Além de ser a navegadora do bando dos Chapéus de Palha, Nami tem a importante função de impedir que Luffy faça (muitas) besteiras.
E para colocar freios em seu capitão, ela frequentemente apela para a força bruta, deixando-o com hematomas e sangrando.
Mas como Nami consegue bater em Luffy e deixá-lo nesse estado, sendo que ele é de borracha?
Haki supera os poderes das frutas do diabo
One Piece já mostrou que uma pessoa que domine o haki do armamento pode ignorar os poderes das frutas do diabo. É assim que Garp consegue causar dano real em Luffy com seus “punhos do amor”, por exemplo.
Então isso quer dizer que Nami domina o haki do armamento desde os primórdios de One Piece, certo?
Afinal, a Nami tem haki?
Infelizmente o fato de Nami conseguir machucar Luffy por conta de Haki do armamento é considerado um mito.
O próprio criador de One Piece, Eiichiro Oda, deu os esclarecimentos. Nami na verdade machuca “o espírito” de Luffy.
Mas “afetar o espírito” não é exatamente o conceito de haki? Nesse contexto não, pois é apenas uma piada comum e recorrente no mangá. Um alívio cômico que não deve ser considerada como uma exibição séria de quaisquer habilidades que ela possa ou não possuir.
Afinal, todos da tripulação também batem em Luffy sem haki e mesmo assim ele fica machucado.
De qualquer forma, temos que levar em consideração que essa afirmação do Oda pode estar desatualizada, afinal ela foi dita no SBS do volume 43, antes da introdução do conceito de haki na história.
Mas quando identificar se um machucado é apenas piada ou é um ataque sério?
Isso é fácil. Geralmente os machucados de piada são extremamente exagerados, como os da imagem acima, estão dentro de um contexto (tipo penalizar o Luffy por alguma idiotice) e desaparecem logo em seguida.
Quando Luffy está enfrentando alguém que tem realmente haki do armamento, ele leva a situação muito mais a sério (do jeito dele).
De qualquer forma, já passou da hora da Nami desenvolver haki, não acha?