Sendo um dos mais memoráveis super-heróis de todos os tempos, o Homem Aranha também tem alguns vilões de destaque.
Vários deles foram criados durante as primeiras edições, quando Stan Lee e Steve Ditko introduziam o máximo possível de caras maus. Muitos ficaram para trás enquanto outros se destacaram e foram evoluindo com o passar dos anos, tornando-se cada vez mais perigosos.
Mesmo após cinco filmes, mal foram explorados todas as opções de pessoas dispostas a matar Peter Parker. Confira uma lista com 20 dos principais inimigos do cabeça de teia.
17 – Carnificina
Criado nos anos 90, Carnificina é um vilão que resume perfeitamente o melhor e o pior dos quadrinhos daquela década. O insano Cletus Cassidy ganhou seu simbionte quando Venom escapou da prisão, deixando sua cria para trás. E o serial killer logo se aproveitou de suas novas habilidades, fazendo um banho de sangue sempre que possível, vide o arco “Maximum Carnage” (Carnifina Total no Brasil).
Até hoje o Carnificina permanece como um dos inimigos mais perturbados do Homem Aranha.
16 – Rhino
Por um bom tempo Rhino foi apenas um brutamontes com pouca inteligência que era facilmente enganado e derrotado pelo Homem Aranha. Contudo, o vilão Russo teve algumas boas histórias que apresentaram um lado diferente e desenvolveram sua personalidade.
Em certo momento ele abdicou de seu uniforme. Quando um perverso novo Rhino surgiu, sua esposa acabou sendo uma vítima e Aleksei Sytsevich culpou o Homem Aranha por sua morte. Ele teve sua vingança ao afogar Silver Sable (e aparentemente a si mesmo) durante um ataque recente com o Sexteto Sinistro.
15 – Chacal
O Doutor Miles Warren foi professor de Peter Parker e Gwen Stacy na universidade, mas acabou se tornando obsessivo pela moça e ficou insano após sua morte nas mãos do Duende Verde. Isso fez com que o desorientado professor de biologia tentasse clonar ambos, o que foi o gatilho para a controversa Saga do Clone.
O Chacal não é um vilão tão icônico quanto outros que o Homem Aranha enfrentou, mas o impacto que ele teve na vida do personagem foi imenso. O primeiro clone que ele criou, Kaine, atualmente é o Aranha Escarlate. E Warren teve um papel importante no arco da Ilha-Aranha.
14 – Homem Areia
No primeiro confronto entre os dois, o Homem Aranha conseguiu derrotar o Homem Areia com um… aspirador de pó! Mas o vilão evoluiu consideravelmente desde então e Flint Marko atualmente é um poderoso adversário, capaz de criar duplicatas de si mesmo e se transformar em um gigante monstro de areia.
Nem sempre um vilão, o Homem Areia já teve seus momentos de glória, lutando ao lado dos mocinhos em várias ocasiões. Mas nunca conseguiu deixar de pender para o crime. Mas apesar do que o filme Homem Aranha 3 disse, ele definitivamente não matou o Tio Ben.
13 – Lagarto
A ideia do médico e o monstro sempre pareceu ser a inspiração para o Doutor Curt Connors, incapaz de controlar suas transformações e ações no monstruoso ser chamado Lagarto. E recentemente a situação piorou quando a mente do Lagarto se tornou mais poderosa e acabou devorando o próprio filho, Billy, em um momento realmente chocante dos quadrinhos.
O Homem Aranha tentou ajudar Connors em diversas ocasições, mas rapidamente perdeu toda a compaixão que tinha após estes acontecimentos. E agora, sem que o Aranha saiba, a personalidade de Connors retornou, mas se ficou presa ao corpo do Lagarto, oferecendo uma nova dinâmica para o vilão.
12 – Electro
Apesar da performance de Jamie Foxx em O Espetacular Homem Aranha 2, a versão dos quadrinhos de Electro é impressionante. Max Dillon não é exatamente um gênio, mas com os poderes que possui ele consegue ser assustadoramente destrutivo.
Controlar a eletricidade é um poder realmente incrível e o Homem Aranha já passou por muitas situações de vida e morte nas mãos do vilão.
11 – Abutre
Um senhor de idade com asas não parece muito ameaçador. Mas o Homem Aranha já teve algumas batalhas bem intensas com o Abutre ao longo dos anos. Outros jovens podem ter usado sua identidade, mas Adrian Toomes é de longe a versão mais icônica do vilão. Ele chegou a até mesmo desmascarar o aracnídeo em certa ocasião, mas ficou chocado ao perceber que o homem que ele havia enfrentado por anos era um completo ninguém que ele sequer conhecia.
Se o filme Homem-Aranha 4 não tivesse sido abortado, o ator John Malkovich provavelmente interpretaria o personagem.
10 – Mysterio
Para os padrões atuais Mysterio pode parecer meio ridículo, mas o ex-dublê consegue aproveitar suas habilidades em efeitos especiais para criar ilusões super realísticas que já incomodaram muito a vida do Homem Aranha.
