchi: Nº 2 do Exército Revolucionário, isso significa que ele é o sucessor de Dragon. Está quase no topo! O que me lembra dessa teoria de que Sabo seria mais forte que Ace.

Furuya: Mesmo!?

Yamaguchi: Bem, Sabo sabe usar o Haki do Armamento. Mas é um mistério se Ace tinha ou não haki. Uma vez Ace usou inconscientemente o Haki do Rei quando era criança, mas depois não manifestou mais essa habilidade. Então, as pessoas estão discutindo se Ace tinha ou não Haki e, se ele tinha, qual nível de controle ele tinha sobre sua  habilidade. Sabo não só tem Haki, como também agora tem a Mera Mera No Mi, então isso não faria Sabo mais forte que Ace?

No mangá, quando eu vi Sabo lutar para que Luffy e os outros escapassem, pensei que talvez haja alguma verdade nessa teoria! Ele pode ser meio despretensioso, mas Sabo é realmente forte!

One piece anime sabo 3d2y 2

Furuya: Sabo ser forte me deixa feliz! E também acho divertido o fato de ele usar aquele cano de metal como arma desde que era criança!

Yamaguchi: O comprimento do cano aumentou conforme Sabo cresceu também (risos).

Furuya:  Realmente (risos). Também estou ansioso para ver seus novos ataques!

Yamaguchi: Então, mudando de assunto, mas… você tem algum tipo de metodologia em sua interpretação ou algo em que você presta atenção enquanto está dublando?

Especificamente, há algo com que você se preocupa quando está dublando Sabo?

Furuya: Uma coisa que quero trazer à tona é o charme masculino. Isso é algo de que sempre estou ciente, não importa o papel que eu esteja interpretando.

Yamaguchi: Não só fazê-lo uma pessoa franca, mas também trazer um pouco de carisma masculino para ele?

Furuya: Bem, eu quero que eles sejam populares com as mulheres, no final das contas (risos). E quando estou dublando Sabo, há algo completamente diferente de todos os personagens que já fiz: Sabo está completamente à disposição de Koala. É bem fofo. Definitivamente é uma das coisas que lhe confere charme!

One piece anime koala karatê

Yamaguchi: Certo! Hmm, e isso também não é porque Koala é mais velha que ele?

Furuya: Sim, ela é. E por causa disso ele tem um lado de criança mimada que eu gosto bastante (risos). Mesmo que ele seja um personagem legal, trazer todos esses lados dele é bacana.

É parte do charme dele, então é claro que mudo meu estilo de atuação nessas cenas. Por isso que atuar é divertido. Mas confesso que às vezes não tenho muita certeza do que fazer. Então peço um conselho ao diretor do episódio. Por exemplo… aquele “Seu nerd!” que ele fala para Bartolomeo (risos).

Yamaguchi: Na versão original, no mangá, ele disse, “Ugh, você está tão animado com o que, seu nerd?! Cala a boca!!” Sabo é tão cruel com o Bartolomeo.

Furuya: Uma vez que ele é um personagem um pouco selvagem, estava pensando se ao invés de dizer “Cala a boca!!” eu deveria dizer “Cala sua boca!!”... com essas pequenas diferenças no uso de certas palavras você consegue trazer um toque de selvageria bem como sua natureza refinada. Eu exito em coisas como essas. Então, espero que ao dizer mais coisas como Sabo, e repetindo-as acrescentando minhas próprias emoções e instinto da situação eu serei capaz de realmente interpretá-lo.

Yamaguchi: Entendo. E de todas as cenas que fez até agora, qual delas foi a mais marcante?

Furuya: Bem, eu diria que foi a primeira aparição de Sabo! Vindo das sombras e dizendo “Há quanto tempo, Luffy!”. Era sua primeira fala, eu não queria que ele chamasse  Luffy assim, como seu amigo íntimo que ele praticamente considera um irmão mais novo, queria que as pessoas pensassem “Espera aí, acabou de aparecer mais um inimigo?”

A primeira coisa que ele gritou, “Não entregarei a Mera Mera No Mi para você!” foi bem ousada! Daquele momento em diante até o “há quanto tempo”, você fica mais e mais emocionado…

Yamaguchi: Então, Sabo comeu a Mera Mera No Mi e basicamente se tornou o sucessor de Ace. Poderia nos contar como se sentiu naquela sequência?

Furuya: Toda aquela cena sedimentou quem é o Sabo para mim. Porque ele come essa lembrança deixada por Ace e se torna muito forte.

One piece anime ace

Yamaguchi: E ele já era bem forte antes de comer a Mera Mera No Mi! A Garra do Dragão! Tentei fazer a Garra do Dragão de brincadeira, a área entre os seus dedos fica enfraquecida Mas suas técnicas são super fortes! E se você acrescentar as habilidades da Fruta do Diabo, pegando emprestado os Punhos de Fogo… é o lado ardente dele.

