Após mais de duas décadas de evolução, os jogos de videogames estão se tornando cada vez mais realistas e detalhados, ainda mais com a transição dos gráficos 2D para os 3D.
Yuji Horii, criador da série Dragon Quest, comentou um desafio específico que essa evolução trouxe para os desenvolvedores de jogos: a representação dos protagonistas silenciosos.
Recentemente, Horii participou de um evento de diálogo sobre RPGs com Katsura Hashino, produtor de Metaphor: ReFantazio. Durante a conversa, Horii mencionou que, nos primeiros jogos de Dragon Quest, os gráficos eram 2D e menos detalhados. Isso permitia aos jogadores se projetarem nos protagonistas silenciosos, inserindo suas próprias emoções e reações nos personagens.
No entanto, Horii destacou que, com o avanço dos gráficos e o aumento do realismo, manter um protagonista que não reage explicitamente aos eventos pode parecer estranho e desconexo. Ele comentou que, “à medida que os gráficos dos jogos evoluem e se tornam mais realistas, se você cria um protagonista que apenas fica parado, ele vai parecer um idiota”.
Horii também mencionou a dificuldade em encontrar uma solução para esse problema. Reações claras do protagonista podem comprometer a imersão, dificultando a conexão dos jogadores com o personagem. “Esse será um desafio no futuro também”, concluiu Horii, enfatizando a complexidade de adaptar o estilo clássico de Dragon Quest aos novos padrões gráficos.