Antes de se transformar em uma série de TV de sucesso, The Walking Dead era apenas uma história em quadrinhos. E as diferenças entre a versão original em preto e branco a versão das telinhas são grandes. Confira a seguir o comparativo para o primeiro episódio da primeira temporada, Days Gone Bye.

 

É ASSUSTADOR MESMO

HQ: Certamente The Walking Dead é brutal e aterrador em sua essência, mas poucos livros te seguram da mesma maneira que a telinha consegue hipnotizar.

TV: Sob a direção de Frank Darabont, Andrew Lincoln carrega o pavor de Rick Grimes em sua caminhada sombria pelos corredores abandonados do hospital em uma cena que carrega uma tensão difícil de transmitir através dos quadrinhos em preto e branco.

 

MAIS SEQUÊNCIAS DE AÇÃO

HQ: Há apenas uma página mostrando o fatídico tiroteio que deixou Rick hospitalizado: somente um homem armado que se recusava a voltar para a prisão que acerta a pistola na mão de Shane, deixando-o impossibilitado dar cobertura ao seu parceiro.

TV: Esqueça o atirador solitário fazendo barricada em uma picape: quatro criminosos armados e uma perseguição de carro que termina com um veículo capotando por causa dos dilaceradores de pneus na estrada. Após ter levado um tiro que atingiu seu colete a prova de balas, Rick baixa a guarda o suficiente para que um quarto fugitivo consiga sair do carro e o acerte (por sorte) nas costas.

 

SOTAQUE DO SUL

HQ: A trama de The Walking Dead se desenrola nos estados ao sul dos Estados Unidos (Georgia, Kentucky), porém sotaque bastante típico dos habitantes dessa região não é caracterizado nos diálogos dos quadrinhos.

TV: Os atores do elenco principal reproduzem fielmente o sotaque sulista americano.

 

SHANE É REALMENTE CARISMÁTICO

HQ: Nos quadrinhos, Shane tem alguns momentos mais ternos, mas como nunca o vemos antes do apocalipse zumbi, a maior parte do desenvolvimento do personagem se dá mediante situações extremas, revelando Shane desde o começo como uma pessoa ciumenta e confusa.

TV: A ator Jon Bernthal faz com que Shane pareça realmente um cara legal. Além de mostrar uma personalidade cativante, Shane oferece a Rick alguns conselhos sobre seu casamento problemático e vai visita-lo no hospital quando ele entra em coma.

 

RICK É MAIS SISUDO

HQ: Rick sempre foi extremamente protetor e um homem da lei competente, mas compreende a mudança no papel das leis em uma sociedade onde zumbis espreitam em todos os cantos prontos para arrancarem os seus olhos. Um único dia dentro do apocalipse zumbi e Rick não vê problemas em colocar a legislação de lado, ignorando a invasão de Morgan na casa de seu vizinho. Não vemos muito o Rick antes da infestação, mas ele passa a impressão de ser um cara bastante amigável.

TV: O ator britânico Andrew Lincoln dá para Rick um ar bem mais determinado e circunspecto que entende a necessidade de passar por cima da lei em um mundo tomado por zumbis. Não espere muitos sorrisos deste Rick.

 

ZUMBI DA BICICLETA

HQ: Após sair do hospital, Rick se depara com uma zumbi particularmente decrépita se contorcendo na grama perto de uma bicicleta. Com pena dela, Rick retorna ao local mais tarde para dar um tiro de misericórdia.

TV: A cena é recriada com bastante fidelidade na série. Rick também volta para executar a zumbi, dando a ela um fim mais digno.

 

CONFIANÇA DO MORGAN

HQ: Morgan percebe imediatamente que seu filho acertou acidentalmente uma pessoa viva com a pá, e rapidamente leva Rick para dentro da casa e amigavelmente lhe oferece jantar quando o policial recobra a consciência.