Furuya: Certo, o fato de ele ter herdado a vontade E as técnicas é muito tocante.

Mas antes disso ele diz, “Ah, quente! Quente! Quen…, ah espera, não, não está quente”, o que foi meio estranho (risos).

Digo, produzir uma chama sem estar quente…

Se fosse Luffy, ele faria um ataque gigantesco do nada, mas Sabo tentou produzir uma pequena chama primeiro, e depois que ele confirmou que as chamas realmente saiam ele usou os “Punhos de Fogo”.

Yamaguchi: Isso é a cara do Sabo! Comparando com Ace e Luffy, ele não é impetuoso, digo, ele é um pouco mais estável… mais prático. Desses três, ele é o único cauteloso.

Furuya: Verdade, ele realmente tem um lado meio cauteloso (risos)!

Yamaguchi: É importante ter um cara assim também, não é? Cara, ele é realmente legal. Agora, tenho certeza que as pessoas se arrepiaram ao ver Sabo usar os Punhos de Fogo. Ouvir “Punhos de Fogo” novamente.. quando Luffy usou seu “Red Hawk” eu fiquei bem tocado e pensei “Uau! Esta é a técnica do Ace!!” Mas com Sabo tomando a Mera Mera No Mi, é como se Ace realmente continuasse a viver junto com eles. É o que os fãs devem ter sentido também.

O que me lembra, quando Toshio Furukawa, que dubla Ace, descobriu que você dublaria Sabo, ele disse que vocês era a “Dupla FT”. E isso também é uma coincidência (risos).

Ace tinha essa grande vontade de cuidar de Luffy enquanto pensava que um irmão mais velho não consegue deixar de se preocupar quando seu irmãozinho é uma criança desajeitada (risos).

O que você acha que o outro irmão mais velho, Sabo, pensa de Luffy?

Furuya: Estou certo de que ele pensa nele como seu “irmãozinho fofo”. Mas também acho que ele provavelmente sabe o que Luffy tem feito e confia nele.

Digo, a não ser que algo realmente grande aconteça, não acho que ele iria interferir. Sinto que uma parte dele acredita na força de Luffy também.

One piece anime ace luffy sabo

Yamaguchi: Entendo, que irmão mais velho incrível!

Além disso, Furukawa-san deixou essa mensagem em seu Twitter:

Porque tivemos uma regravação, tive o prazer de poder interpretar Ace novamente. E… Sabo!! Você estava vivo?! Estou deixando Luffy e a Mera Mera No Mi aos seus cuidados! #3D2Y

Você poderia responder esta mensagem?

Furuya: Eu só poderia responder usando as palavras de Sabo!

“Somos aqueles que herdarão a vontade de Ace!!”

Deixa comigo, eu naõ vou te desapontar, Furukawa-san!!

Yamaguchi: Obrigado por essas palavras poderosas! Tenho certeza de que todos os fãs ficariam felizes em ouvir isso! Em todo o evento que eu vou, há vários cosplays de Sabo.

Furuya: É mesmo? Eu não sabia disso!

Yamaguchi: Todos são tão incríveis, e tão rápidos em deixar tudo pronto! É tão legal!

Furuya: Ele é um personagem tão popular, então talvez eu queria fazer um cosplay dele, afinal (risos)

Yamaguchi: Ahn? Você? Eu definitivamente gostaria de ver isso! Cairia bem em você!

Furuya: Um cosplay de Sabo definitivamente cairia bem! Estou pensando em fazer um cosplay dele esse ano (risos).

Yamaguchi: Demais, então talvez esse ano veremos Furuya com as roupas de Sabo? Ansioso para ver isso (risos)!

É claro, também estou ansioso para ver a história de One Piece e também o que Sabo fará de agora em diante!! Por exemplo, a parte em que Sabo luta com Fujitora! Há também várias falas legais. Acredito que os Revolucionários começaram a se movimentar e se envolver bastante nas histórias… então aposto que Sabo irá aparecer com mais frequência de agora em diante. Talvez após deste arco ele possa viajar com o bando de Luffy? Pelo ao menos eu torço por isso.

Furuya: Espero que isso aconteça. Também quero que ele apareça mais e mostre bastante seu lado forte!

Yamaguchi: Somos dois!

Bem, quer dizer mais alguma coisa aos fãs?

Furuya: Sim. O arco Dressrosa está chegando ao clímax e Sabo terá um papel bastante ativo, então fique ligado!

Fonte: One Piece Podcast


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Felipe Augusto
Felipe Augusto
Tradutor profissional e redator com quase 10 anos de experiência. Crio conteúdo focado em animes e games desde 2015 no Geekdama.

Últimas