SPOILER ALERT: Este artigo contém spoilers do 9º episódio da 5ª temporada de The Walking Dead, “What Happened and What’s Going On”.

Por algum tempo achei Tyreese confuso. Em outro acreditei que ele era bom demais para um mundo pós apocalipse, e que apenas não tinha perdido a humanidade e empatia com o próximo. Porém certas coisas não batiam para classificá-lo dessas duas formas. Algumas atitudes de Tyreese eram contraditórias.

Tyreese foi completamente egoísta ignorando Sasha quando a mesma estava quase morrendo devido a gripe. O foco dele estava na morte de Karen. Em um primeiro momento ele até se negou a ir com o grupo buscar medicamentos. E ao acompanhá-los, com o carro cercado por walkers, Tyreese atrasou o grupo quase os colocando em risco.

Tyreese ameaçou Rick, o agrediu e exigiu que o mesmo tomasse a frente investigando a morte de Karen, pois queria justiça. Rick se viu obrigado a expulsar Carol do grupo, com medo do que Tyreese poderia fazer ao descobrir a verdade. Nós também tínhamos a mesma visão de Rick, Carol provavelmente correria risco caso voltasse. Mas quando o mesmo ficou cara a cara com Carol, essa assumindo as mortes e dando-o livre direito de decidir o seu destino, Tyreese a perdoou…

Ato nobre? Não a meu ver…

Tyreese-bolado

Digo que Tyreese é covarde e fraco. E digo que foi o mais covarde de todos os personagens que já passaram pelo grupo de Rick. Ele não é o covarde típico como Eugene, que possui apenas medo de morrer por não possuir habilidades em combate. Não seria o caso.

Tyreese é covarde por não querer sujar as mãos. Tyreese é covarde porque queria que os outros fizessem todo o trabalho sujo e resolvessem os problemas por ele. Ele não deseja tomar decisões e não deseja ter iniciativa de fazer nada que possa abalar seu emocional. Com essa base, isso explica muitas coisas a meu ver…

Tyreese não queria matar walkers na cerca, e descobriu que sair para buscar suprimentos também era algo extremamente incômodo a ele. Me pergunto até hoje, se esses trabalhos seriam agradáveis para qualquer um deles.

Quando Carol resolveu matar Lizzie, não vimos resistência de Tyreese. O mesmo Tyreese que não matou o canibal que dizia não ter problema algum em quebrar o pescoço de Judith. Isso é um tanto contraditório, sendo que em ambos os casos Judith corria risco.

Mas a diferença é que não foi ele que matou Lizzie, e sim Carol. Se Carol estivesse na cabana e matasse o canibal que ameaçou Judith, provavelmente também não veríamos resistência de Tyreese ao ato.

Tyreese (chad coleman) e lizzie samuels (brighton sharbino) no 14º episódio da 4ª temporada de the walking dead.

Tudo gira em torno de não ter sido ele! Total isenção, nenhuma obrigação, responsabilidade ou comprometimento… Esse era Tyreese!

Talvez, se ele não estivesse envolvido diretamente no plano de invasão do Rick ao hospital, a idéia de Rick não seria contestada.

Talvez, se ele fosse um dos que tiveram que matar os canibais (Rick, Sasha, Michonne e Abraham), ele contestasse o plano de emboscada, inventando como desculpa uma alternativa mais “humana”.

Mais exemplos?

Bastou Carol chegar e encontrá-lo com as crianças no caminho para Terminus, que simplesmente ele fez o que sabe fazer de melhor… Deixou ela tomar todas as decisões, tornando-se a quarta criança a ser cuidada. O que de certa forma foi muito bom, afinal, uma pessoa que larga duas crianças cuidando de um bebê, no meio da floresta, é porque não está dando a devida importância para a essa responsabilidade.

Em minha opinião este foi o Tyreese da série. Era fraco e covarde ao seu modo. Um homem grande, alto e forte, que dependia mais que ninguém do grupo para evitar o mundo caótico em que vivia… Porém, não acrescentava ou tentava aliviar o fardo de nenhum de seus companheiros, sujando as mão quando necessário. E infelizmente, em The Walking Dead isso se faz necessário.