Recentemente os fãs da série de TV de The Walking Dead têm visto muitas informações sobre um novo personagem, cuja promessa é de abalar totalmente a vida de Rick e os outros sobreviventes: Negan.
Já vimos quem interpretará o personagem – o ator Jeffrey Dean Morgan. Também temos material vazado mostrando sua suposta primeira aparição, que provavelmente será no episódio final da 6ª temporada, que deve ir ao ar no dia 3 de abril de 2016.
Ou seja, ainda temos um bom caminho até sua estreia, apesar das primeiras dicas terem sido dadas no 6º episódio, no encontro de Daryl e Dwight, e as cenas pós-créditos do 8º episódio terem mostrado a primeira menção de seu nome.
Mas enquanto alguns fãs ficaram animados, muitos outros ficaram confusos por não terem ideia de quem é Negan. Como a série de TV de The Walking Dead é baseada em uma história em quadrinhos, aqueles que não tiveram a oportunidade ou interesse de ler não estão cientes da relevância do personagem para as próximas tramas.
Nesta matéria apresentamos um resumo de quem é Negan, os Salvadores e os principais acontecimentos (e mortes) ao redor do personagem. A série de TV não segue a risca os acontecimentos dos quadrinhos, mas a toma como base. Ou seja, há diversos spoilers abaixo.
Um Mundo Maior
Após muito tempo na estrada, Rick e os outros finalmente encontram um lar em Alexandria. E ao superarem os eventos do arco “Sem Saída”, onde zumbi invadem a comunidade (que está sendo adaptada para a TV ao longo da 6ª temporada), o desenvolvimento do espaço avança como nunca.
Pouco depois eles descobrem que há outras comunidades se desenvolvendo e Rick começa a se inspirar para planejar a reconstrução da sociedade. Em suas próprias palavras, “deixar de sobreviver para finalmente começar a viver”.
A primeira comunidade que Rick tem contato é a de Hilltop (Alto do Morro), cujo representante é um homem que atende pelo apelido de Jesus, que propõe uma relação comercial entre os dois grupos. Hilltop tem comida de sobra para oferecer, enquanto Alexandria poderia entrar com roupas ou mesmo armas.
Armas realmente seriam algo que Hilltop se mostrou disposta a negociar, pois Jesus revela que eles não possuem munição, tendo que se defender apenas com armas brancas, como lanças. E conforme foram conhecendo os novos parceiros, Rick e os outros descobrem que eles são ameaçados por um grupo que se autodenomina Os Salvadores.
Algo a Temer
Liderados por Negan, os Salvadores seguem a velha tática opressora de oferecer segurança (contra eles mesmos) em troca de parte de tudo o que é produzido em Hilltop, como alimentos, remédios, roupas e matérias-primas.
Ciente da situação, Rick se oferece para acabar com a ameaça em troca de provisões. Alexandria e Salvadores têm seus primeiros confrontos, com Rick acabando com um grupo de Salvadores motoqueiros (em uma situação bem parecida com a cena pós-créditos da mid-season finale da 6ª temporada).
Os Salvadores contra-atacam e a primeira baixa é Abraham, morto por Dwight com uma flecha que atravessa seu olho. A próxima morte é causada pelo próprio Negan, sendo provavelmente a mais brutal até então em The Walking Dead…
A primeira aparição de Negan
Negan fez sua primeira aparição na edição 100 dos quadrinhos de The Walking Dead, ao montar uma emboscada na estrada contra o grupo de Rick. O grupo foi cercado e rendido por dezenas de Salvadores.
Seu plano não era matar todos, mas deixá-los aterrorizados, sem esperanças e incapazes de continuarem a resistir. Negan ressaltou que não poderia matar Rick naquele momento, pois isso transformaria o líder de Alexandria em um mártir. Desmoralizá-lo seria muito mais eficaz. Portanto apenas uma pessoa precisava ser morta, na frente dele e de todos os outros.
O beijo de Lucille
Além de se apresentar, Negan fez questão de mostrar a todos sua “fiel companheira” Lucille. Um bastão de basebol coberto com arame farpado que é tratada pelo vilão como se fosse uma pessoa de verdade.
Negan faz questão de se mostrar sádico e imprevisível. Ao invés de simplesmente pegar uma vítima, todos foram obrigados a ficar enfileirados para uma rodada de uni-duni-tê. O escolhido foi Glenn.
Com todos sendo obrigados a ver, inclusive sua esposa grávida Maggie e Sophia, que havia se tornado a filha adotiva deles, Negan começou a aplicar a sentença, espancando Glenn até a morte, esmagando seu crânio. Uma violência extrema até mesmo para os quadrinhos.
Com o recado dado, os outros sobreviventes foram liberados. Rick e os outros foram largados com o corpo estraçalhado de Glenn e Alexandria havia se tornado parte da rede de comunidades comandadas por Negan. E nas edições seguintes Rick parece realmente ter se rendido ao terror de Negan, causando a fúria de seus amigos e sofrimento a todos os sobreviventes da comunidade.
Personalidade de Negan
As duas características que mais se destacam em Negan são seu extremo deboche e o discurso carregado de palavrões, sempre que possível.
O deboche não se limita às comunidades controladas, mas também a seus próprios capangas. No final das contas, até mesmo os Salvadores são oprimidos por Negan. Somado à inconstância de suas ações, seus passos são imprevisíveis. Quanto aos palavrões, Negan aparenta ter uma criatividade ilimitada para praguejar, inventando variações de palavras e situações de baixo nível.
Ainda assim Negan faz questão de deixar claro que tem seus códigos de honra. Estupro não é permitido entre os Salvadores, inclusive com reféns. Contudo, Negan tem seu próprio harém, onde diversas mulheres estão permanentemente à sua disposição – inclusive a esposa de Dwight.
Por conta de tudo isso, ao mesmo tempo que Negan é o principal desafio de Rick Grimes, ele também se tornou um dos personagens mais populares. Será que o ator Jeffrey Dean Morgan fará uma adaptação à altura?
***
Na segunda parte da matéria veremos mais detalhes de Negan e os Salvadores e como Rick fará seu contra-ataque, que acarretará em uma guerra entre quatro grupos de sobreviventes.
Ainda tem dúvidas sobre Negan? Compartilhe conosco nos comentários e colabore com o desenvolvimento deste guia!