Antes de se transformar em uma série de TV de sucesso, The Walking Dead era apenas uma história em quadrinhos. E as diferenças entre a versão original em preto e branco a versão das telinhas são grandes. Confira a seguir o comparativo para o sexto e último episódio da primeira temporada, TS-19.

 

Flashbacks!

Rick-shane-hospital-the-walking-dead

HQ: Com exceção do tiroteio que abre as HQs, não vemos com era a vida de Rick antes de acordar do coma em um hospital em pleno apocalipse. Não vemos nada da transição do dia a dia comum para o caos do apocalipse zumbi.

TV: O episódio já começa com Shane em meio a infestação zumbi, tentando liberar Rick do hospital enquanto evita esquadrões militares que executam tanto pacientes infectados quanto médicos e enfermeiras. Shane acaba dando Rick como morto e foge relutantemente após “proteger” o quarto do amigo usando uma maca como barricada.

Dr. Jenner e o CDC

Jenner-cdc-the-walking-dead

HQ: Histórias de zumbis não são histórias de zumbis sem encontrarmos ao menos um doutor ou um lunático cujo porto seguro rapidamente se torna um pesadelo. Em The Walking Dead vemos exemplos dos dois, como, por exemplo, o Dr. Stevens e Alice, sua assistente, já fizeram esforços para compreender a infestação zumbi.

TV: Como mencionado anteriormente, nem Dr. Jenner nem o CDC aparecem nas HQs. No entanto, é inegável a contribuição do personagem torturado e resignado interpretado por Noah Emmerich para aumentar o tom de desesperança do reestabelecimento da sociedade como era antes.

Carl “de boas”

Carl-grimes-the-walking-dead
HQ: O jovem Carl tem vivido uma infância traumática em meio ao apocalipse zumbi e aprendeu a cuidar de si mesmo. Ainda nos primeiros volumes da HQ, o garoto mostra habilidade com armas de fogo, protegendo sua mãe de um ataque de zumbis no acampamento e seu pai de um Shane enraivecido.

TV: Na série, Carl tem levado uma vida relativamente protegida em meio ao caos e ainda não teve que se virar sozinho. Até agora, o garoto parece apenas uma criança comum em situações atípicas.

Enjoy the little things

Daryl-bebado-cdc-the-walking-dead
HQ: É muito difícil de ser achar álcool nas HQs, até mesmo porque os sobreviventes nunca estiveram em um local suficientemente protegido dos zumbis para se permitirem baixar a guarda e se embebedarem.

TV: CDC era um área totalmente segura da ameaça dos zumbis e contava com alguns luxos tais como chuveiro com água quente, estoque de comida, livros e caixas de vinho. O grupo aproveita para comemorar sua boa fortuna momentânea enchendo suas taças, até mesmo Carl experimenta um pouco da bebida.

Shane e o governo

Shane-walsh-the-walking-dead

HQ: Nos quadrinhos, Shane cria piamente que o governo eventualmente iria aparecer e retomar o controle da situação, e por isso se recusava a considerar a possibilidade de deixar o acampamento, já que o mesmo estava situado em um local facilmente acessível para uma missão de resgate.

TV: Ainda amargurado com a decisão de Rick de ir para Atlanta recuperar as armas, deixando o acampamento mais vulnerável durante o ataque de zumbis, Shane concorda relutantemente com a iniciativa de Rick de procurar ajuda no CDC. E apesar do grupo encontrar no local um refúgio momentâneo de sua luta constante pela sobrevivência, Shane reclama que o objetivo de encontrar respostas para a infestação foi frustrado, mencionando novamente que teria sido melhor ir até a base militar mais próxima, remetendo à crença do Shane da HQ de que buscar ajuda governamental é a melhor opção.

Siga o mestre

Rick-bebendo-cdc-the-walking-dead

HQ: Involuntariamente visto como o líder do grupo (provavelmente por ser um policial), a confiança de Rick como responsável pelas decisões e por manter sua família a salvo vacila em alguns momentos. Mas só muito mais tarde na história é que o próprio grupo começa a questionar a liderança de Rick.

