Robert Kirkman trabalha com várias versões de The Walking Dead em sua mente. Como criador da versão original, nos quadrinhos, ele tem que pensar no desenvolvimento desta história. E como produtor executivo da série de TV, ele tem que considerar essa adaptação também.
E com a iminência do lançamento da 5ª temporada, no dia 12 de Outubro, o site Entertainment Weekly perguntou a Kirkman se ele e o atual showrunner, Scott M. Gimple, já haviam começado a imaginar como seria o final da série de TV.
Kirkman levantou o ponto de que ao contrário de outras séries de TV que precisam criar constantemente novas histórias para se manterem, eles ainda possuem vasto material para adaptar. Afinal, os quadrinhos estão na edição 130, enquanto os acontecimentos da série são equivalentes à edição 60.
É mais uma questão de se teremos temporadas o suficiente para cobrir todos os quadrinhos na série. Acho que esse é o maior desafio para nós.
E por quanto tempo mais os quadrinhos se manterão, com cada edição apresentando mais ideias com potencial para ser adaptada para a TV? Kirkman não sabe ao certo quantas edições faltam para chegarmos ao fim de The Walking Dead, mas falou algo interessante: ele sabe exatamente como tudo terminará.
Eu sei para onde estou avançando com a história. Eu não sei exatamente em qual edição tudo se acabará, e ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas eu certamente sei o que estou montando.
Com uma resposta dessas, claro que a próxima pergunta seria se o autor já teria em mente qual seria a última página da última edição, assim como vários showrunners dizem saber exatamente como será a última cena das séries de TV que produzem. Kirkman responde:
Sim. Eu pensei nisso cerca de um ou dois anos atrás. Desde o início eu imaginei essas histórias bem abrangentes. Tipo, eles indo para a prisão, e então aconteceriam coisas e coisas. Nunca contabilizei quantas edições duraria, mas eu sempre me certifico de ter algo entre dois e dez anos de história traçada.
E cerca de um ano atrás eu finalmente defini exatamente como quero que tudo acabe. Então agora há duas estradas em minha mente. Uma trabalhando onde estarei bem futuramente e uma trabalhando já no final e fazendo o caminho contrário. E quando esses dois caminhos se encontrarem, saberei exatamente quanto tempo teremos de história. E estou me aproximando bem rapidamente deste ponto.
Ou seja, Kirkman já está trabalhando no final da história há pelo menos um ano. E as questões que ficam são: quando The Walking Dead vai acabar? Rick vai morrer? E o que mais poderia vir depois da Guerra Total?