Em cartaz desde o dia 7 de outubro, One Piece Super Kabuki II, adaptação teatral de One Piece cujo enredo é baseado em Impel Down e Marine Ford, é um projeto no qual o mangaká Eiichiro Oda vinha trabalhando desde o ano passado.

No programa da peça há uma mensagem do próprio Oda no qual o criador de One Piece fala um pouco sobre a peça.

Não é possível determinar o dia em que o que chamamos de “mangá” foi criado, mas caso apontemos Giga como a origem do mangá, então podemos notar que artistas já faziam desenhos com diálogos nos períodos Heian e Edo. Eles eram usados para retratar cenas cômicas. Acredito esse “absurdos” são a essência do que é mangá. Comecei a desenhar One Piece para que fosse um meio para as crianças se distraírem em seu tempo livre, mas nos últimos anos, One Piece foi aceito nas vidas de pessoas de todas as idades e demografias, ultrapassando fronteiras. One Piece é sobre as aventuras de um bando pirata.

Então temos o kabuki, uma forma de arte tradicional da qual o Japão se orgulha. Esta é a imagem que temos do kabuki, mas não obstante, foi algo originalmente criado para as massas, uma forma de arte composta que tem suas raízes nas encenações sobre os Kabukimono* que se rebelaram contra as normas do mundo.

Para ser sincero, atores de kabuki se parecem muito com piratas na minha opinião. Por muitos anos, se dizia que os dois são culturas completamente incompatíveis e opostas, mas como esses “piratas que na verdade são kabukimono” no centro dessa peça, essas duas culturas [dos piratas e do kabuki] podem, na verdade, se integrarem muito bem. Mas deixo para que vocês julguem isso por si mesmos.

Este incrível elenco, com a participação de En’nosuke Ichikawa, realmente traz esse mundo à vida. Tome cuidado, porque agora você está entrando no oceano durante a Grande Era dos Piratas.

Espero que você goste.

Eiichiro Oda

O espetáculo ficará em cartaz até 25 de novembro no teatro Shinbashi Enbujo, em Tóquio, e seguirá para Osaka em 2016.

* gangues de ex-samurais surgidas entre o final da era Muromachi e o início do perído Edo.

Fonte: One Piece Podcast

Siga Geekdama nas redes sociais!