Kappei Yamaguchi, dublador do Usopp, iniciou em sua coluna no site oficial de One Piece uma série de entrevistas com os dubladores do anime sobre One Piece Film Gold.

O primeiro entrevistado é o próprio Kappei, que revelou vários detalhes sobre como é interpretar Usopp e fez diversos comentários sobre Film Gold.

One-piece-film-gold-kappei-yamaguchi-entrevista-2

***

Por favor, diga como se sentiu quando foi escalado para dublar Usopp.

Na verdade, eu havia feito o teste para dublar Luffy, mas não passei. Porém depois fui convidado para dublar Usopp, o que me deixou bastante surpreso. Eu lia o mangá desde quando ele começou a ser publicado e era um grande fã da obra, então fiquei feliz com o convite, mas… hesitei um pouco. Eu me perguntei, “Usopp?! Sério mesmo?”. Naquela época, eu não havia dublado muitos personagens como ele e, mesmo tendo lido o mangá, Usopp era o único personagem cuja voz eu não conseguia imaginar. Então creio que fui construindo o personagem conforme fui interpretando o papel. Agora, eu consigo entrar na personalidade do Usopp sem problemas.

Então, você foi gradualmente criando o Usopp ideal ao longo de todos esses anos interpretando o personagem.

Sim e não ao mesmo tempo. Afinal das contas, One Piece existe há bastante tempo. Uma vez Oda me disse que quando pensa nas falas do Usopp, ele imagina como eu as diria. Acho que influenciamos um ao outro.

One-piece-film-gold-kappei-yamaguchi-entrevista-3-usoppNa sua opinião, qual é o maior charme do Usopp?

Ele é o personagem mais humano. One Piece tem vários personagens sobre humanos, mas Usopp é o mais “normal” e próximo dos leitores. Crianças admiram personagens fortes como Luffy e Zoro, mas Usopp é o personagem com quem as pessoas mais podem se identificar. Ele é a ponte de liga o mundo de One Piece ao mundo real.

Qual é a sua frase favorita do Usopp?

Hmmm, há tantas, então é difícil escolher uma só, mas eu diria que é aquela de Water 7 na qual ele diz à Franky:

Eu já sabia de tudo isso! Eu sabia!!! Eu sabia que o Merry já era!!!

Achei isso marcante. Só em pensar que Usopp sabia que Merry não poderia mais velejar… é desolador, amo isso.

One-piece-film-gold-kappei-yamaguchi-entrevista-4

Qual é o seu ataque favorito do Usopp?

Isso também é difícil de escolher… meu golpe favorito muda de tempo em tempo. Antes, eu gostava do Usopp Wagomu, que é só um ataque para distrair (risos). Recentemente, estou curtindo o Midori Boshi: Impact Wolf. Ele está na abertura Hard Knock Days e ficou bem legal! Mas adoro todos os ataques do Usopp, porque eles são um reflexo do personagem naquele momento. Como quando ele usou um ataque meia-boca como o Ketchup Star em luta contra Luffy e disse “Esse é meu estilo de luta!!”. Tenho certeza de que isso refletia seu estado mental naquele momento.

Usopp realmente tem vários ataques.

Ele tem muitos! E estão todos armazenados na bolsa de Usopp junto com seus sonhos. A maior parte são sementes e ovos podres (risos).

Além de Usopp, há mais alguém que você gostaria de interpretar?

Recentemente, Fujitora me fez ter vontade de interpretar um personagem tão maduro e legal um dia. Digredindo um pouco da pergunta, ver Furuya interpretar Sabo me fez desejar poder ter sua abordagem ao atuar. E, seguindo pela mesma linha, também gosto de como Kamiya interpreta Law. Ah! Há um papel que eu quero interpretar! Um personagem secundário bem obscuro.

Você está falando do…?

Ele ainda não apareceu no anime, mas um personagem como Bariete, do Arco Zou (risos)? Tenho toda a intenção de estar no anime mesmo em episódios no qual Usopp não aparece!

One-piece-film-gold-kappei-yamaguchi-entrevista-5
Agora gostaríamos de lhe perguntar sobre One Piece Film Gold. Quais foram suas impressão ao ler o roteiro?

Strong World e Film Z tinham uma atmosfera muito próxima à do mangá, mas Film Gold é bem único. Acho que a história tem bastante originalidade. A ambientação moderna e sofisticada se parece com a de um filme de Hollywood e não se encaixa nos padrões de nenhum dos filme predecessores, então foi uma leitura revigorante.

Atualmente no anime, raramente vemos os Piratas do Chapéu de Palha reunidos, então como foi o processo de dublagem com todos trabalhando juntos novamente?

É muito divertido ter todos juntos! Me fez perceber que cada um de nós tem uma função única em One Piece. Mas também pode-se dizer que, com a tripulação dividida em dois grupos, é interessante observar como cada grupo tenta compensar a ausência dos demais tripulantes . Por exemplo, em Film Gold senti que, juntos, os nove Piratas do Chapéu de Palha ajudam a cobrir as fraquezas da tripulação, de alguma maneira. E quanto à dublagem, tudo ocorreu de maneira tão tranquila e natural que nem parecia que estávamos separados há tanto tempo. Mas quando conversávamos casualmente, às vezes passava pela minha mente que éramos novamente os Piratas do Chapéu de Palha.

Este filme tem um elenco convidado incrível.

Certamente! Não pude trabalhar com todos durante a dublagem, então espero poder apreciá-los genuinamente ao assistir o filme finalizado.

Qual será o momento de destaque de Usopp no filme?

Nos filmes anteriores, e também no anime, cada membro do bando luta contra um dos membros do time antagonista até Luffy enfrentar o chefão. As coisas serão um pouco diferentes desta vez. Creio que uma estratégica tática de batalha em equipe será satisfatória de se assistir.

One-piece-film-gold-kappei-yamaguchi-entrevista-6

Por favor, nos diga seus sentimentos em relação ao filme.

Com a duração dos episódios do anime, tanto o elenco quanto os fãs têm lidado com o Arco Dressrosa por mais de dois anos e meio. Mas isso pode fazer este filme parecer ainda mais revigorante. Com Doflamingo sendo tão dominador, estou certo de que os espectadores têm se sentido sufocados dentro da Gaiola agora. Film Gold é estonteante em vários níveis e é o meio perfeito para extravasar esta frustração de maneira esplendorosa (risos).

Por último, como se sente em relação a esta coluna?

Pude ir a tantos lugares diferentes e me diverti bastante graças à essa coluna. Tem sido um prazer imenso. Quando penso que tudo isso provavelmente só seria possível graças ao Usopp, fico ainda mais feliz por estar dublando o personagem.

Houve alguma cobertura da coluna que você achou particularmente marcante?

Várias delas. Pude ver o One Piece Premier Show antecipadamente na Universal Studios Japan, pude visitar o Baratie e o Tokyo One Piece Tower diversas vezes. Acho que o que mais me surpreendeu foi ser convidado para criar um comercial para o Tokyo One Piece Tower. E eu também amo colecionáveis, então me diverti com o Ura Zoukei Ou (uma das edições do campeonato de action figures Banpresto Figure Colosseum).

Há algo que você gostaria de cobrir no futuro?

Deixe me ver… gostaria de continuar cobrindo action figures. Mas para ser sincero, gostaria de aprender como fazer uma. E talvez fazer uma cobertura mais prática, com as mãos na massa!

Fontes: One Piece Podcast, One Piece Oficial