O colunista do site TV Overmind, Kevin Fitzpatrick , fez um comparativo detalhado entre Nebraska, oitavo episódio de The Walking Dead, com os acontecimentos equivalentes dos quadrinhos.

ATENÇÃO: Pode conter spoilers da HQ.

OH, AQUELA CAROL AMALUCADA

TV: Compreensivelmente devastada pela revelação da morte Sophia, Carol parece se desequilibrar um pouco mentalmente se recusando a comparecer no funeral de sua filha e depois despedaçando num ataque de fúria a Rosa Cherokee que Daryl lhe deu anteriormente como um sinal de que tudo estaria bem com a garota.

HQ: Nós nunca somos informados de muita coisa sobre a vida de Carol antes da infestação zumbi, mas sabemos que ela não tinha uma boa relação com o marido. Ainda sim, mesmo com sua filha viva e saudável, a Carol da HQ mostrou diversos sinais de estresse depois de ter flagrado uma traição do seu amante pós-apocalíptico, Tyreese, chegando mesmo a propor um “casal de três” para Lori e Rick. Aparentemente rejeitada por todos os lados, o estresse de Carol acaba por dominá-la até que ela, digamos, “decide cair fora”. A versão da AMC poderia  levá-la a um destino semelhante?

PARECE QUE VOCÊS NÃO ACERTARAM UM DELES

TV: Quando a poeira baixa no “massacre do celeiro”, a jovem Beth, dominada pela dor, vai em direção a sua mãe zumbificada ao lado de Maggie, e descobre que ela não foi atingida na cabeça. Maggie consegue se esquivar do zumbi e Beth quase é atacada antes que Andrea consiga acertar a cabeça da mulher.

HQ: Nos quadrinhos, a esposa de Hershel havia morrido alguns anos antes. Além disso, os zumbis escaparam do celeiro durante uma tentativa desastrosa de colocar mais um zumbi lá dentro. O incidente causou a morte de alguns dos filhos de Hershel pelos “mortos-vivos”, além disso, nos quadrinhos, uma vez que os sobreviventes acabaram com os zumbis, não houve nenhum “segundo susto” típico de filmes de terror como houve na série.

HERSHEL EXPULSANDO O PESSOAL DA FAZENDA

TV: Obviamente perturbado pelo incidente no celeiro e o comportamento selvagem de Shane, Hershel o manda embora de suas terras, mas o tempo dirá se o valentão tem qualquer respeito pela vontade do fazendeiro.

HQ: Nos quadrinhos, Rick era a pessoa que Hershel mais queria afastado da fazenda, e sua arma fazia a situação no geral bem mais ameaçadora, mas sua ordem era mais baseada em sua dor pela perda de alguns de seus filhos no incidente do celeiro e na presunção de Lori e Rick de eles pudessem ficar na fazenda permanentemente.

O AMADURECIMENTO DE CARL

TV: Lori sente que Carl pode estar perdendo sua humanidade quando ele diz que seu pai estava certo em atirar em Sophia por ela ter se tornado um zumbi, e que ele teria feito o mesmo caso fosse necessário.

HQ: A Lori dos quadrinhos também tinha suas preocupações em ver Carl crescendo naquele mundo, mas ela nunca viu algo tão traumático quanto Carl perdendo Sophia, que era a namoradinha de Carl e a única sobrevivente de sua idade. É claro, Carl teve que fazer várias decisões difíceis mais tarde, mesmo a respeito de sua amizade com Sophia.

O FUNERAL

TV: Embora Carol decida não comparecer, os sobreviventes fazem um funeral para Sophia e para os familiares de Hershel, e depois queimando os corpos dos outros zumbis.

HQ: Praticamente igual! Embora, é claro, Sophia não havia morrido e os sobreviventes dos quadrinhos queimaram os cadáveres ao fundo do local do enterro da família de Hershel, enquanto na série os dois funerais foram separados.

O AMIGO ESPECIAL DE HERSHEL

TV: Quando suas crenças caem por terra e ele observa metade de sua família zumbificada ser alvejada pelos sobreviventes no celeiro, Hershel pega um velho cantil de sua gaveta, e quando a bebida acaba ele vai até a cidade reavivar seu alcoolismo num bar local.

HQ: Nos quadrinhos nunca é mencionado algum problema de Hershel com bebida, mas certamente ele tem um colapso nervoso após os eventos do celeiro.  Ele não somente surta no celeiro e no funeral, como também questiona sua própria estabilidade mental após quase matar Rick num acesso de raiva.

