The Walking Dead está de volta com a segunda parte da 9ª temporada que estreou no dia 10 de fevereiro de 2019 na Fox.

E este arco promete ser mais aterrorizante do que nunca, graças à ameaça dos Sussurradores, o grupo que usa pele de zumbis para se disfarçar entre as hordas.

E como todo episódio, o 13º episódio da 9ª temporada (S09E13 – “Chokepoint”) contém diversos detalhes que poucos perceberam. Você conseguiu se atentar a todos esses itens?

1 - O significado do título "Chokepoint"

Cada episódio de The Walking Dead possui um título com um significado na história apresentada e este não foi exceção.

O título deste episódio é “Chokepoint”, que traduzido significa algo como “Gargalo” e refere-se à estratégia de Connie para atacar os Sussurradores.

A ideia de Connie é tirar vantagem do prédio para criar uma armadilha para os Sussurradores, ao mesmo tempo que os separam dos verdadeiros zumbis.

2 - Mudança na Abertura

Após oito anos, A 9ª temporada de The Walking Dead apresentou uma abertura completamente nova, com uma nova arte e vários novos detalhes. E, assim como sua antecessora, esta nova abertura parece que mudará pequenos detalhes conforme a trama dos episódios for evoluindo.

Esta pequena mudança já foi percebida desde o episódio 12 (S09E12 – “Guardians”). Anteriormente, na cena final, aparecia um zumbi à frente de uma horda em direção à Alexandria.

Esta cena foi alterada e agora este zumbi tem mais dois companheiros. Uma sem o braço e outro com um detalhe na cabeça que revela sua verdadeira natureza: um Sussurrador!

Clique aqui e confira os vídeos com as duas versões da abertura!

3 - Nova forma de chamar os zumbis

Como já sabemos, a palavra “zumbi” não existe no mundo de The Walking Dead. Portanto, ao longo da série vimos diversas formas criativas dos sobreviventes se referirem aos mortos-vivos, sendo “Walkers” a mais comum.

Neste episódio tivemos a confirmação de mais um termo, que foi introduzido no final do episódio passado. Logo no começo do episódio Beta lançou uma ameaça: “Lydia andará novamente conosco ou todos eles andarão com os Guardiões”.

“Guardiões” é portanto o termo que os Sussurradores usam para se referir aos zumbis. Será que veremos mais detalhes da origem deste nome?

4 - Referências à Shiva

Pelo visto mesmo após morta, a fiel tigresa Shiva permanece popular entre os habitantes do Reino. Ela se tornou uma espécie de mascote oficial da comunidade, sendo lembrada na bandeira e com uma estátua.

Aliás, é interessante notar também a bandeira de todas as outras comunidades. Oceanside com o foco na vida marinha, Hilltop com as plantações e Alexandria com o moinho.

5 - Como nos velhos tempos

No começo do episódio, quando eles ainda estavam decidindo como enfrentar a ameaça dos Salteadores, Carol perguntou à Dianne se ela poderia matar dois deles à distância rapidamente.

Dianne respondeu que sim e ainda emendou que seria como nos velhos tempos. Essa foi uma referência ao 2º episódio da 8ª temporada (S08E02 – “The Damned”), quando ela abateu dois Salvadores, logo no começo da Guerra Total.

***

Percebeu mais algum detalhe no 13º episódio da 9ª temporada de The Walking Dead? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Siga Geekdama nas redes sociais!