No final das contas Quentin Beck acabou sendo um vilão bem maior para o Demolidor do que foi para o Homem Aranha. Prestes a morrer de câncer, Mysterio elaborou um plano que acabou resultando na morte do amor de Matt Murdock: Karen Page. Em seu retorno ele se mostrou mais poderoso do que nunca, com a capacidade de ir para outros mundos, o que fez com que Peter Parker se encontrasse com Miles Morales, o novo Homem Aranha do universo Ultimate.
9 – Morbius
Michael Morbius foi um bioquímico de destaque, sendo inclusive ganhador de um Prêmio Nobel. Seus experimentos para tentar curar sua rara doença sanguínea o transformaram em uma criatura vampirística.
Inicialmente um vilão, em diversas ocasiões ele se uniu ao Homem Aranha e até mesmo teve sua própria série, como um anti-herói. Infelizmente sua sede de sangue frequentemente fala mais alto, fazendo com que seja uma constante ameaça.
8 – Duende Macabro
O Duende Macabro se mostrou muito mais do que uma mera cópia do Duende Verde. Além de protagonizar incríveis batalhas que levaram o Homem Aranha além de seus limites, durante muitos anos sua real identidade foi um mistério, passando por várias pessoas até finalmente chegarem em Roderick Kingsley.
7 – Camaleão
Eis o primeiro desafio do Homem Aranha nos quadrinhos, fazendo sua estreia na edição Amazing Spider-Man #1, de março de 1963. E desde então Dmitri Smerdyakov (meio irmão de Kraven, o Caçador) tem se mostrado uma pedra no sapato do herói.
As coisas ficaram meio estranhas quando ele ficou obcecado com o Aranha após descobrir sua identidade secreta, mas ele foi responsável por momentos críticos, como na vez que fez com que Peter acreditasse que seus pais estavam vivos.
6 – O Rei do Crime
Além de estar sempre em conflito com o Demolidor, O Rei do Crime de Nova Iorque também travou várias lutas contra o Homem Aranha ao longo dos anos.
Quando Peter Parker revelou para o mundo que ele era o Homem Aranha durante a Guerra Civil, foi Wilson Fisk que contratou um assassino para acabar com ele, mas foi Tia May que sofreu as consequências (o que acabou levando para o controverso arco “One More Day”). Usando seu traje negro, Peter foi prestar contas com Fisk na prisão, detonando o vilão com toda sua fúria.
5 – Kraven, o Caçador
Por um bom tempo Kraven mal era levado a sério. Tudo mudou quando o caçador enterrou o Homem Aranha vivo, logo em seguida assumindo o seu lugar e cometendo suicídio, em uma das mais consagradas histórias do Aranha de todos os tempos, “A Última Caçada de Kraven”.
Kraven retornou anos depois, quando sua família o trouxe de volta à vida em uma bizarra cerimônia, fazendo-o imortal, exceto se Peter Parker tirar sua vida.
4 – Escorpião
Mac Gargan foi inicialmente contratado por J. Jonah Jameson para descobrir a identidade secreta do Homem Aranha. Após concordar em se fundir a uma roupa que lhe conferia grandes habilidades, ele enlouqueceu e se transformou no Escorpião.
O Aranha sempre conseguiu lidar com Gargan, até que Norman Osborn fez o favor de apresentá-lo ao simbionte de Venom. A criatura resultante era um brutamontes que não pensava duas vezes antes de devorar os inimigos e as vezes até fazia brotar uma cauda típica de escorpiões.
3 – Doutor Octopus
Um dos mais clássicos inimigos do aracnídeo, o personagem ficou um bom tempo sem uma trama que realmente desafiasse o Aranha. Tudo mudou quando o vilão, em seu leito de morte, conseguiu trocar de mente com Peter Parker deixando o herói para morrer em seu decadente corpo.
Por mais controverso que tenha sido a origem deste arco, ver Otto Octavius se transformar no “Homem Aranha Superior” e bagunçar toda a vida de Peter foi interessante, assim como sua decisão final de restaurar a mente do herói ao custo de acabar com si mesmo.
2 – Venom
Uma das melhores coisas em Venom é todo o ódio que ele nutre contra o Homem Aranha. Depois que o herói acabou com a carreira jornalística de Eddie Brock e se livrou do simbionte, bastou que os dois se encontrassem para somarem toda sua fúria contra Peter Parker.
Venom é um vilão que realmente coloca MEDO no escalador de paredes. Além de inibir o sentido de aranha, Brock sabe sua identidade secreta e a usa para criar um crescente terror psicológico, envolvendo constantemente a família de Peter.
Com o tempo o personagem se tornou um anti-herói, o pode ter contribuído para sua popularidade. Atualmente com um novo hospedeiro, Flash Tompson, tenta ser um verdadeiro defensor.
1 – Norman Osborn
O Duende Verde original está sempre provando que é o pior adversário de todos, constantemente arruinando a vida do Homem Aranha.
Afinal, não é todo vilão que descobre sua identidade secreta, mata sua namorada (depois de ter dois filhos com ela!), sequestra sua tia e troca por um clone, sequestra sua filha recém-nascida, arquiteta todo um esquema de clones para desestabilizar sua vida, além de várias vilanias eventuais, inclusive com outros super-heróis.
Parabéns por fazer com que Peter Parker tenha uma vida extremamente miserável, Norman!
***
Qual é o maior vilão do Homem Aranha na sua opinião?
Fonte: WhatCulture