Horas após a publicação dos spoilers do mangá 1045 de One Piece nesta terça-feira (29), surgiram na internet diversas imagens em boa qualidade da luta de Luffy contra Kaido.

O vazamento das páginas do mangá é comum pouco depois dos spoilers completos do capítulo da semana, mas neste caso além de aparecerem mais cedo, o material estava limpo demais. Não eram as usuais fotos da revista, em baixa qualidade, as chamadas raws (literalmente “cru” em inglês, ou seja, sem edições e limpeza dos quadros).

E isso pode acabar sendo um problema. De acordo com Redon, um dos principais informantes de spoilers de One Piece, estas imagens são do site MangaPlus e poderiam acarretar em ações legais da Shueisha, a editora japonesa da Weekly Shonen Jump, a revista onde One Piece é publicada.

Nas palavras de Redon:

Eu apaguei todas as imagens vazadas. Não deixem que ninguém mais as publique, por favor.

O motivo é muito simples: são imagens dos raws oficiais da Shueisha (neste caso dos editores dos capítulos do MangaPlus) e vazaram ilegalmente. Nós não queremos problemas com a Shueisha, então é melhor não postá-las no fórum.

Desta vez não são fotos ou scans da revista. Isso aqui é muito mais sério. Eu não sei quem foi o anormal que as vazou, mas entre esta e a semana passada, no final a Shueisha vai acabar agindo e eles vão ferrar com todos nós…

MangaPlus é o aplicativo da Shueisha que disponibiliza os últimos capítulos do mangá de One Piece de forma oficial e em português aos domingos.

O próprio Reddit de One Piece, que costuma publicar as imagens em raw, soltou este aviso:

Você pode comentar sobre as páginas vazadas se quiser, mas não as compartilhe aqui. Aguarde a versão física do raw [ou seja, fotos da revista] de One Piece vazar antes de compartilhar imagens do capítulo 1045.

Tá, mas o que tudo isso significa?

Em resumo, há uma diferença grande entre o conteúdo que é fotografado ou digitalizado da revista impressa (que então é limpo e traduzido) e as imagens internas da própria editora japonesa, que deveriam ser usadas apenas entre os funcionários e podem acarretar em problemas legais.

Considerando a potencial seriedade deste vazamento, não publicaremos estas imagens e recomendamos que quem as viu não divulgue em fóruns ou comentários. Uma ação energética da Shueisha pode inibir os informantes de spoilers e comprometer os vazamentos futuros de One Piece.

Quanto aos raws, os divulgaremos normalmente assim que surgirem, provavelmente nesta quinta-feira (31).

Fonte Reddit

Siga Geekdama - One Piece BRASIL nas redes sociais!