Crítica | The Walking Dead S11E08 — O Pope não é Pop!

The Walking Dead encerra a primeira parte de três blocos de oito episódios que constituem sua 11ª – e última – temporada.

Essa primeira parte foi um misto de sensações, com episódios muito ruins, de dar sono, até bons/excelentes episódios como o episódio de casa de horrores.

Com roteiro de Erik Mountain, e dirigido por Sharat Raju, “For Blood” foi um dos episódios decentes dessa primeira parte da temporada, sem muitas partes irritantes. Terminou com dois cliffhangers, o que significa que teremos que esperar até 20 de fevereiro para descobrir o destino de alguns de nossos heróis. Negan explodirá em pedaços? Judith e Gracie serão devorados por zumbis?

A resposta a ambas as perguntas é provavelmente “Não”, mas sendo realista, a série provavelmente deve começar a matar os personagens neste ponto, então é possível que alguém morra no episódio 9. É tudo que espero.

Reapers

Leah no 8º episódio da 11ª temporada de the walking dead (s11e08 - "for blood").

O episódio foca no ataque de Maggie e Negan aos Reapers e seu ridículo e irritante líder, Pope.

Pope é um vilão terrível. Ele está muito próximo dos níveis ruins de Fear The Walking Dead. Ele é implacável como Negan, só que sem seu carisma. Ele é um veterano militar e um fanático religioso. Ele fala com um sotaque forte do Texas e tem uma expressão facial do Carl Fredricksen de “UP – Altas Aventuras”.

Ele também fala sobre Maggie, referindo-se a ela como “minha inimiga”, como se ela tivesse feito qualquer coisa diferente, do que perder para ele constantemente até então. 

Isso é algo bizarro que o TWD quis enfiar goela abaixo, mas que é totalmente dissonante da trama. Pope esculachou Maggie uma, duas, três vezes, tomando seu forte, seus mantimentos, matando literalmente todos, exceto três da turma da nossa líder, mas os produtores quer que pensemos que Maggie é essa líder durona, genial, e tem uma rivalidade milenar com Pope, mas infelizmente não se esforçam em escrever uma história consistente para isso.

Mas voltando ao Pope. Aqui está um “líder” disposto a jogar um de seus poucos e preciosos homens no fogo por não proteger um de seus outros homens. Isso não faz sentido. NENHUM.

Ele também está disposto a disparar uma enorme enxurrada de flechas de foguete contra seu próprio povo para deter o grupo de Maggie e os zumbis, em vez de chamá-los de volta. Teria sido muito mais fácil apenas chama-los pelo walkie talkie, pedindo para recuarem. Em vez de preservar a pequena força que lhe resta, Pope simplesmente os matará sem nenhum motivo além de “Deus fala através de mim”. Que legal, outro vilão louco de Walking Dead. Tão original!

A teimosia bizarra de Pope leva Leah a aparentemente ficar do lado de Daryl. Ela apunhala Pope na garganta com a faca e é o fim dele. Em seguida, ela mata o cara que acendeu o estopim dos foguetes e Daryl o apaga antes que ele pudesse disparar.

Esse é um momento crucial no que diz respeito a essa trama, então é uma pena que tenha sido construído com um pretexto tão frágil. Realmente, todo o enredo do Reaper é tão ruim que meio que prejudica todo o resto.

Os Reapers são esses vilões supostamente assustadores e realmente durões que sempre usam máscaras intimidantes, mas até mesmo as máscaras se foram no confronto final por algum motivo.

Se reparei corretamente, talvez haja uma dúzia deles no topo dos muros, pelo menos antes do início da luta – mas nada que fosse assustadoramente impossível de combater, como Maggie descreveu nos episódios extras. Sim, eles têm muitas minas terrestres e a barragem de foguetes Supremo, mas fora isso eles são apenas um grupo chato que fala muito sobre família, mas na maioria das vezes agem como se odiassem uns aos outros.

Continuando, Daryl ajuda Maggie e Gabriel a entrarem escondidos no posto avançado que antes era de Maggie. Como ela perdeu para esses idiotas é um mistério para mim. Ela direciona Gabriel para uma sala alta onde um rifle de atirador está convenientemente escondido, e sem ninguém por perto. Embora as habilidades de atirador de Gabriel sejam aparentemente muito ruins, ele consegue acertar o quê – um cara? Certamente ele poderia ter matado alguns, já que todos continuaram a lutar completamente expostos no pátio.

Quando Daryl percebe o que eles estão prestes a desencadear na horda abaixo, ele é forçado a confessar a Leah sobre seus verdadeiros objetivos. Seu povo está lá embaixo e ele não quer que morram. Ela pode se juntar a eles se quiser. O que Daryl não explica é que, embora Leah possa não querer que seu povo morra – e mata Pope para impedir que isso aconteça – ela está mais do que bem em deixar o povo de Daryl morrer para proteger o seu.

