Em maio de 2015 o portal TheWalkingDead.com.br completa cinco anos no ar! Confira a nossa trajetória ao longo de meia década de existência:

Como tudo começou?

Em meados de 2010 o Orkut ainda estava em seus dias de glória. Dentre as milhares de comunidades com fóruns de discussões, havia duas ou três de The Walking Dead. Com algumas poucas dezenas de membros ativos, a movimentação era tímida e se limitava às discussões mensais das publicações dos quadrinhos, que atrasavam com frequência. Naquela época faltavam cinco meses para a estreia da série de TV e quase ninguém sabia o que era The Walking Dead. Os fãs encaravam a ideia de uma adaptação para a TV com um misto de animação e receio.

Totalmente sem pretensões, tivemos a ideia de montar um site com sistema de leitura online dos quadrinhos, para facilitar a discussão dos episódios nas comunidades do Orkut. A ideia foi bem aceita e na época conseguíamos cerca de 10 a 20 visitantes por dia.

Obs: A leitura online há muito tempo não é mais divulgada por nós, devido à solicitação da editora que publica os quadrinhos no Brasil. Atualmente somos um portal exclusivo de notícias e discussão sobre a franquia The Walking Dead.

A estreia da 1ª temporada

the-walking-dead-template-01
O primeiro layout do The Walking Dead Brasil, em 2010. A série de TV ainda não existia, o papo era só sobre os quadrinhos.

Conforme o final de 2010 se aproximava, o volume de visitas aumentava consideravelmente. Assim que série estreou, rapidamente se tornou um sucesso, fazendo as visitas pularem para a casa de milhares. Vários novos fãs chegavam a cada hora, sedentos por novas informações e sendo apresentados à HQ, sem saber que fora a partir dela que a série se originou.

O site sofreu bastante na ocasião, por estar em uma hospedagem mais simples, compartilhada. Após seis turbulentas semanas de instabilidade, finalmente a 1ª temporada chegava ao seu fim e as visitas foram gradativamente diminuindo. Mas apesar do frenesi inicial ter passado, novos fãs continuavam surgindo diariamente. A partir daí começamos a desenvolver conteúdo para a série.

Redefinindo para a 2ª temporada

the-walking-dead-template-02
O segundo layout do The Walking Dead Brasil, em 2011. Formato de blog, com mais opções.

Com o final da primeira temporada, o segundo semestre de 2011 foi super movimentado no universo de The Walking Dead. E para o site também. Começamos a realmente nos tornar fãs da série de TV (após o período inicial de rejeição que todo bom hipster passa) e a apreciar os dois universos paralelos que foram criados para Rick Grimes e os sobreviventes.

Desenvolvemos um novo layout do site e um novo sistema para a leitura online. Conseguimos parcerias, conhecemos muitas pessoas legais, passamos por outras que criaram casos sem motivos, criamos o nosso fórum, que também fala de séries em geral, uma Wikipedia da série, fizemos várias promoções e começamos a juntar um público muito divertido nas redes sociais. Tudo isso antes da estreia da 2ª temporada.

Crescimento ao longo das temporadas

the-walking-dead-template-03
O terceiro layout do The Walking Dead Brasil, em 2011. Total reformulação, em uma estrutura de portal de notícias.

Migramos para um servidor dedicado para suportar os crescentes acessos. Durante as temporadas seguintes, novos recordes: mais de 60 mil sobreviventes acessando o site por dia durante a exibição da 2ª temporada, e picos de mais de 100 mil por dia na e 4ª temporadas. Mesmo no período de hiato entre temporadas as visitas são enormes, mais de 20 mil por dia.

A 5ª temporada nos trouxe novos recordes de audiência, com picos de mais de 250 mil visitas diárias e quase 10 mil usuários online simultaneamente. Foram praticamente 40 milhões de visitas ao longo destes 5 anos.

the-walking-dead-s05e16-pico

Atualização: estes recordes foram ultrapassados com folga durante a 6ª temporada. Confira!

Quais foram os artigos mais lidos?

O que atraiu tantos fãs? Compilamos alguns dos artigos mais lidos e discutidos na história do site. Clique nos links para acessar as matérias :

15. A morte de Beth na 5ª temporada causou furor de seus fãs, que chegaram a fazer um abaixo-assinado pelo retorno da personagem. Como Beth poderia voltar?

The-Walking-Dead-5-Temporada-S05E08-Beth-Greene-Daryl-Dixon

14. Como era o elenco de The Walking Dead antes da série?

the-walking-dead-elenco-antes-da-fama
13. Robert Kirkman diz saber exatamente como será o final de The Walking Dead.

the-walking-dead-sdcc2014-ew-03-robert-kirkman
12. Sensual ensaio fotográfico de Lauren Cohan para a revista Maxim.

Lauren Cohan em ensaio para a revista Maxim
11. Norman Reedus fala sobre a morte de Daryl Dixon.

The Walking Dead 5 Temporada Bastidores S05E01 Norman Reedus Daryl Dixon

10. Robert Kirman revela a orientação sexual de Daryl Dixon.

The-Walking-Dead-5-Temporada-Norman-Reedus-Daryl-Dixon-EW

9. Robert Kirkman revela seu maior arrependimento em The Walking Dead.

Robert Kirkman, criador de The Walking Dead

8. Fear The Walking Dead: 5 coisas que sabemos sobre a nova série.

fear-the-walking-dead-logo

7. Curiosidades sobre a final da 5ª temporada de The Walking Dead.

the-walking-dead-5-temporada-parte-2-poster-capa

6. Produtora de The Walking Dead explica o porquê de Judith ainda estar viva.

The-Walking-Dead-5-Temporada-Rick-Carl-Judith

5. Produtor da série fala sobre a doença que se alastrou a prisão na 4ª temporada.

Zumbis com sangue nos olhos

4. Lori aparece como zumbi em cena excluída da 3ª temporada de The Walking Dead.

Lori aparece como Zumbi em cena excluída da 3ª temporada de The Walking Dead

3. 1º trailer de Fear The Walking Dead.

fear-the-walking-dead-nick

2. Trailer legendado da 5ª temporada de The Walking Dead.

the-walking-dead-5-temporada-trailer-07

1. The Walking Dead é um sonho de Rick durante seu coma? Kirkman comenta!

the-walking-dead-rick-coma-sonho

O que vem a seguir?

Acreditamos que estes primeiros cinco anos foram apenas o início e que o melhor ainda está por vir. Temos muitas ideias sendo encaminhadas e continuaremos com o trabalho de trazer notícias, criar espaços para discussões, promover eventos, novas ideias, parcerias e divulgar cada vez mais a série no Brasil.

2015 promete ser um ano incrível para The Walking Dead. A franquia continua se expandindo, com a 6ª temporada, a estreia da nova série, Fear The Walking Dead, e a continuação da reconstrução a sociedade nos quadrinhos. Além disso há mais livros e video games a caminho.

Estamos sempre abertos a sugestões, críticas e novas parcerias. Entre em contato conosco ou faça parte do site!

Quando e como você conheceu o The Walking Dead Brasil?

Siga Geekdama nas redes sociais!