A série de TV de The Walking Dead é uma adaptação direta da história original, em quadrinhos, que foi publicada em 193 edições, entre 2003 e 2019.

Apesar de todos os principais eventos e sagas dos quadrinhos estarem presentes na TV, a adaptação não é totalmente fiel à obra original.

Isso acontece porque a AMC, a emissora que produz e exibe TWD, optou por fazer mudanças constantes na história. Algumas foram bem questionáveis, como a morte de Carl, que nos quadrinhos permanece vivo até o fim e se casa com Sophia.

O episódio final da 10ª temporada de The Walking Dead (S10E22 – “Here’s Negan”) mostrou mais uma mudança, desta vez com Negan.

Capa da edição 174 dos quadrinhos de The Walking Dead.
Capa da edição 174 dos quadrinhos de The Walking Dead. Negan segue por conta própria após ser banido das comunidades.

Além de ter mostrado o passado do personagem, vimos que ele foi banido de Alexandria. Assim como nos quadrinhos, Negan ganhou sua liberdade após ter sua importante participação na luta contra os Sussurradores, mas continuou sendo persona non grata em todas as comunidades.

Nos quadrinhos este evento marca a jornada final de Negan. Após seguir por conta própria, há um acerto final de contas com Maggie, que opta por deixá-lo vivo (este evento foi adaptado para a TV na 9ª temporada).

Em seguida, Negan consegue se desapegar de seu bastão (como vimos na TV) e segue com sua vida, mas nunca mais retorna.

Última cena de Negan nos quadrinhos de The Walking Dead, no final da edição 174.
Última cena de Negan nos quadrinhos de The Walking Dead, no final da edição 174.

Portanto, Negan não morre em The Walking Dead mas não foi mais visto durante todo o arco final, de Commonwealth – apesar de anos depois Carl saber onde encontrá-lo.

A série de TV resolveu seguir por outro caminho, mantendo Negan por perto e fazendo com que ele retornasse à Alexandria no final do episódio, apesar dos alertas de Carol de que ele poderia ser morto.

Negan e Carol no 22º episódio da 10ª temporada de The Walking Dead (S10E22 - "Here's Negan").
Negan e Carol no 22º episódio da 10ª temporada de The Walking Dead (S10E22 – “Here’s Negan”).

Isso cria uma nova jornada para o personagem, que é muito bem vinda na reta final da série, considerando sua popularidade e após a saída de Rick.

E também é uma nova imprevisibilidade à trama, pois não há base nos quadrinhos para o que farão com Negan na 11ª temporada, o que gera muita desconfiança, considerando o histórico de decisões questionáveis dos roteiristas.


O que você achou desta mudança em relação aos quadrinhos? Acha que Negan pode acabar integrado à Alexandria ou ele só está adiando o inevitável banimento?

Siga Geekdama - The Walking Dead Brasil nas redes sociais!