Este é o primeiro dos cliffhangers. Pope morto, Reapers recuando, as coisas estão indo bem – e então Leah entra em contato com seus companheiros e diz a eles que Daryl matou Pope. “Por que você está fazendo isso?” ele pergunta, embora a resposta pareça muito óbvia. Ela não está protegendo seu povo – ela está se vingando de Daryl por mentir para ela. Ela aponta a máquina de flechas do foguete – é chamada de “hwacha*” – para baixo em nossos heróis e de repente centenas de foguetes cintilantes vêm girando de cima. Fade out…

Então seguimos para Alexandria durante a…

Tempestade zumbi

Grace e judith no 8º episódio da 11ª temporada de the walking dead (s11e08 - "for blood").

Além de uma boa cena de Rosita, eu realmente não gostei da subtrama de Alexandria desse episódio. Novamente, eu sinto que estamos entrando no território de Fear The Walking Dead. Vamos recapitular brevemente.

Basicamente, uma grande tempestade atinge Alexandria. Muitos, mas não todos, os alexandrinos estão em uma das casas quando vêem que uma parte do muro caiu pela tempestade.

Vários de nossos heróis – Aaron, Carol, Kelly e Connie – tentam consertar a cerca. Alexandria realmente precisa melhorar seu jogo de cerca. Este é um problema constante que um pouco de engenharia poderia resolver facilmente.

O resto dos sobreviventes, incluindo as crianças e Virgil, que ainda está se recuperando dos ferimentos, ficam na casa. Há um diálogo muito cafona entre Judith e Gracie.

“Eu quero ser mais como você, Judith! Nada te assusta!” Gracie diz.

“Puxa, Gracie, isso é ótimo e tudo, mas eu fico com medo”, Judith responde. “Eu apenas uso meu medo. Canalize isso para uma fúria berserker.”

“Puxa, Judith”, Gracie diz, “Eu gostaria de ter uma raiva berserker!”

Gracie não só não tem uma raiva berserker, como também não tem bom senso. É como se os escritores desse programa pensassem que crianças criadas em condições pós-apocalípticas não teriam nenhum treinamento por algum motivo.

Gracie está parada ao lado de uma janela fechada com tábuas, toda feliz depois da conversa de Judith. “Gracie, não fique perto da janela”, Judith diz, franzindo a testa. Só então um zumbi a agarra e ela grita e Judith corta sua mão. Isso faz com que um monte de outros zumbis venham bater e elas mal conseguem se defender – aparentemente a porta está apodrecendo porque é uma coisa normal que portas façam de repente – até que Rosita sai para “ganhar tempo para eles”. Por alguma razão, os outros adultos da casa deixaram Rosita ir sozinha e apenas assistir enquanto ela matava até o último zumbi lá fora.

“Não vamos ficar perto das janelas, ok?” ela diz quando volta, recebendo (eu acho) a primeira frase legal após uma cena de luta solo. Todos olham com admiração para suas habilidades de raiva furiosa. Foi um momento muito legal, na verdade, e algo que Rosita absolutamente merece. Seu personagem passou por muitas reformulações, e embora não seja minha personagem favorita, consigo ver a evolução desde sua estreia na série, apenas como “a namorada de Abraham”.

Mais tarde, porém, todos os zumbis estão de volta batendo nas portas e janelas. Eu acho que ficar quieto em uma casa durante uma tempestade realmente forte não é suficiente nos dias de hoje e os zumbis podem apenas sentir o cheiro das pessoas ou algo assim.

Não tenho certeza por que os zumbis voltam e atacam esta casa específica quando há tantas outras para escolher, mas desta vez os poderes de Judith para matar zumbis não são páreo para a horda e eles fogem da porta em ruínas no andar de baixo.

Eles encarregam Judith de fazer com que todos cheguem lá por algum motivo e mesmo ela sendo uma menininha, ela pega todos, exceto aquela perdida da Gracie. Para onde ela foi?

Ah, lá embaixo no porão assustador. Claro. O que Gracie está fazendo no porão assustador?

“Caramba, Judith, eu só queria uma arma como você para poder usar meus poderes primordiais”, diz ela.

“Pode apostar, Gracie!” Judith diz, partindo o cabo do esfregão ao meio. “Aqui está sua lança de madeira para matar zumbis.”

“Que pena, Judith, isso é ótimo da sua parte!”

“Pode apostar seu último dólar, Gracie!”