TV: Um Rick levemente embriagado vai até Jenner para agradecer sua “hospitalidade” e acaba desabafando que tinha dúvidas na sua capacidade de proteger sua esposa e seu filho, o que o bondosamente faz questão de jogar na cara de Rick na frente de todos.

Shane vs Lori

Shane-confronta-lori-the-walkiing-dead
HQ: Durante a missão de Rick e Glenn para procurar mais armas em Atlanta, Shane tenta confortar a ansiedade de Lori, que por sua vez dá um fora nele, afirmando que a noite que os dois passaram juntos foi um erro.

TV: A série investe bem mais no triângulo amoroso entre os protagonistas. Aqui, um Shane embriagado confronta Lori tarde da noite para explicar que ele realmente acreditava que Rick estava morto e expressar a ela seu amor, de uma maneira um tanto agressiva, por assim dizer.

Luto de Andrea

Andrea-luto-the-walking-dead

HQ: Andrea certamente expressa seu pesar pela perda de sua irmã e é consolado por Dale e pelos outros sobreviventes, mas quando o grupo deixa o acampamento, a personagem já está praticamente recuperada do luto. Quando o grupo chega à fazenda de Hershel Greene, Andrea perde as estribeiras com Allen pela sua prostração após a morte da esposa, lembrando que ela havia superado a morte da irmã, além da perda de toda sua família e de seus colegas de trabalho.

TV: Como vimos na semana passada, Andrea continua a se chafurdar de tristeza após a morte de Amy, sendo incapaz de se consolar mesmo com a empatia dos outros sobreviventes ou com os pequenos luxos oferecidos pelo CDC. Ela lamenta para Dale que as revelações feitas por Jenner podem significar que o mundo está perdido e que ela não crê que tenha forças para enfrentar a situação.

Respostas

Test-subject-19-cdc-the-walking-dead
HQ: Robert Kirkman deliberadamente tem evitado fornecer qualquer explicação clara sobre a origem dos mortos-vivos, afirmando que esse mistério não será solucionado, por não ser o foco da trama.

TV: A série oferece um lampejo das investigações científicas para desvendar o vírus que causa a zumbificação através do Test Subject 19 (algo como Estudo de Caso # 19). Jenner explica que o vírus ataca o cérebro de modo semelhante à meningite, causando hemorragia e subsequente morte. Após algum tempo (que varia de caso para caso), o tronco encefálico da vítima infectada é reanimada, dando gênesis a uma criatura sem consciência, levada somente pelo instinto de se alimentar. Apesar de seus esforços, Jenner não fora capaz de determinar o que exatamente causava a infecção.

Dale e Andrea

Dale-andrea-cdc-the-walking-dead
HQ: Dale e Andrea vão se aproximando cada vez mais após a morte de Amy, até que se envolvem romanticamente.

TV: Durante suas diversas conversas, podemos notar que Dale realmente se importa com Andrea. Apesar da relação dos dois se aprofundar, ela não evolui para um âmbito romântico, e se toma uma dinâmica mais paternal.

Não há locais seguros

Explosao-cdc-the-walking-dead

HQ: Não importa o quão maravilhoso um abrigo possa parecer (seja um acampamento, um condomínio fechado, uma fazenda ou uma prisão), inevitavelmente chega o momento em que Rick e seu grupo de sobrevivente devem seguir em frente e procurar outro lugar para se estabelecerem.

TV: Apenas um dia após sua chegada ao CDC, o grupo descobre que as instalações enfrentam um eminente apagão, que subconsequentemente irá acionar uma explosão para garantir a descontaminação do local, uma vez que o CDC abriga uma variedade de vírus, fungos e bactérias de alta periculosidade. A breve estadia dos sobreviventes não teria sido tão ruim se o cientista desiludido não tentasse aprisiona-los no laboratório para morrerem com ele.

 Fonte: Ugo