Ubisoft, gigante do setor de jogos, está implementando uma estratégia pouco comum para gerenciar contas de usuários que não apresentam atividade. A companhia está interrompendo de forma temporária contas que categoriza como “inativas”, restringindo, assim, o acesso dos jogadores às suas respectivas bibliotecas de jogos.
A empresa alerta os jogadores sobre a suspensão através de um e-mail. O conteúdo, conforme divulgado pelo usuário do Twitter @PC_enjoyer, inclui uma notificação de que a conta suspensa será permanentemente excluída em um prazo de 30 dias, a menos que o usuário clique no link “Cancelar Encerramento da Conta”.
Em resposta à reação dos usuários, a conta oficial de suporte da Ubisoft no Twitter declarou: “Você pode evitar o encerramento da conta fazendo login em sua conta dentro de 30 dias (desde o recebimento do e-mail) e selecionando o link Cancelar Encerramento da Conta contido no e-mail.” Eles também asseguram aos jogadores que poderão recuperar suas contas, caso tenham problemas com o login.
Uma nota adicional anexada ao tweet da Ubisoft esclarece que, de acordo com algumas leis de proteção de dados, como o GDPR, a empresa pode ser obrigada a fechar contas inativas se considerar que os dados não são mais necessários. Contudo, a Ubisoft assegurou que não encerra contas inativas por menos de quatro anos.