Naturalmente, as duas voltam a subir as escadas bem a tempo de correr de cabeça para a horda de zumbis que entra cambaleando na casa pela porta “podre” (por que a porta está podre exatamente? Esta é a casa de alguém, não uma estrutura em ruínas). eles correm de volta para o porão, trancam a porta e se escondem, apenas as duas, enquanto os zumbis batem na porta e a água da chuva entra pelas janelas.

Eu tenho alguns questionamentos.

Por que Judith é menor e mais jovem do que Gracie, apesar de ter pelo menos dois ou três anos quando Gracie nasceu?

Por que Judith é tão durona e não Gracie? Gracie nasceu durante o apocalipse e foi criada pelos mesmos sobreviventes difíceis de Judith. Em qualquer retrato realista dessa comunidade, todas essas crianças teriam recebido muito treinamento. Eles saberiam exatamente o que fazer durante uma situação como essa. Haveria protocolos.

Por que a Gracie, aparentemente com muito medo, está brincando ao lado das janelas e vasculhando sozinha o porão inundado? Não é assim que crianças assustadas agem.

Por que eles estão se esforçando tanto com Judith? Eles já a estabeleceram como uma criança forte e corajosa. Parece que metade das falas que eles dão a ela são para continuar estabelecendo algo que já sabemos, então seu personagem meio que fica dando voltas sobre isso, nunca realmente crescendo de forma significativa. Como Carol, que não tem muito onde evoluir.

Considerações finais

Pope no 8º episódio da 11ª temporada de the walking dead (s11e08 - "for blood").

O ataque à base Reaper foi principalmente uma ação bem divertida. Eu gostei da reviravolta de Leah matando Pope e então assumindo como a nova chefe Reaper ao invés de fugir com Daryl para o pôr do sol. Ela era mais implacável do que ele pensava. Uma mulher braba como essa, e Daryl já quebrou a confiança dela duas vezes. O que ele esperava?

O diretor Sharat Raju fez um ótimo trabalho em amplificar a tensão e a ansiedade presentes no roteiro de Mountain. Os sobreviventes presos em Alexandria repetem os sobreviventes presos originais na Noite dos Mortos-Vivos . A instabilidade de Pope aumenta com cada interação com Daryl de Norman Reedus (que tem alguns bons momentos esta semana) e Leah de Lynn Collins (da mesma forma). Reedus e Collins realmente jogam bem um com o outro, sem ser muito óbvio como as coisas vão se desenrolar para qualquer um dos personagens, ou para o resto dos Reapers.

Eu não sou muito fã de ter dois cliffhangers separados. Pelo menos temos algum suspense entre agora e o episódio 9 de fevereiro. Eu apenas espero que a AMC estrague seu próprio suspense neste momento, e se alguém importante morrer, provavelmente ouviremos spoilers sobre isso no Twitter primeiro e se não, irei presumir que isso significa que ninguém importante morre. Talvez alguns figurantes ou personagens secundários, como a guarda do Reino com o arco que nunca tem uma fala.

Dianne e lydia em the walking dead.

Além do momento badass de Rosita, o enredo em Alexandria era quase insuportavelmente extravagante. Judith é doce demais para o meu gosto. Eu gostaria de vê-la um pouco mais áspera neste momento. E fazer de Gracie uma criança inútil que cria problemas para todos os outros parece uma desculpa esfarrapada, injusta com o personagem e um insulto ao público. Me dá a expectativa de uma futura morte da personagem, com subterfúgio clichê de “porque ela não foi feita para esse mundo”.

No final, muito pouco realmente aconteceu nesta temporada até agora, apesar de oito dos 24 episódios. A única progressão significativa da história foi em Commomwealth com o grupo de Eugene e a relação Maggie/Negan. Os Reapers são 100% um espetáculo paralelo e todas as coisas de Alexandria têm sido um enchimento de linguiça infinito.

Você poderia cortar quase tudo nesta temporada e ter apenas um episódio em que Maggie e Negan são forçados a trabalhar juntos e um episódio em que as coisas em Commomwealth acontecem e a história estaria exatamente no mesmo lugar, sem personagens principais mortos e virtualmente nada de valor tendo acontecido, exceto que agora Maggie tem apenas um de seu povo, além de seu filho, vivo. Isso me parece um grande problema para a última temporada dá série.

Nota: 6,0/10

*Hwach’a ou Hwacha é um carro de batalha criado na Coreia. É considerado com o protótipo do atual lança-foguetes. Foi utilizado como defesa contra os ataques japoneses na década de 1590 e é considerado o principal motivo da vitória coreana.

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Ricardo Cruz
Ricardo Cruzhttps://linktr.ee/vareja17
Sou uma versão melhor do que eu era 5 minutos atrás. E vamos indo...

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