Chegamos a mais uma mid-season finale de The Walking Dead. Assim como nos anos anteriores, a 5ª temporada dará uma pausa no 8º episódio devido o final de ano, retornando com mais 8 episódios inéditos em fevereiro de 2015.
E como todo final de metade de temporada, a espectativa é que haja mortes. Na 2ª temporada houve a descoberta da morte da Sophia, a 3ª temporada teve o ataque à Woodbury, com várias baixas, e a metade da 4ª temporada foi a queda da prisão.
Desta vez temos uma situação totalmente desconhecida, pois não existe o arco do Grady Memorial Hospital nos quadrinhos, nem os personagens relacionados. O destino de Dawn, Dr. Edwards e os outros policiais é uma incógnita, assim como Beth, Daryl e outros que são exclusivos da série de TV. E mesmo alguns personagens que foram adaptados, como a Carol, estão completamente diferentes. Logo, boa parte as previsões a seguir serão baseadas apenas nos fatos que vimos nos últimos episódios, além das dicas que elenco e produtores soltam em entrevistas.
O ataque
O 7º episódio mostrou o grupo de Rick e o recém-chegado Noah bolando e iniciando um contra-ataque. O hospital é bem protegido, há zumbis por toda a parte e o grupo de Dawn é bem instável. Carol está fora de ação, então se houver qualquer ataque interno provavelmente partirá de Beth.
O ataque à Terminus terminou sem baixas, mas foi exceção. Ataques a cercos geralmente resultam em mortes. Então quais seriam os personagens com mais chances de morrer?
Uma boa forma de começar essa lista é eliminando os que provavelmente não morrerão: Rick e Carl devem estar fora de risco. O “Greatm” (Glenn, Rosita, Eugene, Abraham, Tara e Maggie) idem, pois não devem participar do embate, assim como Michonne, Judith e Padre Gabriel, que ficaram na igreja, juntamente com Carl.
Quem vai morrer?
Excluindo os improváveis, quais personagens sobraram como potenciais mortes? Tyreese, Sasha, Daryl e Noah. Além, claro, de Beth, Carol e todo o grupo do hospital – Dawn, Dr. Edwards e os outros policiais. Vamos analisar cada um deles? Adaptado de ComicBook.com.
Beth Greene
Impossível não começar com ela. Beth esteve desaparecida por um bom tempo e fãs especularam sua morte em Terminus. A dura verdade é que sua morte não afetaria muito o desenvolvimento da série. Todos têm se virado sem ela por um bom tempo.
Um bom final para Beth seria em algum tipo de sacrifício heroico, no meio das negociações entre os grupos. E, quem sabe, morrer com um sorriso no rosto, como no momento da foto acima, em que ela é capturada, mas fica feliz em ver Noah escapando. Seria poético, considerando que uma das primeiras ações dela foi tentar se matar. Será que Beth vai morrer antes de reencontrar sua irmã?
Carol Peletier
Assim como Beth, Carol esteve isolada do grupo por um bom tempo. Mas Carol já se mostrou essencial ao grupo, principalmente quando salvou a todos em Terminus, além de ter ajudado a manter Judith a salvo. Outro ponto em comum é que ambas possuem um número expressivo de fãs, boa parte interessados em potenciais relacionamentos delas com Daryl, “Bethyl” e “Caryl”.
Ela também está no hospital, e em um péssimo estado. Aparentemente não a veremos andando neste episódio, e sequer sabemos da gravidade de seus ferimentos.
A morte de Carol também significaria uma perda de parte do elemento “durão” da série. Com Tyreese tendo bem menos momentos de destaque do que sua versão dos quadrinhos e Abraham ainda apenas na promessa, se Carol morrer poderá afetar Daryl, fazendo com que ele fique retraído, pelo menos no curto prazo. Seria a morte de dois “durões”. O que, por outro lado, daria mais destaque a Rick.
Contudo, como ela está incapacitada, sua morte teria bem menos impacto.
Daryl Dixon
Ok, sabemos que ele não vai morrer (quem ainda tem esperanças, desista). Mas sempre temos que analisar as possibilidades, afinal Robert Kirkman já disse que os fãs vão acabar matando o personagem.
Assim como Beth ele não existe nos quadrinhos (e nem essa versão atual da Carol), logo sua morte não afetaria o rumo da série, caso continue seguindo a obra original. Contudo, Daryl tem se mostrado essencial ao grupo e sempre esteve presente.
Noah
Sabemos muito pouco sobre Noah, logo sua morte não teria tanto impacto. Ele está interessado em ir para Virgínia, que é bem perto de Washington, além de ser o local da comunidade de Alexandria, o que pode significar uma sobrevida na série.
Além disso há aquela sensação de que Noah durará um pouco mais, pois tem o que oferecer. Por exemplo, o choque que ele terá ao sair do autoritário grupo de Dawn e fazer parte de uma equipe mais democrática, assim como o terror de enfrentar o mundo pós-apocalíptico na estrada.
Mas sempre há aquele padrão de história em que uma pessoa nova chega, tem um desenvolvimento básico e acaba morrendo rapidamente. Vide Axel, por exemplo. E, assim como Beth, ele poderia fazer algum tipo de sacrifício heroico.
Tyreese e/ou Sasha
Em um dos vídeos promocionais da mid-season finale, os dois irmãos estão dando um abraço. Seria uma despedida implícita? Talvez um dos dois morra neste episódio. Quem?
Tyreese é um personagem que infelizmente perdeu o “timing”. Nos quadrinhos ele brilhou na prisão e teve a morte de Hershel. Na série teve parcas situações de destaque. Sasha, por outro lado, aparenta muito com a Andrea dos quadrinhos. Com a morte de Tyreese, Sasha TV e Andrea HQ estariam ainda mais próximas, pois ambas teriam perdido um irmão (Amy e Tyreese) e um namorado (Dale e Bob). Só falta ela se mostrar uma boa atiradora.
Por outro lado, a atriz, Sonequa Martin-Green está grávida de oito meses. E as gravações da 5ª temporada terminaram recentemente. Se ela continuar viva, como conseguiu interpretar seu papel?
O grupo do hospital
Esses são os mais prováveis. Dawn, Dr. Edwards, os outros policiais e o restante do grupo do hospital. Há espaço para uma boa matança, digna de mid-season finale. Inclusive mortes causadas pelos zumbis!
Quais as suas expectativas para este episódio?