O site The Walking Dead Brasil (TheWalkingDead.com.br) comunica que a partir desta quarta-feira, 23 de abril de 2014, não mais fará as traduções feitas de fãs para fãs dos quadrinhos de The Walking Dead, por solicitação direta da Editora HQM, responsável pela publicação da obra no Brasil.

As traduções realizadas, assim como todas as edições anteriores, não estarão mais disponíveis para leitura no TheWalkingDead.com.br, que se limitará a divulgar as novidades, prévias, traduções e criar análises, como portal de notícias especializado na obra. O site não divulgará nem incentivará a aquisição por meios não-oficiais da obra de Robert Kirkman, nem de nenhuma outra. Todo o conteúdo veiculado neste espaço será para fins informativos e discussão.

Por que traduzimos The Walking Dead para o português

the-walking-dead-hq-106

O The Walking Dead Brasil começou em 2010 como um fã-site sobre os quadrinhos, antes mesmo do início da série de TV. Ao longo destes quatro anos vimos a franquia crescer e sempre apoiamos a leitura e aquisição da obra original, apesar de toda a dificuldade de encontrá-las.

Todas as traduções disponibilizadas foram feitas de fãs para fãs, sem fins lucrativos, visando difundir ainda mais a obra no Brasil, que teve um início bem tímido. Agradecemos, portanto, todos os que acompanharam e participaram deste projeto, seja com elogios, sugestões ou críticas.

Atualização: Por outro lado, nos sentimos bastante desapontados com a reação de alguns fãs, que nos julgaram como “covardes”, “ingênuos” e outros adjetivos pouco aprazíveis. Estamos tão chateados quanto todos por não podermos disponibilizar mais as traduções. Para os que acham que deveríamos simplesmente passar por cima da editora HQM, eis alguns esclarecimentos:

1) A editora HQM é a ÚNICA entidade autorizada a publicar a obra no Brasil.

2) A editora HQM PAGA pelos direitos de distribuição no Brasil e tem respaldo LEGAL para exigir que qualquer outro grupo PARE de publicar o conteúdo em nosso território.

3) Insistência em publicar o conteúdo após um aviso expresso significa riscos de processos judiciais para todos os envolvidos. Gostamos muito do trabalho que fazemos, mas não estamos dispostos a enfrentar problemas jurídicos – e provavelmente ninguém está.

Reclamações adicionais podem ser feitas diretamente com a editora.

Como acompanhar os quadrinhos de The Walking Dead de agora em diante?

The Walking Dead 115

The Walking Dead é publicado atualmente no Brasil pela editora HQM, sem periodicidade fixa, em dois formatos: edições individuais, ao valor de R$4,90 cada e volumes fechados.

Há atualmente uma enorme diferença entre as edições no Brasil e nos EUA. Na data desta publicação, a HQM está na edição 20, no início do arco da prisão, enquanto nos EUA estamos na edição 126, o final do arco da Guerra Total. São mais de 100 edições de diferença, com lançamentos irregulares, o que pode ser desestimulante para muitos.

Sugerimos, portanto, a aquisição dos quadrinhos digitais, em inglês, no site Comixology.com, ao custo aproximado de 3 dólares cada.

Novamente agradecemos a todos que nos apoiaram e deixamos o espaço abaixo aberto para comentários acerca o assunto. OBS: Por favor não comentem formas não-oficiais de adquirir os quadrinhos. Links e tutoriais serão apagados.

Siga Geekdama nas redes sociais!