No dia 17 de julho, Suguru Sugita, o oitavo editor de One Piece, foi entrevistado no programa de rádio Gold Rush, apresentado por Ken Watanabe.

Sugita revelou algumas curiosidades sobre Eiichiro Oda, além dar detalhes sobre a rotina de criação de One Piece, inclusive em relação à duração do mangá.

***

É verdade que o autor Eiichiro Oda só revela o final de One Piece para seu editor?
Sim, é verdade. [Ele me contou] por telefone cerca de sete horas após eu me tornar seu editor. Ele me perguntou se havia alguém por perto. Eu que não e ele disse, “Tudo bem, não tem ninguém por aqui também, então vamos conversar”, e então ele me contou.

Qual a porcentagem da história que foi contada até o momento?
Ele me disse que a primeira parte da história, a parte antes do time-skip, era cerca da metade. O que dá cerca de 60 volumes, então talvez estejamos em 70%? Acho que ainda não chegamos em 80%. Mais ou menos isso.

É verdade que ele decidiu não escrever outra história tão longa depois que terminar One Piece?
Ele não decidiu, mas disse que provavelmente não seria capaz de escrever uma. Ele já tem feito isso por dezoito anos, então quantos anos ele terá quando tudo acabar? Acho que é mais uma questão de se ele conseguirá escrever outra série longa depois disso, realisticamente falando.

Quais são as regras que você deve obedecer ao trabalhar com editor de One Piece?
Ele me pediu para não dar muitas ideias. A razão por trás disso é que ele não se sente inclinado a desenhar as ideias de outras pessoas. Porque é sua própria história, ele quer desenhar suas próprias ideias. Além disso, ele quer trabalhar no mangá no mesmo nível que seu editor, então ele me pediu para não chamá-lo de Oda-sensei, e sim de “Oda-san”. E Oda-san também me chama, um editor novato de 26 anos, de “Sugita-san”. [Ele] também me pede para lhe dizer o que eu penso com sinceridade.

Quais aspectos de Eiichiro Oda você acha “ótimos”?
Claro que há o seu talento, mas o que me surpreendeu é quanto esforço ele coloca no mangá. Pode haver um dia em que eu trabalhe com um novo mangaká que tenha mais talento que Oda-san, mas não tenho certeza de que alguém se esforçará mais. Ele é uma pessoa que dorme somente duas ou três horas por noite e que sempre pensa em seu mangá. Ele não compromete a história. Quando ele acha que algo não é engraçado ou não irá surpreender os leitores, então ele procura outra coisa, e acho isso realmente incrível. Ele é a quintessência de um auteur de mangá.

Há também rumores de que sua renda anual excede ¥3 bilhões (cerca de 77,8 milhões de reais), mas o que ele gasta seu dinheiro?
Hmm, bem, aparentemente ele está gostando mesmo é de grelhar carnes ultimamente. Ele comprou um churrasco e convidou seus amigos e editores do mangá [atuais e os antigos] para comer em sua casa. Enquanto fazia o churrasco ele dizia coisas como “Estou deixando a carne descansar na grelha” ou “Vou grelhar mais uma vez!”. Oda-san também gosta de objetos físicos, então ele coleciona action figures de celebridades americanas e todo o tipo de coisa.

Então a casa dele é incrível também?
Sim. Oda-san frequentemente diz: “Eu quero ser o que o novos mangakás sonham em ser”. Por isso ele sempre brinca que mora em uma casa bem construída e compra coisas legais para que seus assistentes pensem “Aaah, eu deveria trabalhar duro e desenhar também!”

Por último, que tipo de diversão podemos esperar para One Piece no futuro?
Bem, agora que estamos na segunda metade da história, acho que haverão mais e mais capítulos relacionados à trama principal. Os Yonkou também aparecerão mais na história, então acho que vocês realmente irão gostar do que está por vir!

***

Confira também:

Editores de One Piece revelam como é trabalhar com Oda.
Entrevista com Kōhei Ōnishi, ex-editor de One Piece.
Editor de One Piece mostra os rascunhos iniciais de Oda.
Ex-editor-chefe da Weekly Shonen Jump fala sobre a rotina de criação de One Piece.

Fonte: One Piece Podcast

Siga Geekdama nas redes sociais!