CONSEQUENCIAS EMOCIONAIS

TV: Inesperadamente, Beth Greene tem alguma espécie de ataque em consequência ao incidente no celeiro. Ela permanece em um choque catatônico com o pulso acelerado enquanto seu pai não está por perto para ajudá-la.

HQ: A família Greene parece ter um histórico médico de catatonismo, ou um pendor para tragédias, dependendo da perspectiva. Durante o tempo na prisão, uma tragédia quase colocou a família inteira num transe de imobilidade, e com razão!

AS INCERTEZAS DE GLENN SOBRE MAGGIE

TV: A caminho da cidade para resgatar Hershel, Glenn confessa que Maggie diz amá-lo, mas ele tem dúvidas sobre isso devido ao pouco tempo em que eles se conhecem. Numa conversa anterior com Maggie ele também expressou dúvidas sobre ficar na fazenda, embora Rick insista que Maggie sabe como ela se sente e Glenn deveria aproveitar enquanto pode.

HQ: A conversa em Nebraska toca em algumas conversas similares dos quadrinhos, embora nesse caso Glenn informa a Rick seus planos em permanecer na fazenda com Maggie, nunca duvidando no amor que sentem um pelo outro.

ALGO PARECE DIFERENTE

Só uma pequena implicância com detalhes, mas… não deveriam haver zumbis numa apocalipse zumbi? Paragens rurais são realmente mais vazias, mas em uma cidade totalmente zumbificada haveria um ou outro zumbi cambaleando pelas ruas, mesmo à distância. É claro, o único zumbi ativo que vemos durante todo o episódio parece estar atravessando a estrada quando… ei, falando nisso…

HABILIDADES DE LORI COMO MOTORISTA

TV: Ao invés de esperar Rick e Glenn voltarem com Hershel, Lori tenta sem sucesso fazer com que Daryl vá atrás deles, então ela decide pegar uma arma e dirigir para a cidade sozinha. No entanto, a uma curta distância da fazenda ela atropela um zumbi extraviado e capota para fora da estrada. Afff, a Lori é a pior.

HQ: Por que alguém faria isso? Felizmente, a Lori dos quadrinhos era esperta o suficiente para não flanar em busca de Rick (que nem ao menos estava fora por muito tempo) e poderia ter evitado capotar para fora da estrada por causa de um único zumbi.

 HERSHEL AINDA CULPA RICK

TV: A despeito do fato de que Shane ter aberto o celeiro e eliminado boa parte dos zumbis, Hershel ainda culpa Rick pelos eventos das últimas semanas e pela perda de Otis, acusando Rick de ser como uma praga na fazenda dos Greene.

HQ: Embora ele chegue à essa conclusão de modo diferente, até mesmo admitindo que o que aconteceu no celeiro estava certo, o Hershel dos quadrinhos realmente acreditou que Rick e seus grupo havia sido responsável por todos os danos ao modo de vida de Hershel.

EI, AMIGOS NOVOS

TV: Tendo sua conversa interrompida no bar, Rick, Hershel e Glenn fazem amizade com os também sobreviventes Dave (Michael Raymond-James) e Tony (Aaron Muñoz), que se enturmam com alguns gracejos amigáveis, antes de tentar rapidamente descobrir a localização da fazenda. Quando os coisas ficam hostis… bem, vamos dizer que não veremos mais esses caras.

HQ: Nem Dave nem Tony aparecem nos quadrinhos, mas suas atitudes de tomarem pela força lugares melhores para se viver é algo com que os sobreviventes vão se deparar no decorrer dos anos. Eles nunca tiveram que defender a fazenda de Hershel do interesse alheio, mas sua próxima morada será desejada por todos…

VOCÊ MATA, VOCÊ MORRE

TV: Certamente parece que Rick está aprendendo que terá que fazer escolhas difíceis como líder! Sem pensar duas vezes, ele nega acesso à fazenda para Dave e Tony e friamente atira nos dois no momento em que Dave tenta pegar sua arma. Naquele momento, Hershel não parece ter objeções.

HQ: Nos quadrinhos, Rick certamente não hesita em puxar o gatilho para pessoas que ameaçam ele ou sua família, mas levou bem mais tempo para ele ficar calejado até chegar a esse ponto. De fato, inicialmente Rick acreditava no código “Você mata, Você morre”, que significava que qualquer sobrevivente que tentasse ferir os vivos deveria sofrer pena de morte. Talvez ainda ouviremos essa frase icônica antes do fim da temporada.

Fonte: TV Overmind
Tradução e adaptação: Kelly Ribeiro

Siga Geekdama nas redes sociais!