Merle Dixon – violência é paga com violência

em

Acabou que a morte de Merle se tornou um dos eventos mais emocionantes e carregados da temporada. Seu ataque preciso aos homens do Governador, a maneira como compôs sua estratégia e, sozinho, conseguiu eliminar inúmeros capangas de Philip foi memorável.

Apesar de seus motivos não terem se tornado óbvios, era implícito que a mensagem que Dixon queria passar era “Isso é por ter me transformado num assassino”. Pois foi exatamente o que o Governador fez. Merle tinha já uma predisposição à violência, ele veio de uma vida conturbada, de um pai violento que o obrigou a abandonar a família. Mas o Governador pegou todo este rancor, a maneira ácida de Merle se comportar, como se descontasse em todos um fragmento das suas frustrações, e potencializou. De um encrenqueiro preconceituoso, trouxe à tona um assassino eficaz.

Mas é claro que as escolhas pesam, e Merle também se permitiu seguir este caminho. Ele próprio admitiu não ter ciência de porque fez o que fez, ou talvez apenas estivesse mentindo para Rick e para si mesmo ao afirmar que não sabia, quando na verdade tudo o que ele precisava era extravasar.

Violência é paga com violência. Merle podia ser um ótimo lutador, com habilidades extraordinárias, mas o número de campanhas em cima dele acabou derrotando-o. E somando-se à fúria final com que o Governador o atacou, nada realmente poderia restar dele.

Talvez nem se o páreo tivesse sido apenas entre Dixon e Philip as coisas fossem diferentes. É difícil prever, mas Merle já estava com suas convicções abaladas. Estava como nunca antes esteve na série: quase aberto e quase acessível. Nas palavras de Michonne, ele não teve um recomeço apenas porque não quis realmente. Ou talvez por não ter sido capaz de tomar a decisão sozinho.

E entre as suas habilidades e incapacidades, na trilha de sangue que acabou deixando desde que surgiu e ressurgiu, o destino de Merle provavelmente não pudesse ser outro além da morte. Ele deixou para trás um grupo defasado, que para esta última batalha, precisava dele. E também um irmão mais novo, bem-intencionado, mas que acabou em dor pela perda.

Dor esta que pode ser convertida em fúria. Quem sabe?

Merle estava claramente com os ânimos aflorados, suas atitudes foram precipitadas, mas no fundo, talvez o que ele quisesse nem fosse sobreviver, mas levar o Governador consigo. Pena que tenha falhado. Mas uma questão fica, além de Daryl, alguém mais irá lamentar sua morte?

Twitter icon 2Facebook icon 1

- Advertisment -