Informações do Episódio
Título: Uma Rocha Vermelha! Um Guia para o One Piece!
Direção: Katsumi Tokoro
Arte: Katsumi Tokoro
Animação: Shigefumi Shingaki
Roteiro: Tomohiro Nakayama
Capítulo do Mangá: 817 – 818
Sinopse oficial: O Rei dos Piratas, Gold Roger, que conquistou tudo que o mundo tem a oferecer, deixou para trás o lendário tesouro do One Piece. Quando Luffy encontra um novo Ponegliph, o caminho para se tornar Rei dos Piratas se revela!
Em 2017, One Piece irá completar 20 anos de publicação, acumulando, até o momento, mais de 800 capítulos do mangá adaptados em mais de 700 episódios do anime.
No entanto, a obra de Eiichiro Oda eventualmente chegará ao fim e um passo importante para a conclusão da série foi dado neste episódio com a revelação do Poneglyph de Rota mantido em Zou, um dos quatro ponelyphs especiais que indicam as coordenadas para Raftel, ilha onde estaria o One Piece e que até o momento só foi explorada por Gol D. Roger.
Porém, infelizmente, o episódio não fez jus à importância das informações que revelou, especialmente em termos de direção. Nada nos enquadramentos, na trilha sonora ou mesmo na animação, denotaram a relevância daquele novo tipo de poneglyph para a principal trama de One Piece.
Como tem sido de praxe nos últimos episódios, provavelmente em decorrência da proximidade do anime com o mangá, o andamento também deixou muito a desejar, contando até mesmo com um flashback repetitivo (e entendiante) da infância de Robin e Ohara.
Com isso, o mais memorável acabou sendo a interação e decepção com o ninja Raizo. As cenas renderam momentos divertidos, especialmente ao mostrar personagens mais estoicos e sérios como Zoro e Law quase tão fascinados ao se ver diante de um ninja quanto Luffy, Usopp, Chopper e Franky, embora suas reações tenham sido bem mais comedidas.
A prévia do próximo episódio revela que a questão dos poneglyphs será abordada novamente, talvez desta vez de maneira mais apropriada.
One Piece é disponibilizado oficialmente no Brasil pela Crunchyroll aos domingos.