Durante uma entrevista no qual discursava sobre seu novo filme Jogador N°1, o cineasta Steven Spielberg expressou seu descontentamento com a situação atual da indústria cinematográfica ao questionar a participação ao Oscar de filmes não lançados no cinema.
Se você produz para um formato de televisão, é um filme de TV”, disse Spielberg. “Se for bom, certamente merecerá um Emmy, mas não um Oscar … Eu não acredito que os filmes que se qualificaram simbolicamente sendo exibidos por menos de uma semana na TV sejam aptos para a indicação ao Oscar.
O cineasta também se queixou sobre como serviços como Netflix, Hulu e Amazon estão atrapalhando a indústria.
Hollywood está acostumado com isso, estamos acostumados a ser altamente competitivos com a televisão. A diferença hoje é que muitos estúdios preferem apenas fazer sucessos de bilheteira garantidos, com títulos de marca, a partir do seus filmes de sucesso, do que arriscar em filmes menores. E aqueles filmes menores que os estúdios costumavam fazer rotineiramente estão indo agora para Amazon, Hulu e Netflix.
Por fim, Spielberg afirma que “a televisão é maior hoje do que nunca em sua história. Ela está realmente prosperando ao transmitir qualidade e arte, mas representa um perigo claro e presente para os cinéfilos.”