Akira Toriyama, o lendário mangaká autor de Dragon Ball, faleceu no dia 1º de março de 2024, aos 68 anos.
A confirmação de sua morte foi dada na madrugada desta sexta-feira (8) no Twitter oficial de Dragon Ball.
Logo em seguida, Eiichiro Oda, criador de One Piece e imenso admirador de Toriyama, publicou uma carta lamentando o ocorrido.
Confira a seguir, em tradução livre.
É muito cedo.
O vazio é muito grande. A tristeza toma conta de mim quando penso que nunca mais o verei.
Eu o admiro muito desde criança, então me lembro do dia em que ele me chamou pelo nome pela primeira vez. Lembro-me que eu e Kishimoto [autor de Naruto] ficamos muito felizes no caminho para casa no dia em que você usou a palavra “amigo” para nós dois.
Também me lembro da última conversa que tivemos.
Sou da época em que os leitores de mangás eram considerados bobos, mas ele [Toriyama] também criou uma era em que adultos e crianças podiam gostar de ler mangá. Ele nos mostrou o sonho de que o mangá pode se espalhar pelo mundo. Foi como assistir a um herói em sua jornada.
A empolgação e a emoção da época da publicação de Dragon Ball deve ter se enraizado na infância não somente de mangakás, mas também de criadores de vários indústrias. Sua existência é como uma grande árvore.
Para os artistas de mangá de nossa geração que trabalharam na mesma época que ele, as obras de Toriyama se tornaram mais importantes para mim à medida que me aproximava do mesmo palco. Até senti medo. Mas estava feliz por ver aquele homem elusivo novamente. Porque o amamos como todas as nossas forças.
Com respeito e gratidão pelo mundo criativo que ele deixou para trás, rezo para que ele descanse em paz.
Que o céu seja o mundo alegre que ele imaginou.