Apesar de não serem tão inovadoras quanto as animações da DC, a Marvel criou alguns grandes projetos de animação que valem a pena conferir.
Com um catálogo de personagens como o Homem-Aranha, os X-Men e os Vingadores em suas mãos, a Casa das Ideias produziu excelentes séries animadas.
5. X-Men: Evolution (4 Temporadas, 52 Episódios)
Um estrondoso sucesso no Brasil, X-Men: Evolution seguia versões adolescentes de heróis clássicos dos X-Men, como Ciclope, Jean Grey, Vampira, Lince Negra e Noturno, enquanto tentavam viver vidas normais em uma escola secundária local. Quando não estavam na escola, eles ajudavam o Professor X, Tempestade e Wolverine a salvar outros mutantes.
Lançada no começo dos anos 2000, a série teve um forte impacto cultural, sendo responsável por apresentar a equipe de mutantes para uma nova geração.
Talvez uma das contribuições mais reconhecidas para o universo dos X-Men tenha sido a estreia de X-23, a clone feminina de Wolverine.
4. Homem-Aranha: A Série Animada (5 Temporadas, 65 Episódios)
A versão dos anos 90 do Homem-Aranha foi a introdução de muitas crianças ao herói e ao universo Marvel. Ao contrário de outras versões, que o apresentavam como um estudante do ensino médio, nessa animação ele estava na faculdade. Muitos fãs do personagem cresceram junto com ele, e se identificam mais com essa representação de Peter Parker.
Com um ritmo rápido, a série possuía pontos marcantes, entre eles a ação sólida e uma ótima escrita, que retratava de forma digna o mundo complicado do Cabeça de Teia e seus encontros com outros personagens da Marvel.
3. X-Men: A Série Animada (5 Temporadas, 76 Episódios)
Considerado por muitos uma das melhores séries animadas de todos os tempos, X-Men apresentava histórias épicas, ação grandiosa e personagens bem desenvolvidos que eram fiéis aos quadrinhos. A animação também lidava com temas de preconceito e opressão a minorias, sem nunca subestimar o entendimento de seu público mais jovem.
X-Men adaptou histórias icônicas da equipe para as telinhas, com sua adaptação de Era do Apocalipse sendo superior ao filme. Apesar de alguns momentos e referências serem um pouco datadas, ainda consegue animar o público a acompanhar as aventuras dos mutantes.
2. O Espetacular Homem Aranha (2 Temporadas, 26 Episódios)
Muitos fãs do Aranha consideram O Espetacular Homem-Aranha como a versão definitiva do personagem, e por um bom motivo. A animação mais uma vez retratou Peter no ensino médio, tendo que conciliar sua vida pessoal com sua vida heróica.
Embora essas histórias sejam familiares, a execução única foi o que fez a animação se destacar. A série tratava perfeitamente os problemas pessoais do herói, sem economizar na ação.
Sendo interrompida em 2009, após a compra da Marvel pela Disney, a animação durou apenas 26 episódios e terminou com um final em aberto.
Os fãs pedem por uma continuação da série animada até os dias de hoje.
1. Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra (2 Temporadas, 52 Episódios)
Após o sucesso estrondoso dos Vingadores no cinema, a Marvel lançou uma animação focada na equipe. O resultado foi uma das melhores séries animadas já criadas pela Casa das Ideias.
Combinando elementos dos quadrinhos e do MCU, Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra é uma carta de amor para quem gosta da icônica equipe de super-heróis. Os personagens são bem desenvolvidos, a arte é estilizada e a animação era de primeira.
A animação possui uma excelente narrativa, adaptando tramas icônicas dos quadrinhos, como a Guerra Kree-Skrull, Invasão Secreta e até mesmo a Dinastia Kang, que será apresentada futuramente no MCU. Com tamanha qualidade é fácil entender por que a série ainda tem fãs dedicados.
Concorda com a lista? Acha que ficou faltando alguma série? Conta pra gente nos comentários, qual a sua animação favorita da Marvel?