TV: Ainda indubitavelmente abalado pela perda da esposa, o Morgan da série se aproxima de Rick de um modo bem mais agressivo após o incidente de seu filho, apontando uma arma para Rick enquanto exige saber como ele conseguiu seus ferimentos.

 

HORA DO BANHO

HQ: Duane, filho de Morgan, acompanha seu pai e Rick até a delegacia e pergunta se pode aprender a atirar enquanto eles pilham as armas do local.

TV: Além desses acontecimentos, Rick mostra que os sistemas de água e de gás da delegacia ainda estão funcionando, permitindo que os três tomem um banho quente pela primeira vez em algum tempo.

 

AGORA É PESSOAL

HQ: Ao saírem da delegacia pós terem pegado as armas, Morgan, Rick e Duane se deparam com um zumbi solitário separado deles por uma cerca de metal. Rick se prepara para abatê-lo até que Morgan lhe diz que o zumbi não poderia feri-los, portanto seria melhor economizar a munição.

TV: Ao invés de um zumbi aleatório, o trio encontra o policial Leon Basset zumbificado. Leon é mostrado brevemente durante o tiroteio e, ao invés de ignorá-lo, Rick dá um tiro de misericórdia em seu colega de trabalho, a despeito da atenção que o barulho do tiro irá atrair.

 

AQUELES QUE SE FORAM

HQ: Duane e Morgan não mencionam a matriarca da família durante as interações com Rick.

TV: A adorável Sra. Jones ainda assombra sua família após ter ressuscitado como uma morta-viva, aparecendo de vez enquanto perto da casa, chegando mesmo a girar a maçaneta da porta para desespero de Duane. Essa dinâmica leva a uma emocionante cena na qual Morgan se prepara para alvejar sua esposa.

 

A TURMA DO SHANE APARECE MAIS CEDO

HQ: Os leitores da HQ descobriram o paradeiro de Shane, Lori e Carl somente depois de Rick sai de Atlanta com Glenn rumo a um acampamento de sobreviventes no qual a família e o melhor amigo de Rick estavam coincidentemente alojados.

TV: Rick ainda desconhece o paradeiro de sua família, porém é revelado aos espectadores que Lori, Carl e Shane estão a salvo nos arredores de Atlanta.

 

TRAIÇÃO

HQ: Mais adiante na história é mostrado que no começo da infestação zumbi Lori e Shane começaram um caso enquanto pensavam que Rick estava morto.

TV: Na série, o relacionamento ente Lori e Shane é mais desenvolvido. Vemos um pouco da mecânica do casal para manter o segredo sobre a relação dos dois.

 

SALVAÇÃO À DISTÂNCIA

HQ: Rick só ouve um helicóptero à distância bem mais para frente na história, já no arco da prisão.

TV: Ainda em Atlanta, Rick vislumbra rapidamente um helicóptero dentre os arranha-céus se apressa em direção ao mesmo com o seu cavalo.

 

RICK EM ATLANTA

HQ: Durante a cavalgada rumo a Atlanta, Rick encontra alguns zumbis pelo caminho e acaba se deparando com uma horda de mortos vivos na cidade. Encurralado, seu cavalo acaba sendo devorado vivo e Rick se safa com alguns tiros certeiros, que acabam atraindo ainda mais zumbis.

TV: Rick se vê em uma situação bastante parecida e se salva se esgueirando para dentro de um tanque militar, onde um rádio transmissor começa a chamá-lo.

 

COMPORTAMENTO DOS ZUMBIS

HQ: É impossível determinar a velocidade de um zumbi no papel, mas os personagens salientam no decorrer da história que os zumbis não são muito velozes e não possuem humanidade ou inteligência.

TV: No primeiro momento, os zumbis parecem mais “espertos” do que os da HQ: a garotinha zumbi do começo do episódio para pegar seu ursinho de pelúcia caído no chão e a esposa de Morgan deliberadamente vai até a casa onde eles estão abrigados.

 

 Fonte: Ugo

Siga Geekdama nas redes sociais!